[AMAZONAS - FUTEBOL] - Fast Clube/Ulbra recebe Taça da 1ª Fase e empata com São Raimundo

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Era para ser uma festa, mas faltou avisar ao São Raimundo. Antes da partida o Fast Clube/Ulbra recebe o troféu de Campeão da 1ª Fase das mãos do presidente da Federação Amazonense de Futebol, Dissica Valério Thomáz. Em campo começou até melhor, mas no final o empate acabou sendo bom para o São Raimundo, dominado no primeiro tempo e que com o resultado saiu da Zona de Rebaixamente e bom para o Fast Clube/Ulbra, dominado no segundo tempo e que esteve próximo, muito próximo de ser derrotado.
O primeiro lance de perigo ocorreu com um minuto de jogo, quando Marinélson bateu falta com perigo e André espalmou para escanteio. Aos 4 minutos Marinélson tocou para Weverton que clareou o lance se livrando de Anderson Palheta mas bateu muito mal, isolando.
O primeiro chute a gol do São Raimundo foi aos 5 minutos, com Catatau tabelando com Juninho mas concluindo mal, sem direção, para fora.
Aos 11 minutos Marinélson partiu do meio de campo e bateu de perna esquerda, prensado com Flávio. No rebote ele tentou de novo, agora de direita e André defendeu, no canto direito, evitando o primeiro gol do Fast Clube/Ulbra. Aos 13 minutos Peu lançou milimetricamente para Claison, que demorou a dominar e permitiu a recuperação de Donizete e Flávio, que acabou tocando com a mão na bola, sem que o juiz, encoberto, visse o lance.
A pressão surtiu efeito e aos 16 minutos o Tricolor abriu o marcador. Marinélson lançou Fernando na esquerda, que cruzou para a cabeçada certeira de Claison, quase se ajoelhando, tamanha a facilidade de (falta de) marcação encontrada.
Com o resultado adverso, Luis Carlos Winck mexeu prontamente no time, aos 19 minutos, tirando o improvisado ala-esquerda Juninho (meia de origem) e colocando em seu lugar Carlinhos, lateral de ofício. Logo depois, aos 21 minutos, a decisão da arbitragem de parar o jogo para a reidratação dos jogadores (tempo técnico) causou descontentamento no técnico Winck. "Nem está muito quente", protestou, sem razão, visto que a temperatura era elevadíssima.
O primeiro lance de perigo após retorno só ocorreu aos 27 minutos quando Peu fez mais um bom lançamento, agora para Marinélson. O goleiro André titubeou na saída de bola, mas mesmo assim ainda conseguiu chegar antes do atacante fastiano e cortar o lance de perigo.
Aos 29 minutos Kitó cruzou bem após boa jogada de Claison e Ronimar tirou o perigo de cabeça, jogando a escanteio. Na cobrança razante de Marinélson, a bola passou na linha do gol, com André e Ronimar torcendo para não aparecer nenhum jogador fastiano para tocar a bola para o fundo das redes, o que acabou acontecendo de fato.
Aos 32 minutos Vinícius recebeu em boas condições mas bateu fraco, no meio do gol, facilitando a defesa de Leandro Silveira. Aos 34 minutos, em jogada infantil, Kitó cometeu pênalti no grandalhão Washington, ao empurrá-lo sem necessidade dentro da área. Um minuton depois Ronimar cobrou e marcou, colocando a bola no canto direito de Leandro Silveira, que pulou para o lado esquerdo. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.
O Fast Clube/Ulbra tentou se recuperar logo do gol sofrido e aos 36 minutos Claison tocou para Marinélson, que bateu travado por Donizete. Aos 37 minutos Marinélson driblou Flávio e quando ia penetrar na área foi derrubado por Flávio, que levou o cartão amarelo.
A melhor chance do São Raimundo no jogo de virar o marcador aconteceu aos 47 minutos, quando Vinícius tocou no meio da área, Régis Pitbul fez um lindo corta-luz e a bola sobrou limpa para Carlinhos, frontalmente, em condições de marcar. O lateral preferiu driblar Leandro Silveira e bateu para o gol livre, mas fraco. Kitó e Kauê chegaram para o corte, sendo que Kauê foi quem salvou, em cima da linha.
O Fast Clube/Ulbra voltou melhor para o segundo tempo e logo a 2 minutos Fernando ganhou no meio e tocou para Marinélson que acabou errando na força do cruzamento para Claison, muito forte. Aos 5 minutos Marinélson enfiou para Claison mas Flávio chegou antes, cortando o perigo. Aos 7 minutos Marinélson errou uma jogada de ataque, proporcionando contra-ataque para o São Raimundo, com Vinícius cruzando e Carlinhos perdendo a chance, cabeceando na rede, pelo lado de fora.
Irritado com o erro de Marinélson, até então o melhor em campo, o treinador Aderbal Lana tirou o atacante e colocou Pimenta. O Fast Clube/Ulbra se desfigurou e passou a ser dominado pelo São Raimundo. Percebendo a instabilidade do adversário, pela modificação errada, Winck fez duas alterações. Acertou colocando o lateral-direito Ari Júnior no lugar do discreto meia Ricardinho, passando Catatau para o meio de campo. O São Raimundo cresceu e passou a pressionar. Só não teve mais sucesso porque a segunda alteração, Régis Pitbul por Biton, não surtiu o mesmo efeito. Apesar do domínio territorial, o São Raimundo não criava lances de perigo.
Sentido que havia perdido toda a referência na criação das jogadas, após a saída de Marinélson, Lana tentou concertar, colocando o meia Preto no lugar do volante Weverton, aos 20 minutos, reequilibrando a partida. Aos 26 minutos André saiu nos pés de Claison, salvando a cidadela saoraimundense. Aos 28 Márcio Parintins tocou para Pimenta na direita, que bateu forte e cruzado, mas para fora. Aos 29 minutos Leandro Silveira saiu jogando rápido com Peu, que lançou Preto. Ele aplicou o drible da vaca em Flávio e quase marcou.
Mas quem esteve mais próximo do gol foi o São Raimundo, aos 33 minutos, quando Vinícius cruzou na cabeça de Catatau, que perdeu de forma incrível, na pequena área. Aos 40 minutos Preto fez boa abertura para Fernando, na esquerda, que bateu cruzado, mas para fora.
Aos 47 minutos Flávio brincou na frente de Pimenta e perdeu a bola. Pimenta arrancou, em jogada que é sua característica, fugindo das faltas, até ser derrubado por Ronimar na entrada da área. O jogador do São Raimundo acabou expulso, em consquência do erro de Flávio.
Ficha Técnica:
Fast Clube/Ulbra 1x1 São Raimundo
1ª Rodada da 2ª Fase do Campeonato Amazonense
Domingo, 4 de abril de 2010
Estádio Roberto Simonsen, 15 horas
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Auxiliar 1: Luis Cláudio Rodrigues da Costa
Auxiliar 2: Gilbert Ferreira Costa
4º Árbitro: Celso Mota Rezende
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 3.135,00
Público pagante: 382
Público presente: 686
Cartões Amarelos: Claison 31, Kitó 34, Flávio 37, Catatau 37 e Carlinhos 43 minutos do 1º tempo. Pimenta 27 e He Man 34 minutos do 2º tempo.
Gols: Claison 16 e Ronimar (pênalti) 35 minutos do 1º tempo.
Fast Clube/Ulbra: (1) Leandro Silveira; (2) Kitó, (3) Kauê, (5) He Man e (6) Fernando; (4) Márcio Parintins, (8) Souza, (10) Peu e (11) Weverton (14 - Preto 20/2º); (7) Marinélson (15 - Pimenta 8/2º) e (9) Claison (16 - Germano 33/2º). Técnico: Aderbal Lana.
Suplentes: (12) Caio, (13) Chiquinho, (14) Preto, (15) Pimenta, (16) Germano, (17) Rodrigo Maués e (18) Maranhão.
São Raimundo: (1) André; (2) Catatau, (3) Flávio, (4) Donizete, (6) Anderson Palheta e (11) Juninho (16 - Carlinhos 19/1º); (5) Ronimar, (7) Vinícius e (8) Ricardinho (13 - Ari Júnior 12/2º); (10) Régis Pitbul (18 - Biton 12/2º) e (14) Washington.
Suplentes: (13) Ari Júnior, (15) Lelo, (16) Carlinhos, (17) Alex, (18) Biton, (19) Élton e (20) Rodrigues.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários