Pela primeira vez, árbitra do quadro da Federação Amazonense apitará partida do Brasileirão Feminino A1

Da Diretoria de Comunicação da FAF
Foto: Arquivo Pessoal de Adriana Costa Faroas
Manaus/AM - A arbitragem amazonense segue fazendo história.

A árbitra Adriana Costa Farias, do quadro da FAF (Federação Amazonense de Futebol, será a central do confronto entre Ferroviária/SP e Botafogo/RJ, pela 2ª Rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1.

O confronto entre paulistas e cariocas está marcado para o dia 21 de Fevereiro, às 18 horas (de Brasília/DF), em Araraquara/SP.

Essa será a primeira vez que uma profissional do quadro da FAF apitará um jogo da elite nacional do Futebol Feminino.

A árbitra não escondeu a emoção e agradeceu à diretoria da FAF pela valorização dos profissionais da arbitragem.

“Receber essa escala é a realização de um sonho realizado com muito trabalho e preparação. Representar o Amazonas em uma partida do Brasileirão Feminino A1 é uma grande responsabilidade e também um motivo de orgulho. Sou grata pelo apoio da FAF juntamente com a Comissão de Arbitragem, que acreditaram no meu potencial e contribuíram para minha evolução. Entro em campo representando não só a mim, mas toda a arbitragem amazonense”, declarou.

O presidente da entidade máxima do Futebol Amazonense, Ednailson Rozenha, parabenizou a central e exaltou a força das mulheres na arbitragem.

“Adriana é uma profissional preparada, dedicada e merece esse momento. Essa escala representa o reconhecimento do trabalho sério que ela vem realizando, assim também como mostra que o Amazonas está cada vez mais presente nos grandes cenários da arbitragem nacional”, disse Rozenha.

“Seguiremos investindo na formação e no fortalecimento da arbitragem, especialmente na valorização das mulheres, para que mais profissionais alcancem esse nível”, garantiu o mandatário.

Desde a chegada de Rodrigo Novaes na presidência da CEAF/AM, a arbitragem amazonense recebeu mais oportunidades em grandes partidas do cenário nacional.

A escala de Adriana é fruto também do trabalho junto à CBF na valorização dos profissionais do quadro amazonense.

“Adriana Farias construiu esse momento com muito esforço, disciplina e comprometimento. Acompanhamos de perto sua evolução, sabemos da sua capacidade. Essa oportunidade é merecida e também reforça que o trabalho de qualificação da arbitragem amazonense está no caminho certo”, afirmou Novaes.

“Nosso objetivo é continuar preparando profissionais para atuar nos mais altos níveis do futebol brasileiro e não mediremos esforços para que isso aconteça”, acrescentou.

CARREIRA
Natural de Porto Velho/RO, Adriana sempre foi apaixonada por futebol e jogava bola desde a infância.

Formada em Educação Física, ele se interessou pela arbitragem, após um convite do também árbitro, Raimundo Chagas.

Em 2015, iniciou como Assistente. Após 5 anos de carreira, ela foi indicada, fez os testes e passou a integrar o quadro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

No currículo, ela tem 36 partidas como assistente CBF. Em 2024, fez os testes físicos e teóricos para ser árbitra central, foi aprovada e, desde então, acumula 23 jogos da CBF na função, entre competições como Brasileirão Feminino A2, A3 e Copa do Brasil Feminina, além dos jogos FAF.

Confira a escala de estreia de Adriana Costa Farias
Ferroviária/SP - Botafogo/RJ
Sábado (21/02), às 18 horas (de Brasília/DF), na Fonte Luminosa, em Araraquara/SP.
Árbitra: Adriana Costa Farias (CBF/AM) Assistente 1: Marcelo de Almeida Silva (CBF/SP)
Assistente 2: Maria Eduarda Silva Pires (CBF/SP)
Quarta Árbitra: Talita Ximenes de Freitas (CBF/SP)
Analista: Gustavo Cesar Pedrozo (CBF/SP)

Siga o perfil do Blog do Teófilo no Facebook

Comentários