O Campeonato Amazonense de futebol tem um novo líder, até amanhã à tarde. o Fast Clube/Ulbra venceu o CDC Manicoré por 3x1 na tarde desta 4ª feira, na abertura da 6ª Rodada da 1ª Fase e assumiu a liderança provisória da competição. Mas o posto será repassado na tarde desta 5ª Feira quando Sul América e Nacional jogam na Colina, completando a rodada. Obrigatoriamente um dos dois times tomará a liderança fastiana, qualquer que seja o resultado.
Na partida desta 4ª feira o Fast Clube/Ulbra deve boa parte da vitória ao goleiro Leandro Silveira, que defendeu um pênalti, cometido por ele mesmo, no início da partida quando o placar ainda 0x0, e fez pelo menos outras duas difíceis e arrojadas defesas. Outra parcela deve ser creditada à dupla de ataque Pimenta e Marinélson, autores dos gols e responsáveis por jogadas que infernizaram os zagueiros manicoreenses.
O CDC Manicoré começou melhor a partida, com o sistema defensivo do Fast Clube/Ulbra batendo cabeça e deixando muitos buracos na marcação. Aos 3 minutos Joiner roubou a bola na intermediária, avançou, driblou Leandro Silveira e conseguiu chutar para fora, desperdiçando grande chance. Aos 7 minutos Sassá deixou de concluir a jogada para se jogar na área pedindo pênalti, inexistente.
O time visitante chegava fácil ao gol do Fast Clube/Ulbra, pois jogada com Evandro Gaúcho avançado, como um terceiro atacante, chegando sempre junto de Márcio e Joiner, contra um esquema 4-4-2, do Fast Clube/Ulbra, sobrecarregando He Man e Fábio Gomes, que não davam conta das investidas.
Mesmo assim, o Fast Clube/Ulbra começou a equilibrar o jogo aos 8 minutos, quando Fernando cruzou da esquerda, mas muito forte, com a bola passando como um raio por Maranhão. No lance seguinte Weverton tabelou na intermediária com Marinélson e arriscou, com estilo, com a bola passando raspando o travessão. Aos 11 minutos novo cruzamento de Fernando pela esquerda, que Marinélson cabeceou livre, mas para fora.
Aos 12 minutos Evandro Gaúcho invadiu a área e foi derrubado por Leandro Silveira, em pênalti incontestável. Joiner cobrou e o goleiro se redimiu, espalmando para escanteio. Na cobrança do escanteio nova falha do sistema defensivo fastiano e por pouco Jander não abriu o marcador, batendo com perigo, à esquerda do gol.
O alívio fastiano começou aos 20 minutos. Kitó bateu escanteio pelo lado esquerdo do ataque e Marinélson cabeceou, com a bola batendo no travessão antes de entrar. Aos 22 minutos quase Pimenta ampliou. Novo perigo para a meta de Édson aos 30 minutos, quando Fábio Gomes bateu falta com perigo, com muito efeito, à direita da meta.
Leandro Silveira voltou a brilhar aos 36 minutos, quando Preto cabeceou para o chão após cruzamento da esquerda, a bola quicou e subiu e o goleiro fez espetacular defesa a escanteio, na ponta dos dedos, evitando o empate. Aos 38 minutos Marinélson puxou contra-ataque e lançou Fernando livre na esquerda, que inverteu para Kitó, também livre, dentro da área. A bola chegou quicando nos buracos do irregular gramado da Colina e Kitó perdeu tempo ajeitando para o chute, permitindo que o adversário chegasse prensando a escanteio.
Para o segundo tempo o Fast Clube/Ulbra voltou com Juscier no lugar de Fernando. E aos 2 minutos Juscier tocou para Marinélson, que deixou de calcanhar para Peu driblar Jander e bater sem direção, para o corte da zaga. Porém, no rebote, Pimenta quase amplia, chutando com perigo. Aos 7 minutos Peu roubou no meio de campo e tocou para Marinélson que cruzou para Pimenta perder, cara a cara com Édson.
Aos 8 minutos o CDC Manicoré perdeu Leo, que teve que ser substituído após entrada dura de Fábio Gomes. O segundo gol surgiu aos 20 minutos, quando Marinélson avançou pela esquerda, ganhou de Jander e bateu cruzado. Édson largou nos pés de Pimenta, que bateu de chapa para novo rebote do goleiro que desta vez Pimenta não desperdiçou, marcando de bico de chuteira.
Aos 22 minutos Leandro Silveira fez outra defesa espetacular, em cabeçada de Joiner após cruzamento da esquerda. O goleiro fastiano foi buscar no último andar, de mão trocada, mandando a escanteio. Aos 24 minutos, depois de uma invertida total de bola, Juscier cruzou na cabeça de Marinélson, que desperdiçou, concluindo em cima de Édson.
Pimenta perdeu novamente cara a cara aos 25 minutos, quando cabeceou no pé da trave, mesmo livre de marcação depois de cruzamento da direita. O Fast Clube/Ulbra melhorou o rendimento no meio de campo, após a entrada de Rodrigo Maués no lugar de Weverton. Aos 31 minutos Souza inverteu longamente, da direita para a esquerda, onde Rodrigo Maués dominou, se livrou de dois adversários ajeitou para a perna esquerda e meteu no ângulo superior direito de Édson, que foi quem fez a defesa espetacular dessa vez.
Aos 33 minutos Rodrigo Maués começou a jogada no meio de campo, tabelou com Marinélson e quase marcou, com Édson mandando a escanteio. Na cobrança curta, Marinélson recebeu e centrou na área, para Kitó bater de primeira e a bola quase passar por debaixo do corpo do goleiro Édson, que se recuperou a tempo, fazendo a defesa.
Pressionando, o Fast Clube/Ulbra chegou ao 3º gol aos 36 minutos, em contra-ataque rápido puxado por Pimenta pela direita, que cruzou para Marinélson na área bater deslocando Édson. O gol de honra do CDC Manicoré surgiu de um pênalti, cometido por Kitó aos 39 minutos, quando interceptou com a mão, na barreira de uma cobrança de falta, uma bola centrada na área.
O CDC Manicoré mudou de batedor, trocando Joiner por Oziel, que ano passado foi o artilheiro do time no Estadual com 6 gols de bola parada - 5 de pênalti e 1 de falta. E Oziel mostrou como se faz, deslocando Leandro Silveira, que escolheu o canto direito com a bola indo morrer no fundo das redes, do lado esquerdo do gol.
O Fast Clube/Ulbra perdeu a chance de ampliar aos 44 minutos, quando Marinélson desceu pela direita e cruzou para a área, onde Rodrigo Maués, sozinho, chegou batendo de chapa, mas muito descalibrado, para fora.
Ficha Técnica:
Fast Clube/Ulbra 3x1 CDC Manicoré
6ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Quarta Feira, 17 de março de 2010, 15h30min
Estádio Ismael Benigno (Colina)
Árbitro: Francisco da Conceição Cruz
Auxiliar 1: Juscinei Gomes Melo
Auxiliar 2: Raimunda Ângela Lopes Cerdeira
4º Árbitro: Carlos Augusto Santos de Souza
Delegado: Valderi Carneiro
Renda: R$ 505,00
Público pagante: 67
Cartões Amarelos: Weverton 19 e Oziel 45 minutos do 1º tempo. Fábio Gomes 8, Marconi 11, Marinélson 13, Juscier 19, Evandro Gaúcho 21, Oscar 34, Kitó 39 e Del 48 minutos do 2º tempo.
Gols: Marinélson 20 minutos do 1º tempo. Pimenta 20, Marinélson 36 e Oziel (pênalti) 40 minutos do 2º tempo.
Fast Clube/Ulbra: (1) Leandro Silveira; (2) Kitó, (3) He Man, (6) Fábio Gomes e (4) Fernando (13 - Juscier no intervalo); (5) Márcio Parintins, (8) Weverton (16 - Rodrigo Maués 27/2º), (10) Peu e (11) Maranhão (15 - Souza 37/1º); (7) Marinélson e (9) Pimenta. Técnico: Aderbal Lana.
Suplentes: (12) Caio, (13) Juscier, (14) Macedinho, (15) Souza, (16) Rodrigo Maués e (17) Micael.
CDC Manicoré: (1) Édson; (2) Leo (13 - Oscar 12/2º), (3) Oziel, (4) Jander e (6) Manuel; (5) Preto, (7) Marconi (14 - Del 18/2º), (8) Evandro Gaúcho e (10) Sassá; (9) Márcio (15 - Silvestre 10/2º) e (11) Joiner. Técnico: Paulo Goiano.
Suplentes: (12) Toca, (13) Oscar, (14) Del e (15) Silvestre.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Olá Teofilo,
ResponderExcluirUma dúvida: esse Márcio do CDC é o mesmo Márcio Ribeiro do Rio Negro entre outros?
Valeu!
Paulo Gomes
Saudações nacionalinas!
Pois é, Márcio. Eu estava tratando ele em outras matérias como Márcio Ribeiro. Mas não é. Ele é o Márcio Baiano, que se não me engano (depois eu confirmo) jogou no Sul América no ano passado.
ResponderExcluirCom cordiais
Saudações Fastianas!