[SÉRIE C 2023] - Amazonas/AM vence CSA/AL e termina Primeira Fase em terceiro lugar

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Jadison Sampaio - Amazonas/AM
Manaus/AM - O Amazonas/AM venceu o CSA/AL por 1-0 na tarde deste sábado (25/08) e terminou a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C 2023, na terceira posição. O estreante Ítalo Moreira marcou o gol da partida, disputada no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, na capital amazonense.

Com o fim da Primeira Fase, os dois quadrangulares semifinais estão definidos. No Grupo C ficaram Volta Redonda/RJ, segundo colocado; Amazonas/AM, terceiro; Botafogo/PB, sexto; e Paysandu/PA, sétimo. O Grupo B terá as participações de Operário/PR (1º), Brusque/SC (4º), São José/RS (5º) e São Bernardo/SP (7º).

Além de Ítalo Moreira, que entrou no intervalo, o Amazonas/AM também promoveu a estreia do lateral-direito Patric, que iniciou como titular. E com menos de um minuto de bola rolando, Patric quase marcou: o lateral recebeu dentro da área, girou sobre o marcador e bateu de perna esquerda, para boa defesa de Dalberson, goleiro do CSA/AL.

O Amazonas/AM marcou aos 4 minutos, com Xavier. Mas o lance foi invalidado pelo assistente, que apontou impedimento do volante.

Em seguida, nova chegada do clube amazonense, com Rafael Tavares, que exigiu outra boa defesa de Dalberson, que mandou a escanteio após espalmar bola que tinha o endereço certo, no canto esquerdo.

Só dava Amazonas/AM e aos 10 minutos Léo Guerra arriscou de longe e Dalberson defendeu em dois tempos - largou e voltou a defender.

O domínio amazonense prosseguia e aos 15 minutos, após cruzamento de Léo Guerra, Patric ajeitou para Sassá, que não chegou a tempo para a conclusão.

Quatro minutos depois, Sassá arriscou, a bola explodiu na zaga e na sobra Léo Guerra quase marcou, mas a rede balançou pelo lado de fora.

Sob o forte calor de 37 graus Celsius, a equipe de arbitragem determinou tempo médico para reidratação, aos 23 minutos. No retorno, o CSA/AL melhorou e equilibrou as ações da partida.

Aos 31 minutos, Jô ganhou de Thiago Spice mas o goleiro Marcão saiu para abafar o lance, na hora da conclusão.

No minuto seguinte, em cobrança de escanteio de Ernandes, Almir Luan cabeceou livre, sem marcação, mas para fora, perdendo grande chance.

O Amazonas/AM voltou a assustar aos 36 minutos, em cobrança de falta de Diego Torres, por baixo da barreira, que Dalberson defendeu bem, mais uma vez evitando o gol adversário.

Mais uma providencial intervenção do goleiro do time alagoano ocorreu aos 39 minutos, em chute forte de fora da área de Xavier.

O primeiro tempo com mais uma defesa de Dalberson, aos 43 minutos, em outro chute forte de fora da área, agora de Diego Torres.
Para o segundo tempo, o Amazonas/AM voltou com uma alteração: a entrada do estreante Ítalo Moreira no lugar de PH.

O Amazonas/AM voltou com a mesma pegada e dominando a partida. Aos 2 minutos, Renan Castro fez jogada pela esquerda e cruzou para Sassá, mas a zaga adversária chegou antes e tirou o perigo.

As primeiras mudanças no CSA/AM ocorreram aos 11 minutos. Entraram Luis Felipe e Abner nos lugares de Yago Henrique e Ray Vanegas, respectivamente.

Rafael Tavares recebeu de Diego Torres, aos 16 minutos, e por pouco não marcou; a zaga do time alagoano salvou.

O auxiliar João Antônio, que foi o treinador interino em substituição a Rafael Lacerda, suspenso por expulsão, mexeu duas vezes aos 18 minutos. Sacou Diego Torres e Léo Guerra, este com caimbrãs, e colocou em campo, respectivamente, Ruan e Gustavo Ermel.

A parada médica do segundo tempo foi um pouco mais cedo, aos 21 minutos. No retorno, os dois únicos cartões amarelos aplicados na partida, para Robinho aos 25 e Jackson aos 31 minutos. Everton Silva entrou no lugar de Robinho, aos 32 minutos.

O gol da vitória do Amazonas/AM surgiu aos 36 minutos. Em cobrança de escanteio de Gustavo Ermel pelo lado direito ofensivo, Ítalo Moreira marcou, de cabeça.

Mais quatro substituições foram processadas. No CSA/AL, Ruan entrou no lugar de Arnaldo e Rhuan na vaga de Ernandes. No Amazonas/AM, Yuri Ferraz entrou no lugar de Patric e Vinícius Locatelli substituiu Rafael Lacerda.

Porém, nada de novo aconteceu até o final da partida. Com a vitória, o Amazonas/AM fechou a Primeira Fase em terceiro lugar e enfrentará Volta Redonda/RJ (2º colocado), Botafogo/PB (6º) e Paysandu/PA (7º) no Quadrangular Semifinal.

Serão dois Quadrangulares. No outro, estarão Operário/PR, Brusque/SC, São José/RS e São Bernardo/SP. Os dois melhores de cada Quadrangular garantem Acesso para a Segunda Divisão, a Série B de 2024. Os campeões dos Quadrangulares decidem o título da Série C 2023, dias 15 e 22 de outubro.

Ficha Técnica
Amazonas/AM 1-0 CSA/AL
Sábado, 26 de Agosto, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2023
19ª (e última) Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Rafael Martins Diaz/DF
Assistente 1: José Reinaldo Nascimento Júnior/DF
Assistente 2: Lucas Torquato Guerra/DF
4º Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Analista de Campo: Celso Mota Resende/AM
Gol: Ítalo Moreira 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Robinho 26 e Jackson 31 minutos do segundo tempo.

Amazonas/AM: Marcão; Patric (Yuri Ferraz 39/2º), Thiago Spice, Jackson e Renan Castro; PH (Ítalo Moreira, no intervalo), Xavier, Diego Torres (Ruan 18/2º) e Rafael Tavares (Vinícius Locatelli 40/2º); Léo Guerra (Gustavo Ermel 18/2º) e Sassá. Treinador: João Antônio (interino).
Suplentes: Édson Mardden, Iury Ferraz, Victor Sallinas, Jorge Jiménez, Júlio Rush, Ítalo Moreira, Gustavo Ermel, Foguinho, Luan Santos, Betinho, Ruan e Vinícius Locatelli.

CSA/AL: Dalberson; Arnaldo (Ruan 39/2º), Paulo César, Almir Luan e Ernandes (Rhuan 39/2º); Moisés Ribeiro, Marciel Silva, Yago Henrique (Luis Felipe 11/2º) e Jô; Ray Vanegas (Abner 11/2º) e Robinho (Everton Silva 32/2º). Treinador: Marcelo Cabo.
Suplentes: Alexandre Fintelman, Ruan, Everton Silva, Alex Trindade, Rhuan, Abner, Tito e Luís Felipe.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários