[CAMPEONATO AMAZONENSE 2011] - Empate na abertura da temporada

Por Teófilo Benarrós de Mesquita

Em jogo isolado, que marcou a abertura do Campeonato Amazonense 2011, o atual campeão Penarol empatou em 2 a 2 com o Rio Negro, neste sábado (29), no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara. Foi um jogo de muitos cartões amarelos e fraco nível técnico, onde prevaleceu muito mais a vontade dos jogadores, em início de temporada.

O Penarol começou melhor e logo aos 9 minutos teve a primeira chance. Tiago Verçosa se aproveitou do vacilo da defensiva rionegrina e disputou com Charles, tirando a bola do goleiro e caindo na área. Na opinião do árbitro da partida foi lance normal e tiro de meta.  Em seguida, aos 11 minutos, ele disputou na área com Krol e caiu novamente. Dessa vez o árbitro aplicou cartão amarelo, por simulação de pênalti.

Na primeira chegada do Rio Negro o placar foi aberto, aos 16 minutos. Após cobrança de falta pelo lado esquerdo do ataque, a bola passou por toda a extensão da área defensiva do Penarol até encontar Ney Júnior, que se esticou para tocar para o fundo das redes.

Mesmo em desvantagem, o Penarol criou chances de empatar ainda no primeiro tempo. Aos 22 minutos, em bola cruzada da esquerda, Élton cabeceou livre, para difícil defesa de Charles, que mandou a escanteio.

O treinador Adinamar Abib precisou mexer, por necessidade, aos 39 minutos da primeira etapa. Fuscão, com a cabeça enfaixada, deu lugar ao atacante Diego Flores, mudando o esquema para o 4-4-2, com Kitó recuando para compor o meio, ao lado de Élton, Rondinelli e Zezé, passando Sibóy a ocupar a lateral-direita.

E Diego Flores perdeu uma boa chance de empatar, aos 41 minutos, após cruzamento da direita, falha do zagueiro Ney Júnior e desatenção do atacante penarolense, que não conseguiu dominar a bola, dentro da pequena área.

Aos 44 minutos Marinélson arrancou espetacularmente desde seu campo defensivo, se livrou na corrida de Sibóy e Sérgio Pontes e bateu cruzado, à esquerda de Rascifran, muito perto de marcar um golaço. A última chance do primeiro tempo ocoreu aos 47 minutos, quando Zezé cobrou falta na área e Élton, mais uma vez, cabeceou livre. E também mais uma vez Charles fez defesa milagrosa.


As emoções do segundo tempo começaram aos 11 minutos, quando Sibóy cruzou da direita e Kitó cabeceou no meio do gol, para fácil defesa de Charles, até então o melhor jogador em campo. Em sete minutos, porém, o Penarol virou o marcador, com a ajuda do goleiro rionegrino.

Aos 18 minutos , com a ausência de Zezé, que no primeiro tempo foi o dono de todas as bolas paradas do Penarol (faltas e escanteios), Élton se apresentou para cobrança de falta, no bico esquerdo ofensivo da área do Rio Negro. E ele colocou com maestria no ângulo de direito de Charles, que nada pode fazer para evitar o empate.

Entretanto, aos 25 minutos, o paredão rionegrino falhou clamorosamente, entregando de bandeija o empate. Kitó cruzou da direita e o zagueiro Evandro subiu para cabecear com estilo, porém nas mãos de Charles, que engoliu um frangaço, deixando a bola escorregar para o fundo do gol.

O Rio Negro empatou aos 35 minutos, com um gol de peixinho do grandalhão Tom, após cobrança de falta pelo lado esquerdo do ataque. Aos 41 minutos o Rio Negro esteve próximo de passar à frente do marcador, após rebote de Rascifran em cabeçada perigosa. Mas o Jardel Pernambucano perdeu a chance, ao tentar cruzar na área, ao invés de bater a gol, proporcionando o corte da zaga.  O Penarol ainda teve um gol bem anulado, aos 46 minutos, quando Esquerdinha marcou, após fazer falta no goleiro Charles, em disputa pelo alto.

O Penarol volta a jogar no domingo, dia 5 de fevereiro, em Manacapuru, contra o Operário, pela 2ª Rodada da 1ª Fase. O Rio Negro folga na tabela e só volta a campo pela 3ª Rodada, dia 12 de fevereiro, um sábado, contra o América, no Sesi, em Manaus.

Ficha Técnica:
Penarol 2 a 2 Rio Negro
Sábado, 29 de janeiro de 2011, às 15 horas
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara
1ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense 2011
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: João Adriano de Carvalho
Delegado: Lázaro D'Ângelo
Renda e público: não divulgados
Cartões amarelos: Élton 5, Tiago Verçosa 11, Netinho 12 e Maranhão 29 minutos do 1º tempo. Charles 15, Ney Júnior 17, Paulo Roberto 37 e Rondinelli aos 41 minutos do 2º tempo.
Gols: Ney Junior 16 minutos do 1º tempo. Élton 18, Adriano 25 e Tom 35 minutos do 2º tempo.
Penarol: (1) Rascifran; (5) Fuscão, (18 - Diego Flores 39/1º, depois 15 - Esquerdinha 33/2º),  (2) Élton, (3) Adriano, (6) Sérgio Pontes e (11) Marcos Pezão; (4) Sibóy, (8) Rondinelli e (7) Zezé (13 - Celsinho no intervalo); (9) Kitó e (10) Tiago Verçosa. Técnico: Adinamar Abib.
Rio Negro: (12) Charles; (2) Krol, (3) Ney Júnior, (4) Pastor e (5) Paulo Roberto; (6) Jardel Pernambucano, (7) Coelinho (14 - Dinda), (9) Netinho (13 - Vagno 4/2º) e (10) Matheus (18 - Tom 21/2º); (8) Maranhão e (11) Marinélson. Técnico: Paulo Morgado.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
@Fastiano

Comentários