Da Assessoria
Foto: Divulgação
Manaus/AM - A TIM encerra o terceiro trimestre com avanços operacionais e financeiros relevantes. Dentre os indicadores, destaca-se o lucro líquido de R$ 1,2 bilhão, um salto de 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A trajetória consistente de evolução posiciona a companhia para alcançar marcos históricos: em Outubro, tornou-se a primeira operadora do Brasil a conectar 1.000 cidades com a sua rede 5G.
A receita líquida de serviços chegou a R$ 6,5 bilhões (+4,8% em relação ao ano anterior). O crescimento da companhia foi novamente impulsionado pela receita de serviços móveis, que avançou 5,2% no ano, totalizando R$ 6,2 bilhões, alavancada pelo forte desempenho do pós-pago.
O foco em migração de clientes para planos de mais alto valor ajudou na dinâmica do ARPU Móvel (Receita Média por Usuário), que cresceu 4,6% ao ano alcançando R$ 33,1 – o melhor resultado do mercado.
A eficiência na gestão de custos e a dinâmica da receita impulsionou o EBITDA para R$ 3,5 bilhões, um avanço de 7,2% no período.
A Margem EBITDA expandiu 1,3 ponto percentual, alcançando o patamar de 51,7%. Esta robusta performance, somada aos resultados dos trimestres anteriores, resultaram em um crescimento de 11,8% do Fluxo de Caixa Operacional nos primeiros 9 meses de 2025, confirmando a total solidez financeira da companhia.
“Os resultados do terceiro trimestre confirmam nossa sólida trajetória para atingir as metas de 2025. A contínua evolução no pós-pago, a grande modernização da rede em São Paulo e as parcerias estratégicas no B2B estão entre os marcos de um período de relevantes avanços” afirmn Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
“Nossa ambição e capacidade de execução nos conduzem a momentos históricos, como a recente ativação do 5G em 1.000 cidades brasileiras. E, em linha com os nossos valores, somos ainda a empresa de telecom mais diversa e inclusiva do mundo pelo quinto ano consecutivo. Crescemos com consistência e propósito, determinados a ser a operadora preferida dos brasileiros”, acrescenta Alberto Griselli.
MARCO HISTÓRICO NO 5G
A TIM acaba de se tornar a primeira operadora do Brasil a atingir a marca de 1.000 cidades com sua rede 5G.
A cobertura inclui 100% dos bairros das 27 capitais e de outros 43 municípios, e já alcança cerca de 75% da população urbana nacional (mais de 120 milhões de pessoas).
A marca antecipa em quase 2 anos as metas da Anatel, ao já conectar as cidades acima de 100 mil habitantes.
A rede opera ainda de forma mais otimizada – o custo por gigabyte trafegado no 5G é um terço do valor registrado no 4G – e com maior capacidade, menor consumo de energia e melhor aproveitamento de recursos.
O pós-pago segue como o principal motor de crescimento da companhia, refletindo o sucesso da estratégia de rentabilização da base com novos serviços digitais e migração para planos de maior valor.
No trimestre, a receita do segmento cresceu 10,9% A/A, chegando a R$ 4,2 bilhões. A base, excluindo acessos M2M, alcançou 25,4 milhões de linhas, enquanto o ARPU avançou 4,3% ano contra ano, atingindo R$ 55,5 milhões.
Para acelerar ainda mais essa trajetória, a TIM focará em descontos muito vantajosos em smartphones e outros devices nos planos de maior valor em uma das datas mais relevantes do varejo.
A Black Friday Indecente traz uma nova abordagem de comunicação – reforçando o digital com campanha estrelada por Cauã Reymond e as embaixadoras IZA e Ivete Sangalo – e ofertas como iPhone 16e 256GB por R$ 1.999 no TIM Black Família com Apple One.
A TIM avançou em sua frente de monetização de dados, em linha com a estratégia de diversificação das receitas.
No terceiro trimestre, o TIM Ads – plataforma de publicidade digital da operadora – registrou um crescimento de 10,4% na receita.
De Janeiro a Setembro deste ano, foram veiculadas mais de 1.000 campanhas de 270 anunciantes, volume que representa mais que o dobro da média mensal do mesmo período de 2024.
A frente TIM IoT Solutions, criada para viabilizar a transformação digital de importantes setores da economia, alcançou R$ 435 milhões em receita contratada desde o primeiro trimestre de 2024.
No terceiro trimestre deste ano, a operadora chegou a 23,5 milhões de hectares cobertos com 4G e mais de 397 mil pontos de iluminação inteligente instalados, consolidando seu protagonismo no agronegócio e na evolução de cidades inteligentes.
Na frente de logística, já são 7.622 quilômetros de estradas conectadas.
O destaque do período foi o contrato com a Rota Verde Goiás (BR-060 e BR-452), que implementa a cobertura 4G em 426 quilômetros de percurso, levando conectividade para comunidades no entorno e viabilizando soluções de segurança viária mais eficientes.
A companhia também fechou uma parceria com a BWS IoT para conectar 400 mil dispositivos de rastreamento com 4G nos próximos 3 anos e expectativa de ampliação para mais de 1 milhão de SIMCards.
TIM LEVA 5G À MINERAÇÃO
O setor de mineração é um dos focos da estratégia B2B da TIM. A conectividade promove mais segurança e eficiência, aprimora o monitoramento e potencializa a qualidade.
A operadora já tem 8 grandes clientes em mineração e acaba de assinar um acordo com a Vale para implantação da tecnologia 5G em suas operações no Brasil.
O objetivo da Vale é usar o 5G para conectar dispositivos e soluções que demandam maior capacidade de rede e conexões velozes, complementando a atual rede 4G já implantada que digitaliza caminhões, perfuratrizes e outros dispositivos, valorizando a segurança e produtividade das operações de uma das maiores mineradoras globais.
A TIM segue potencializando a experiência do cliente com canais de relacionamento mais modernos e convenientes.
O aplicativo MEU TIM, reformulado no início do ano, já alcançou a marca de 17,7 milhões de usuários únicos.
Mais de 96% das pessoas que acessam a plataforma resolvem suas demandas na primeira interação.
O app vem também se consolidando em vendas: respondeu por 53% do share de e-commerce da operadora em Setembro.
A recente integração com Apple Pay e Google Pay facilita ainda mais a inserção de créditos ao simplificar a jornada do consumidor e, assim, estimular a recarga recorrente.
Outro destaque em engajamento é o TIM Mais, programa de relacionamento exclusivo para clientes pós-pago e controle.
A plataforma de benefícios conta com 2 milhões de usuários ativos mensais e já distribuiu mais de 20 mil gift cards da Uber e 120 mil ingressos de cinema.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
A TIM é a única empresa do Brasil e a única do setor de telecomunicações no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025.
O índice é desenvolvido pelo LSEG (London Stock Exchange Group) e avalia o desempenho de mais de 15 mil companhias em práticas de diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e impacto social.
Esse é o 5º ano seguido da TIM na liderança entre as organizações brasileiras e de telecomunicações no mundo, ratificando seu compromisso com uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e Inclusão, promovendo oportunidades para todas as pessoas.
A operadora se destaca em equidade de gênero na liderança – com 30% de mulheres no Conselho de Administração, 50% na Diretoria Estatuária e 37% nas posições de liderança em geral – e em programas de aceleração de carreira para pessoas negras.
É ainda uma das melhores para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil recebendo o Selo Equidade BR, atua para ampliar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e promove a sinergia entre diferentes gerações no ambiente corporativo.
FONTE RENOVÁVEIS
A TIM acelerou suas ações de logística reversa ao firmar uma parceria com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).
Além de manter urnas de coleta de resíduos eletroeletrônicos em suas lojas, revendas e prédios administrativos, a operadora passou a apoiar e participar ativamente de campanhas de arrecadação e educação ambiental em cidades como Belém/PA e Presidente Prudente/SP.
Com isso, até o fim desse terceiro trimestre, conseguiu coletar 63 toneladas de materiais descartados.
Ainda no pilar ambiental, a TIM consolida seu protagonismo em geração distribuída de energia, já produzindo 65% do que consome em 139 usinas de fontes renováveis, com predominância de plantas solares.
LEIA TAMBÉM - TIM terá mais de 130 usinas de fontes renováveis abastecendo suas operações até o fim do ano
O projeto abastece mais de 17 mil antenas em todo o Brasil. A empresa opera com 100% de energia renovável desde 2021, complementando a produção das usinas com aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável (I-RECs).
Foto: Divulgação
Manaus/AM - A TIM encerra o terceiro trimestre com avanços operacionais e financeiros relevantes. Dentre os indicadores, destaca-se o lucro líquido de R$ 1,2 bilhão, um salto de 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A trajetória consistente de evolução posiciona a companhia para alcançar marcos históricos: em Outubro, tornou-se a primeira operadora do Brasil a conectar 1.000 cidades com a sua rede 5G.
A receita líquida de serviços chegou a R$ 6,5 bilhões (+4,8% em relação ao ano anterior). O crescimento da companhia foi novamente impulsionado pela receita de serviços móveis, que avançou 5,2% no ano, totalizando R$ 6,2 bilhões, alavancada pelo forte desempenho do pós-pago.
O foco em migração de clientes para planos de mais alto valor ajudou na dinâmica do ARPU Móvel (Receita Média por Usuário), que cresceu 4,6% ao ano alcançando R$ 33,1 – o melhor resultado do mercado.
A eficiência na gestão de custos e a dinâmica da receita impulsionou o EBITDA para R$ 3,5 bilhões, um avanço de 7,2% no período.
A Margem EBITDA expandiu 1,3 ponto percentual, alcançando o patamar de 51,7%. Esta robusta performance, somada aos resultados dos trimestres anteriores, resultaram em um crescimento de 11,8% do Fluxo de Caixa Operacional nos primeiros 9 meses de 2025, confirmando a total solidez financeira da companhia.
“Os resultados do terceiro trimestre confirmam nossa sólida trajetória para atingir as metas de 2025. A contínua evolução no pós-pago, a grande modernização da rede em São Paulo e as parcerias estratégicas no B2B estão entre os marcos de um período de relevantes avanços” afirmn Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
“Nossa ambição e capacidade de execução nos conduzem a momentos históricos, como a recente ativação do 5G em 1.000 cidades brasileiras. E, em linha com os nossos valores, somos ainda a empresa de telecom mais diversa e inclusiva do mundo pelo quinto ano consecutivo. Crescemos com consistência e propósito, determinados a ser a operadora preferida dos brasileiros”, acrescenta Alberto Griselli.
MARCO HISTÓRICO NO 5G
A TIM acaba de se tornar a primeira operadora do Brasil a atingir a marca de 1.000 cidades com sua rede 5G.
A cobertura inclui 100% dos bairros das 27 capitais e de outros 43 municípios, e já alcança cerca de 75% da população urbana nacional (mais de 120 milhões de pessoas).
A marca antecipa em quase 2 anos as metas da Anatel, ao já conectar as cidades acima de 100 mil habitantes.
A rede opera ainda de forma mais otimizada – o custo por gigabyte trafegado no 5G é um terço do valor registrado no 4G – e com maior capacidade, menor consumo de energia e melhor aproveitamento de recursos.
O pós-pago segue como o principal motor de crescimento da companhia, refletindo o sucesso da estratégia de rentabilização da base com novos serviços digitais e migração para planos de maior valor.
No trimestre, a receita do segmento cresceu 10,9% A/A, chegando a R$ 4,2 bilhões. A base, excluindo acessos M2M, alcançou 25,4 milhões de linhas, enquanto o ARPU avançou 4,3% ano contra ano, atingindo R$ 55,5 milhões.
Para acelerar ainda mais essa trajetória, a TIM focará em descontos muito vantajosos em smartphones e outros devices nos planos de maior valor em uma das datas mais relevantes do varejo.
A Black Friday Indecente traz uma nova abordagem de comunicação – reforçando o digital com campanha estrelada por Cauã Reymond e as embaixadoras IZA e Ivete Sangalo – e ofertas como iPhone 16e 256GB por R$ 1.999 no TIM Black Família com Apple One.
A TIM avançou em sua frente de monetização de dados, em linha com a estratégia de diversificação das receitas.
No terceiro trimestre, o TIM Ads – plataforma de publicidade digital da operadora – registrou um crescimento de 10,4% na receita.
De Janeiro a Setembro deste ano, foram veiculadas mais de 1.000 campanhas de 270 anunciantes, volume que representa mais que o dobro da média mensal do mesmo período de 2024.
A frente TIM IoT Solutions, criada para viabilizar a transformação digital de importantes setores da economia, alcançou R$ 435 milhões em receita contratada desde o primeiro trimestre de 2024.
