[SÉRIE D 2023] - Nacional/AM vence Bahia de Feira/BA por 3-2 mas é eliminado nas Oitavas de Final

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Normando - Agência Esportiva LB

Manaus/AM - O Nacional/AM foi eliminado pelo Bahia de Feira/BA do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D 2023.

A vitória por 3-2 no Jogo da Volta das Oitavas de Final, neste sábado (19/08), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, não foi suficiene para reverter a vantagem do clube baiano obtida no primeiro jogo. No placar agregado, o Bahia de Feira/BA avançou com 4-3.

A partida teve momentos tensos, tanto em campo como na arquibancada. O VAR (arbitragem auxiliar com imagens de vídeo) foi muito usado. E decidiu vários lances na partida.

Logo aos 2 minutos de bola rolando, o árbitro paraibano Afro Rocha de Carvalho Filho chamou atenção do goleiro Alan, do time baiano, por retardar a partida, a famosa cera.

O Leão da Vila Municipal teve a primeira chance aos 5 minutos. Wendel Nery avança pela esquerda, bateu cruzado e Alan espalmou. No rebote Hítalo mandou por cima.

O Bahia de Feira/BA teve um gol anulado aos 8 minutos, marcado pelo zagueiro Paulo Paraíba, mas em posição de impedimento.

O Tremendão voltou a marcar, aos 15 minutos, com tempero amazonense. Alex Cazumba, ex-lateral-esquerdo do Nacional/AM em 2016, cruzou da esquerda e o amazonense Ronan, de peixinho, estufou as redes azulinas. O gol foi confirmado apenas dois minutos depois, após análise do VAR.

A situação do Nacional/AM piorou aos 23 minutos. O árbitro aplicou cartão amarelo para o zagueiro Paulinho, por falta cometida em Ronan. Mas na revisão do VAR, o jogador nacionalino teve a punição trocada, para cartão vermelho direto. O preparador físico Leandro Almeida também foi expulso, por contestar a expulsão.

A decisão revoltou os jogadores do Nacional/AM, que partiram para cima do árbitro paraibano. A Polícia de Choque entrou em campo, para intervir e proteger a equipe de arbitragem. Fernando Gaúcho, Executivo de Futebol do Nacional/AM também entrou em campo, pedindo calma aos jogadores do clube amazonense.

Houve nova análise do VAR, mas a expulsão foi mantida. A partida ficou paralisada por seis minutos.
No retorno, João Carlos Cavalo fez a primeira alteração no time e trocou o meia Gabriel Davis pelo atacante Iury Tanque.

Seu xará João Carlos Ângelo fez duas alterações no Bahia de Feira/BA e tirou o autor do gol, Ronan, machucado, e o lateral-direito Marcel, trocando-os, respectivamente, por Reinaldo e Felipe Macena.

Aos 39 minutos, após cruzamento de Clayton Monteiro da direita, o time do Nacional/AM reclamou toque na mão de jogador do Bahia de Feira/BA.

Três minutos depois, em novo cruzamento de Clayton Monteiro, Ceará fica no chão e nova reclamação de pênalti. Desta vez, o lance foi para análise do VAR, que decidiu por lance normal.

No final do primeiro tempo, aos 45 minutos, Alan fez grande defesa, em chute forte de Matheus Sacramento, desviando para escanteio. Dois minutos depois levou cartão amarelo, por cera.

Na descida da equipe de arbitragem para o vestiário, no intervalo do jogo, torcedores do Nacional/AM protestaram e jogaram objetos. A PM, que protegia os árbitros, respondeu com spray de pimenta. Alguns torcedores foram atendidos pela equipe de enfermagem da ambulância presente no gramado.

O fato foi narrado na súmula da partida. "Informo que na descida para o vestiário no intervalo do jogo e ao retorno para o reinício da partida a torcida da equipe mandante arremessou líquidos não identificados na equipe de arbitragem, logo após o policiamento conteve o ato com spray de pimenta".

Cavalo fez mais três alterações na equipe nacionalina: João Victor entrou no lugar de Clayton Monteiro; Iago Barbosa na vaga de Wendel Nery; e Kiko substituiu Ceará.

No segundo tempo, o Nacional/AM investia em bolas cruzadas, para Matheus Sacramento e Iury Tanque.

Mas o empate surgiu pelo chão. Kiko avançou em velocidade pel esquerda, entrou na área, cruzou para trás e, da linha da pequena área, Iury Tanque tocou de primeira para marcar, aos 25 minutos

Nem deu tempo de comemorar. Aos 27 minutos Everton Kanela desceu pela direita e bateu cruzado, encobrindo Jonathan.
Matheus Sacramento sofreu falta na entrada da área aos 29 minutos e, na cobrança de Iury Tanque, a bola desviou em alguém na barreira e enganou Alan. Era o empate em 2-2. Na súmula, o gol foi anotado para Wilson Júnior, um dos jogadores nacionalinos que estava na barreira.

Everton Kanela foi expulso aos 31 minutos e com a igualdade no número de jogadores, aumentou a esperança da torcida nacionalina.

Iury Tanque foi parado com falta aos 34 minutos e na cobrança, no minuto seguinte, Hítalo jogou na área e Matheus Sacramento cabeceou com perigo, com a bola tocando a trave de Alan, que fez a defesa na sequência.

Aos 43 minutos, Kiko cruzou da esquerda, Alan rebate, Iury Tanque arremata e Alan espalma. Porém, através do VAR, foi verificada falta de Alexsandro em Matheus Sacramento no lance. Pênalti para o Nacional/AM.

Iury Tanque cobra e marca, já aos 49 minutos. O chute foi forte, no canto direito de Alan, que ainda tocou na bola, mas não evitou o terceiro gol do Nacional/AM.

O árbitro sinalizou 10 minutos de acréscimos, mas aos 51 o jogo ficou paralisado. Ítalo Moreira disputou bola no alto e caiu desacordado no gramado. Foi necessária novamente a ação da equipe de enfermagem e da ambulância do jogo. Em razão do atendimento, foi acrescentado mais 5 minutos aos acréscimos.

O Nacional/AM tentou, mas não conseguiu o quarto gol, que levaria a decisão da vaga para as cobrança de pênaltis. Fim de linha para o time amazonense. O Bahia de Feira/BA avançou para as Quartas de Final.

Ficha Técnica
Nacional/AM 3-2 Bahia de Feira/BA
Sábado, 19 de Agosto, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D 2023
Oitavas de Final - Jogo da Volta
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho/PB
Assistente 1: Luis Filipe Gonçalves Corrêa/PB
Assistente 2: Ruan Neres Souza de Queirós/PB
4º Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia/AM
Analista de Campo: Weden Cardoso Gomes/AM
Árbitro de vídeo: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira/AL
Assistente VAR: Alberto Poletto Masseira/SP
Observador de VAR: Adriano de Carvalho/TO
Gols: Ronan 15 minutos do primeiro tempo. Iury Tanque 25, Everton Kanela 27, Wilson Júnior 31 e Iury Tanque (pênalti) 49 minutos segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcel 19, Wendel Nery 32, Matheus Sacramento 35, Reinaldo 36 e Alan 46 minutos do primeiro tempo. Abuda 6, Kelsey 26 e Alexsandro 47 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Paulinho 23 e Leandro Almeida (preparador físico do Nacional) 24 minutos do primeiro tempo. Everton Kanela 31 minutos do segundo tempo. Todos foram expulsos com cartão vermelho direto.

Nacional/AM: Jonathan; Clayton Monteiro (João Victor, no intervalo), Davy Einstein, Daciel (Wilson Júnior 18/2º) e Wendel Nery (Iago Barbosa, no intervalo); Paulinho, Ítalo Moreira e Gabriel Davis (Iury Tanque 29/1º); Hítalo, Matheus Sacramento e Ceará (Kiko, no intervalo). Treinador: João Carlos Cavalo.
Suplentes: Jonathan Braz, João Victor, Alan Patrick, Iago Barbosa, Ícaro Alves, Thiaguinho, Kiko, Wilson Júnior, Iury Tanque e Érico Júnior.
Bahia de Feira/BA: Alan; Marcel (Felipe Macena 29/1º), Pedrão, Paulo Paraíba e Alex Cazumba; Wesley, Abuda (Alberte 26/2º), Knupp e Tony Galego (Evento Kanela 17/2º); Kelsey (Alexsandro 26/2º)e Ronan (Reinaldo 29/1º). Treinador: João Carlos Ângelo.
Suplentes: Milton, Janilson, Felipe Macena, Hebert, Roberto Baggio, Alberte, Everton Kanela, Alexsandro e Lucas Sibito.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários