[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - Holanda e Rio Negro não saem do zero em Rio Preto da Eva

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - A maratona de Campeonato Amazonense Chevrolet neste domingo (21/04) começou cedo. Em Rio Preto da Eva, às 10h, Holanda e Rio Negro deram início ao complemento da quarta rodada da Taça Cidade de Manaus. O empate de 0 a 0 manteve as chances matemáticas do Holanda chegar à semifinal e a agonia do Rio Negro na luta contra o rebaixamento.

Ao Rio Negro, só a vitória interessa na última rodada, no próximo final de semana, quando terá como adversário o outro time que ainda pode ser rebaixado, o Iranduba. Em caso de empate, o Iranduba leva vantagem nos critérios de desempate. Nos últimos cinco anos, o Rio Negro já foi rebaixado duas vezes: em 2008 (quando disputou no mesmo ano a Segunda Divisão) e em 2009. Em 2011 e 2012 andou flertando com as últimas colocações, embora tenha sido semifinalista da 2ª Fase em 2012.

O Holanda, para se classificar, não depende só da vitória contra o Princesa do Solimões (já classificado no Grupo A), em Rio Preto da Eva. Além de vencer o Tubarão, o Holanda torce contra Fast Clube e Penarol. Se vencer o Princesa e o Fast Clube perder para o Nacional, o Holanda precisa descontar seis gols de saldo - hoje tem saldo negativo de um gol e o Tricolor de Aço tem saldo positivo de cinco gols.

Para tomar a vaga do Penarol, o Holanda precisa vencer o Princesa e torcer para o Leão da Velha Serpa perder para o Sul América, em Itacoatiara. Com essa combinação, superaria o rival na disputa pela pontuação: 8 contra 7. Caso o Penarol empate com o Trem da Colina, o Holanda passa a depender de uma vitória por 2 gols de diferença, para se classificar no critério de desempate de saldo de gols.

Uma das vagas do Grupo B pode até vir a ser decidida por um inusitado sorteio, em caso do Holanda vencer o Princesa por 2-1 e Penarol e Sul América empatarem em 0-0. Com esses resultados, Holanda e Penarol ficariam empatados em tudo (8 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 5 gols marcados e 5 gols sofridos). Como o confronto direto entre os dois times registrou empate em 2-2, na primeira rodada da competição, pela Taça Estado do Amazonas, teria que ser aplicada a alínea "e" do artigo 13 do regulamento, que prevê o sorteio como critério de desempate. Nessa combinação, se o Fast Clube perder por cinco gols de diferença (ou mais) para o Nacional, estará eliminado, e o sorteio entre Holanda e Princesa servirá para definir as posições (1° e 2° colocados) no Grupo B.

Ficha Técnica:
Holanda 0-0 Rio Negro
Campeonato Amazonense Chevrolet 2013
Quarta Rodada da Taça Cidade de Manaus
Domingo, 21 de abril de 2013, às 10h
Estádio Deputado Federal Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva/AM
Árbitro: Odson Santos da Silva
Auxiliar 1: Ivo Fernando da Costa de Souza
Auxiliar 2: Wendell Saraiva da Silva
4° Árbitro: Luizinho de Souza Lima
Delegado: Lázaro D´Ângelo Pinheiro
Renda: R$
Público:

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários