[ESPECIAL - A HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO] - 1974 - DEU ZEBRA E A ALEMANHA CONQUISTA O BICAMPEONATO

1974 - Deu Zebra e a Alemanha conquista o Bicampeonato

Por Teófilo Benarrós de Mesquita

Em 1974. pela primeira vez a Copa do Mundo foi realizada em um país sede escolhido dez anos antes do torneio. E uma nova Taça estava em disputa.

No mesmo Congresso da Fifa em que o México havia sido escolhido como sede do Mundial de 1970, ficou também decidido que os alemeães organizariam também a Copa seguinte.

A Alemanha deveria ter sido a sede da Copa do Mundo de 1942, se a Segunda Guerra Mundial não tivesse impedido sua realização.

A exemplo do que havia acontecido com o México, a Alemanha também sediou uma Copa dois anos depois de ter recebido uma edição dos Jogos Olímpicos, em Munique, em 1972.

O cuidado com a segurança teve que ser redobrado, em virtude do atentado contra a delegação israelense em Munique, durante a Olimpíada.

Pouco antes do início do Mundial, o brasileiro João Havelange foi eleito presidente da Fifa, o primeiro e único não europeu até hoje a presidir a entidade.

Nas Eliminatórias, a Alemanha Oriental se classificou para a disputa do seu primeiro e único Mundial, enquanto Inglaterra, Portugal e Espanha foram eliminadas.

Da América Central veio a grande zebra, com o Haiti superando o México e conquistando a vaga, também em sua primeira e única participação em Mundiais.

Na repescagem pela última vaga, entre Europa e América do Sul, União Soviética e Chile empataram o primeiro jogo em 0 a 0, jogando em Moscou.

Mas os soviéticos se recusaram a jogar no Chile, em protesto contra a ditadura do General Augusto Pinochet. Com isso, os chilenos ficaram com a última vaga para o Mundial.

Sem Pelé, que havia abandonado a Seleção Brasileira em 1971, até que o Brasil foi longe demais, terminando na quarta colocação, após ser derrotada pela Polônia por 1 a 0.

Mas não foi essa a grande derrota do Brasil. Na fase semifinal, disputada em dois quadrangulares, o Brasil foi atropelado pela Holanda, que exibiu na Alemanha um futebol revolucionário, ganhando o apelido de 'Laranja Mecânica'.

Repetindo-se as injustiças das finais de 1950 (Brasil 1 a 2 Uruguai) e 1954 (Alemanha 3 a 2 Hungria), a Holanda, com um futebol mais bonito e vistoso, deixou escapar o título para a Alemanha, nova bicampeã do mundo.

A Copa da Alemanha de 1974 teve 16 seleções participantes, com a disputa de 32 jogos, entre 13 de junho e 7 de julho, com 89 gols marcados, proporcionando a média de 2,8 por partida.

O polônes Lato foi o artilheiro, com 7 gols e o alemão Beckenbauer foi o capitão que ergueu a nova Taça do Mundo e também o Craque da Copa.

Na próxima postagem: A Argentina entra para o seleto grupo de Campeões

Comentários