[CINEMA] - Amazonas Film Festival com temática futebolística

Com informações de Márcia Costa Rosa

A sétima edição do Amazonas Film Festival traz o futebol com destaque na telona, com a Mostra Cine Copa Verde, no Teatro da Instalação. Na noite de terça-feira (9) com presença de convidados ilustres, foram exibidos o curta-metragem de animação O Primeiro João, de André Castelão, e o documentário A Batalha dos Aflitos, de Beto Souza.

A animação, que abriu a inédita Mostra Cine Copa Verde, apresenta uma bem humorada versão para o apelido João, que o fabuloso ponta-direita Garrincha, do Botafogo-RJ e da Seleção Brasileira, dava a todos os seus marcadores em campo. 

Com a presença de Amadeu Teixeira, Presidente de Honra do América-AM na platéia, a noite futebolística no Teatro da Instalação teve como segundo filme exibido uma narrativa da trajetória do Grêmio na Série B de 2005, quando conquistou o título e o Acesso para a Série A de forma dramática, na partida que ficou conhecida como A Batalha dos Aflitos, nome do documentário produzido pelo gremista Beto Souza.


Recheado de depoimentos exclusivos de torcedores ilustres (como Fernanda Lima, Luis Felipe Scolari e Humberto Genssiger, da banda Engenheiros do Hawaii) e desconhecidos, de jogadores e comissão técnica, com histórias jamais antes ouvidas, o documentário fala das dificuldades que o Grêmio encontrou para se classificar para a Fase Final da Série B 2005 e concentra relatos e imagens na última partida da Fase Final, contra o Náutico, em Recife-PE, com o goleiro Galatto defendendo dois pênaltis e terminando a partida com sete jogadores, com a vitória por 1 a 0, gol marcado após o goleiro defender o segundo pênalti, cobrado depois de muita confusão e discussão dentro de campo.

A Mostra Cine Copa Verde termina nesta quarta-feira (10), com mais dois filmes. A sessão começa às 19h, no Teatro da Instalação. A primeira produção é  A Regra do Jogo, de Flávia Moraes, filme que faz parte do projeto World Champion Stories. O ponto de partida é o conto Futebol de Rua, de Luís Fernando Veríssimo e mostra a cara do Brasil com sua ginga e seu hábito de transgredir recriando as regras, o que tão bem ilustra o espírito irreverente do povo brasileiro.


Em seguida será exibido 23 anos em 7 segundos – O Fim do Jejum Corinthiano, documentário de Di Moretti e Júlio Xavier, com produção e roteiro do Canal Azul. A produção narra a saga histórica do clube alvinegro na conquista do Campeonato Paulista de 1977, depois de 23 anos de espera. Com relatos emocionantes e cenas inéditas, o documentário traz depoimentos de vinte e três personalidades ilustres, incluindo jogadores da época, como o herói, Basílio, torcedores fanáticos, como o jornalista, Juca Kfouri, o ex-jogador, Neto, e o presidente do clube, Andrés Sanchez.

Momentos marcantes como o último título, em 1954, o fim do tabu contra o Santos, em 1968, a invasão do Maracanã, em 1976, a campanha de 1977 e os três jogos decisivos contra a Ponte Preta, fazem parte do filme. São 80 minutos de pura emoção.

A primeira noite da Mostra Cine Copa Verde teve as presenças de Amadeu Teixeira, da presidente do América-AM Bruna Parente, dos cronistas esportivos Eduardo Monteiro de Paula (Rede Amazônica e AmazonSat) e Arnaldo Santos (Rádio Difusora do Amazonas), do pesquisador do futebol amazonense Mauro Alessandro Alves de Alencar e de novos talentos da crônica esportiva local, como Lissandro Windson e Anderson de Souza.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários