Aprovados em 3 carreiras do Concurso Nacional Unificado têm resultados finais homologados

Daniella Almeida
Foto: Paulo Pinto
Agência Brasil de Comunicação
www.agenciabrasil.ebc.gov.br
Brasília/DF - O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos homologou os resultados finais dos candidatos aprovados em 3 carreiras da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, após os respectivos cursos de formação.

As carreiras com resultado homologado: Analistas de Infraestrutura, Analistas de Tecnologia da Informação e Auditores-Fiscais do Trabalho.

O Ministério também autorizou as nomeações de 42 aprovados para o cargo de Analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a publicação de portaria no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (14/08).

A homologação de resultados finais das 3 carreiras do chamado Enem dos Concursos é a confirmação oficial de que todas as etapas do processo seletivo foram concluídas e validadas pela Administração Pública Federal.

O cargo de Analista de Infraestrutura envolve as áreas de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os profissionais dessa categoria atuam no planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de grande porte, em áreas como infraestrutura viária, hídrica, de saneamento, de energia, de produção mineral, de comunicações e de desenvolvimento regional e urbano.

Confira os nomes dos aprovados do Bloco 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharia) divulgados.

O Analista em Tecnologia da Informação atuará no em funções estratégicas de planejamento, supervisão, coordenação e controle dos recursos de tecnologia da informação na administração federal.

O edital também publicado, nesta quinta-feira (14/08), traz os nomes dos aprovados nesta carreira.


Siga o perfil do Blog do Teófilo no Facebook

Por fim, os aprovados na carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego serão responsáveis por fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista em todo o território nacional e promoverem um ambiente de trabalho seguro e justo.

A atuação inclui a inspeção de empresas, lavratura de autos de infração e aplicação de medidas corretivas.

Após a autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para nomeação de 42 aprovados para o cargo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços será responsável pelas próximas etapas de convocação e posse dos novos analistas de comércio exterior.

O Ministério da Gestão descreve que a carreira de Analista de Comércio Exterior, que exige Nível Superior, tem atribuições voltadas à gestão governamental, o que abrange a formulação, a implementação, o controle e a avaliação de políticas de comércio exterior do Brasil.

O objetivo é fazer com que o país participe mais ativamente do mercado global, seja exportando mais, atraindo investimentos estrangeiros ou firmando parcerias comerciais para impulsionar a economia brasileira.

O que deve refletir no aumento da produtividade, da competitividade, do emprego e da inovação nos setores produtivos.

Nesta página eletrônica estão disponíveis os resultados da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado divulgados até o momento, desde fevereiro deste ano.

Dados gerais dos perfis dos candidatos aprovados neste certame mostram que:
* 63% dos aprovados são homens e 37% são mulheres;
* 24,5% dos aprovados são pessoas negras; 2,29% são pessoas indígenas e 6,79% são pessoas com deficiência;
* 70% dos aprovados têm entre 25 e 40 anos;
* 76,8% foram aprovados em uma das 3 primeiras opções feitas dentro do bloco de concorrência.

Pela primeira vez, um Concurso Público contou com a participação efetiva de 970.037 candidatos que disputaram 6.640 vagas para trabalhar em 21 órgãos e entidades do Governo Federal.

Em agosto de 2024, as provas objetivas e discursivas do primeiro Concurso Nacional Unificado foram aplicadas em 228 cidades de todos os Estados, mais o Distrito Federal, em 3.647 locais, o que permitiu aos candidatos realizarem o exame próximo de suas residências.

Em 2025, a segunda edição oferecerá 3.652 vagas para 32 órgãos federais.

As provas serão aplicadas, igualmente, em 218 municípios de todo o país em 2 dias.

A primeira fase agendada para outubro e a segunda em dezembro.

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado registrou 761.528 inscrições confirmadas.

Siga o perfil do Blog do Teófilo no Facebook

Comentários