[XADREZ] - Amazonense disputa Brasileiro Absoluto no Rio Grande do Sul

Da Assessoria de Imprensa da Semdej
Fotos: Winnetou Almeida/Semdej



Manaus/AM - O enxadrista amazonense, Andrey Marcelo de Souza Neves, 43, foi convocado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) a participar do seleto grupo de 12 jogadores, que irão disputar a final do 79º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez. A competição ocorre a partir desta segunda-feira (25/02) e segue até a próxima quarta-feira (06/03), na cidade de Montenegro/RS. Essa é a primeira vez que um competidor amazonense participa desta modalidade de competição. “Estou indo para arrebentar”, promete o atleta, que recebe apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

No Brasileiro de Xadrez serão disputadas 12 rodadas, uma por dia, sem divisão de categoria. Esse sistema, segundo Andrey, torna a disputa muito mais difícil e acirrada. “Nesse sistema de 12 jogadores é a primeira vez que participo e julgo ser mais difícil, pois como todos jogam contra todos, o processo de apuração até chegar ao campeão é mais eficaz e duro. É necessário muita atenção e dedicação”, considerou o enxadrista.

Praticante do esporte desde 13 anos, o atleta divide o tabuleiro de xadrez com a cadeira de professor de Filosofia. Cinco vezes Campeão Absoluto Amazonense, Andrey participou de dois campeonatos mundiais e esta é a terceira final brasileira da qual participa, a primeira foi em 1999 e a segunda em 2003, quando o regime ainda era de 30 jogadores.

Nervoso por encarar o novo sistema, o enxadrista aposta no treinamento intensivo para voltar a Manaus com o título na bagagem. “Perto de competições importantes como está, o treinamento tem que ser intensivo. Treino cerca de quatro horas por dia durante um mês. É bem difícil conciliar a vida de professor com a de enxadrista, mas amo as duas coisas e por elas arrumo um tempo. Além disso, com o apoio da Prefeitura de Manaus me sinto muito mais motivado como competidor, pois muitas vezes temos que tirar do próprio bolso para ir a eventos”, declarou Andrey, que embarca para Montenegro/RS neste domingo (24/02).

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários