De cara nova, Barezão 2025 é lançado oficialmente pela Federação Amazonense de Futebol

Da Diretoria de Comunicação da FAF
Federação Amazonense de Futebol
Foto: Laiza Balieiro

Manaus/AM - A FAF (Federação Amazonense de Futebol) lançou oficialmente, na noite desta quarta-feira (08/01), a 109ª Edição do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional Série A, o Barezão 2025.

O evento, realizado no salão Bossa Nova, na Arena Vivaldo Lima, marcou o início da contagem regressiva para a competição, que começa no dia 25 de janeiro, prometendo ser mais um marco na história do futebol do estado.

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, destacou o propósito da competição e garantiu que essa edição fará história. Ainda agradeceu aos clubes e os patrocinadores.

“Hoje lançamos o Campeonato Amazonense 2025, o Barezão, que tem um propósito: elevar o nível técnico do futebol. O Barezão é um campeonato que tem mais de 100 anos e grandes vencedores. E neste ano, teremos em campo, oito equipes muito qualificadas, que protagonizarão um grande campeonato”, declarou Rozenha.
.
“Tenho certeza que daremos início a mais uma história marcante do nosso futebol. Agradeço a todo empenho de cada clube e ao apoio dos nossos patrocinadores e do Governo do Amazonas”, completou.

O lançamento contou com a presença de autoridades, jornalistas esportivos e representantes dos 8 clubes participantes: Manaus FC/AM, Nacional/AM, Amazonas/AM, São Raimundo/AM, Manauara/AM, Princesa do Solimões/AM, Sete/AM e RPE Parintins/AM.

Na ocasião, foram apresentados o novo troféu e a nova identidade visual, além de detalhes da competição, como o formato de disputa, a tabela inicial e mudanças administrativas.

Além disso, o presidente da FAF apresentou um resumo dos avanços do futebol amazonense nos dois primeiros anos da gestão A Floresta É A Bola da Vez.

Assim como diversas iniciativas da Federação, a nova identidade visual e o troféu do Barezão valorizam a Floresta Amazônica e sua rica diversidade. A própria logo e a premiação trazem alusões à fauna e à flora da maior floresta tropical do mundo.

Rozenha fez questão de prestar homenagens a um dos maiores nomes da crônica esportiva amazonense, Arnaldo Santos, falecido no último dia 6, aos 86 anos. O dirigente pediu um minuto de silêncio e aplausos para o ícone inesquecível.

RODADA DE ABERTURA
A competição terá início com dois jogos no sábado, 25 de janeiro, e outros dois no domingo, dia 26.

O destaque da abertura será o duelo entre Manaus FC/AM e Nacional/AM, às 19 horas (de Manaus/AM), na Arena Vivaldo Lima, precedido por cerimônias especiais.

Antes disso, às 15 horas, em Presidente Figueiredo/AM, o Amazonas/AM enfrentará o Sete/AM, no Estádio Larissa Silva.

No domingo (26/01), as partidas seguem com São Raimundo/AM e RPE Parintins/AM, às 15h30min, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, e Princesa do Solimões/AM e Manauara/AM, às 16 horas, no Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, em Manacapuru/AM.

Neste ano, os clubes foram divididos em 2 grupos de 4 equipes cada, baseados no índice técnico. No Grupo A estão Manaus FC/AM, RPE Parintins/AM, Princesa do Solimões/AM e Sete/AM, enquanto o Grupo B reúne Amazonas/AM, Manauara/AM, São Raimundo/AM e Nacional/AM.

No Primeiro Turno, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B. No Segundo Turno, os confrontos s]ao entre equipes do mesmo Grupo.

Classificam-se os três melhores de cada Grupo por turno. Os líderes vão diretamente às Semifinais, enquanto os demais disputam playoffs.

Na Fase de playoffs, vantagem de empate e mando de campo para os melhores colocados.

Nas Semifinais e Finais, empates levam a decisão para a cobrança de pênaltis.

Caso um clube conquiste os dois turnos, será declarado campeão automaticamente. Se houver campões diferentes dos turnos, os dois clubes decidem o Campeonato Amazonense 2025.

A edição de 2025 traz mudanças importantes. A gestão de acessos aos estádios será compartilhada entre a FAF e os clubes, com ingressos a preços acessíveis: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).

Com a desistência e o rebaixamento automático do Iranduba/AM, o Barezão 2025 terá apenas uma equipe rebaixada à Série B de 2026.

Comentários