[COPA DO BRASIL 2013] - Fast Clube perde muitas chances e cede empate no final

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Site Oficial do Fast Clube
http://www.fastclube.com.br


Manaus/AM - O Fast Clube/AM estreou empatando com o CRB/AL na Copa do Brasil 2013, na noite desta quarta-feira (10/04), no estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM. O representante amazonense desperdiçou diversas chances de gol e acabou cedendo o empate quase no final da partida. Os dois times entrararam em campo com esquemas táticos totalmente opostos. Paulo Morgado, pelo Tricolor de Aço, optou por um autêntico 4-3-3 das antigas, com o estreante Elielton aberto pela direita e Carlinhos, pela primeira vez titular no ano, pela esquerda. Além disso, o time teve apoio constante dos laterais - Catatau na direita e Alberto na esquerda. Já Ademir Fonseca escolheu esquema mais cauteloso, um 4-5-1, com Schewnck isolado na frente e o meio de campo congestionado com quatro jogadores: Everton, Cristiano, Johnnattan, Jairo e Walter Minhoca.

A consequência de escolhas tão antagônicas logo se revelaram em campo. O CRB/AL jogou acuado, sob pressão fastiana quase todo o primeiro tempo. Teve, é verdade, a primeira chance de gol da partida, aos 7 minutos, quando Walter Minhoca recebeu na entrada da área e bateu buscando o ângulo superior direito, mas por cima. A resposta fastiana veio aos 10 minutos, em jogada trabalhada por Michell, Júnior e Catatau, com Júnior fazendo o corta-luz no lançamento de Michell e permitindo que Catatau avançasse com perigo, batendo por cima, com a bola raspando o travessão de Galatto.

Ofensivo nas duas extremidades, o Fast Clube oscilava bem suas descidas, variando sempre o lado das jogadas. Aos 14 minutos Alberto iniciou lance pela esquerdaa junto com Carlinhos, que cruzou para Júnior, que perdeu gol incrível, na cara de Galatto, que salvou com os pés. No rebote, Elielton cruzou para trás, para Michell, que bateu para fora. No minuto seguinte, de novo pela esquerda, Carlinhos cruzou e no rebote da defesa Catatau bateu colocado, rasteiro, no canto esquerdo de Galatto, porém muito fraco, facilitando a defesa do goleiro do time alagoano.

Aos 19 minutos, agora pela direita, Catatau cruzou para Júnior, que cabeceou com perigo, próximo ao ângulo superior esquerdo. Aos 25 minutos Michell fez boa abertura para Catatau, que porém cruzoou mal, estilo balãozão, para a disputa área desigual entre o grandalhão Galatto e o baixinho Carlinhos. No minuto seguinte Alberto inverteu em lançamento para Elielton, que se precipitou batendo direto para o gol, para desespero de Michell, que pedia a bola livre, sozinho. Aos 29 minutos Júnior recebeu na área e bateu cruzado, com perigo, mas o lance já havia sido invalidado por impedimento do atacante fastiano.

A torcida fastiana levou um susto aos 34 minutos, quando Preto se agachou para dominar a bola no peito e chutar para escanteio, acochado por Schwenck depois de um recuo involuntário de João Gomes. O CRB/AL chegou de novo aos 29 minutos com João Victor tocando para Jairo bater rasteiro, à direita, com perigo.

Antes que o adversário "gostasse" da partida, o Fast Clube abriu o marcador. Carlinhos cruzou da esquerda, Filipe e Gladstone se preocuparam com Júnior e Elielton se antecipou e tocou na saída de Galatto, fazendo explodir finalmente a torcida fastiana. Aos 44 minutos o time quase ampliou, depois que Elielton cruzou da direita, com a bola passando por Júnior e Carlinhos.

No segundo tempo, o ritmo fastiano diminuiu. Cansado, o estreante Elielton deu lugar a Gró, logo aos 9 minutos. Quatro minutos depois, Gró recebeu de Baé, avançou pela direita mas bateu prensado com João Victor, facilitando a defesa de Galato. Aos 18 minutos Baé lançou Catatau na direita, que cruzou razante, com Júnior tentando de letra, mas furando na conclusão, perdendo mais uma chance de ampliar. Na sequência da jogada, Carlinhos cruzou da esquerda, Júnior dominou de costas, fez o pivô e rolou para o meio da área, para Gró, com a bola quicando antes da conclusão do atacante, que foi muito por cima.

A partir dos 22 minutos o CRB/AL começou a chegar mais. Em jogada pela esquerda Jairo bateu à direita de Preto. No minuto seguinte, Jairo entrou na área do Fast Clube driblando seus marcadores e bateu para defesa de Jairo, que espalmou. No rebote, Walter Minhoca marcou, mas em impedimento anotaod por José Ricardo Guimarães Coimbra. O Fast Clube desperdiçou mais uma oportunidade aos 29 minutos, quando numa saída rápida, em cinco toques estava no ataque, com Carlinhos ficando de frente, vacilando com a bola nos pés e sendo desarmado.

Ainda aos 29 minutos, o Fast Clube chegou pela esquerda, com Alberto cruzando, Carlinhos desviando levemente de cabeça e Júnior não alcançando a bola, tudo isso dentro da pequena área. De tanto perder gols, o castigo chegou para o Fast Clube, aos 35 minutos. Paulo Sérgio cobrou escanteio pelo lado esquerdo, a bola bateu em Gladstone, indo ao encontro de Schwenck que cabeceou para o gol, com Gladstone completando, quase dentro do gol, também de cabeça.

Já na base do desespero, o Fast Clube ainda criou duas chances antes do final da partida. Aos 39 minutos, Catatau, Rogério Manaus, Michell e Cacau fizeram boa jogada ofensiva, com Cacau recebendo na área em boa posição, sendo desarmado por Gladstone, com o bico da chuteira, jogando para escanteio. Aos 47 minutos Rogério Manaus desceu pela esquerda e cruzou para trás, mas Gró errou. ao tentar driblar seu adversário ao invés de bater para o gol.

Baé levou cartão amarelo, no banco de reservas, aos 43 minutos do segundo tempo, por reclamação. O jogo de volta será no estádio Rei Pelé, em Maceió/AL, no dia 25 de abril, uma quinta-feira.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 1-1 CRB/AL
Grupo 22 da Primeira Fase da Copa do Brasil - Jogo de Ida
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM, âs 20h30
Árbitro: Paulo Sérgio Santos Moreira/MA
Auxiliar 1: Nilton Pereira da Silva/RR
Auxiliar 2: José Ricardo Guimarães Coimbra/PA
4º Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Assessor: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Gols: Elielton 41 minutos do 1º tempo e Gladstone 34 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Elielton, Everton 15, Alberto 15, Gladstone 16, Cacau 41, Baé 43 minutos do 2º tempo.
Renda: R$ 10.470,00
Publico pagante: 697

Fast Clube/AM: Preto; Catatau, João Gomes, Alan Kardek e Alberto; Souza, Baé (Rogério Manaus 28/2º) e Michell; Elielton (Gró 9/2º), Júnior e Carlinhos (Cacau 30/2º). Treinador: Paulo Morgado. Suplentes: Lucas Barbosa, Fábio Gomes, Rogério Manaus, Viola, Gró, Cacau e Bruno Recife.
CRB/AL: Galatto; Paulo Sérgio, Filipe (Ananias 30/2º), Gladstone e João Victor; Everton, Johnnattan, Tite (Marcos Antonio 10/2º), Jairo e Walter Minhoca (Paulo Vitor 37/2º); Schewenck. Treinador: Ademir Fonseca. Suplentes: Tiago, Paulo, Diego Aragão, Ananias, Marcos Antonio e Paulo Vitor.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita




Comentários