No terceiro trimestre deste ano, a operadora chegou a 23,5 milhões de hectares cobertos com 4G e mais de 397 mil pontos de iluminação inteligente instalados, consolidando seu protagonismo no agronegócio e na evolução de cidades inteligentes.
Na frente de logística, já são 7.622 quilômetros de estradas conectadas.
O destaque do período foi o contrato com a Rota Verde Goiás (BR-060 e BR-452), que implementa a cobertura 4G em 426 quilômetros de percurso, levando conectividade para comunidades no entorno e viabilizando soluções de segurança viária mais eficientes.
A companhia também fechou uma parceria com a BWS IoT para conectar 400 mil dispositivos de rastreamento com 4G nos próximos 3 anos e expectativa de ampliação para mais de 1 milhão de SIMCards.
TIM LEVA 5G À MINERAÇÃO
O setor de mineração é um dos focos da estratégia B2B da TIM. A conectividade promove mais segurança e eficiência, aprimora o monitoramento e potencializa a qualidade.
A operadora já tem 8 grandes clientes em mineração e acaba de assinar um acordo com a Vale para implantação da tecnologia 5G em suas operações no Brasil.
O objetivo da Vale é usar o 5G para conectar dispositivos e soluções que demandam maior capacidade de rede e conexões velozes, complementando a atual rede 4G já implantada que digitaliza caminhões, perfuratrizes e outros dispositivos, valorizando a segurança e produtividade das operações de uma das maiores mineradoras globais.
A TIM segue potencializando a experiência do cliente com canais de relacionamento mais modernos e convenientes.
O aplicativo MEU TIM, reformulado no início do ano, já alcançou a marca de 17,7 milhões de usuários únicos.
Mais de 96% das pessoas que acessam a plataforma resolvem suas demandas na primeira interação.
O app vem também se consolidando em vendas: respondeu por 53% do share de e-commerce da operadora em Setembro.
A recente integração com Apple Pay e Google Pay facilita ainda mais a inserção de créditos ao simplificar a jornada do consumidor e, assim, estimular a recarga recorrente.
Outro destaque em engajamento é o TIM Mais, programa de relacionamento exclusivo para clientes pós-pago e controle.
A plataforma de benefícios conta com 2 milhões de usuários ativos mensais e já distribuiu mais de 20 mil gift cards da Uber e 120 mil ingressos de cinema.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
A TIM é a única empresa do Brasil e a única do setor de telecomunicações no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025.
O índice é desenvolvido pelo LSEG (London Stock Exchange Group) e avalia o desempenho de mais de 15 mil companhias em práticas de diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e impacto social.
Esse é o 5º ano seguido da TIM na liderança entre as organizações brasileiras e de telecomunicações no mundo, ratificando seu compromisso com uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e Inclusão, promovendo oportunidades para todas as pessoas.
A operadora se destaca em equidade de gênero na liderança – com 30% de mulheres no Conselho de Administração, 50% na Diretoria Estatuária e 37% nas posições de liderança em geral – e em programas de aceleração de carreira para pessoas negras.
É ainda uma das melhores para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil recebendo o Selo Equidade BR, atua para ampliar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e promove a sinergia entre diferentes gerações no ambiente corporativo.
FONTE RENOVÁVEIS
A TIM acelerou suas ações de logística reversa ao firmar uma parceria com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).
Além de manter urnas de coleta de resíduos eletroeletrônicos em suas lojas, revendas e prédios administrativos, a operadora passou a apoiar e participar ativamente de campanhas de arrecadação e educação ambiental em cidades como Belém/PA e Presidente Prudente/SP.
Com isso, até o fim desse terceiro trimestre, conseguiu coletar 63 toneladas de materiais descartados.
Ainda no pilar ambiental, a TIM consolida seu protagonismo em geração distribuída de energia, já produzindo 65% do que consome em 139 usinas de fontes renováveis, com predominância de plantas solares.
LEIA TAMBÉM - TIM terá mais de 130 usinas de fontes renováveis abastecendo suas operações até o fim do ano
O projeto abastece mais de 17 mil antenas em todo o Brasil. A empresa opera com 100% de energia renovável desde 2021, complementando a produção das usinas com aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável (I-RECs).

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