[SÉRIE D 2013] - Em 4 edições, 72 clubes já participaram da Quarta Divisão e 16 alcançaram Acesso

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Marcelo Seabra/O Liberal


Manaus/AM - Disputada pela primeira vez em 2009 e citada frequentemente como "o porão do futebol brasileiro", a Quarta Divisão do futebol brasileiro já contou com a participação de 72 clubes. Foram 16 Acessos ao longo dos anos, com um regulamento que privilegia todas as regiões do Brasil. O chaveamento adotado pelo Departamento de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acaba convergindo para quatro "mini-torneios" regionais, de forma que sempre haverá um clube do Norte, ou no mínimo do Nordeste, entre os que sobem para a Série C.

Esse ano, por exemplo, dos quatro que vão subir, um sairá dos Grupos A1 e A2, que tem times do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia (todos da Região Norte e do Grupo A1), Amapá, Tocantins (também do Norte, mas no Grupo A2), Piauí, Maranhão e Pernambuco (do Nordeste). Outra vaga para a Série C está reservada para um dos integrantes dos Grupos A3 e A4. Mais uma vaga para o "campeão" dos Grupos A5 e A6. A quarta vaga será obrigatoriamente de um dos 10 clubes que integram os Grupos A7 e A8. É uma fórmula que se repete ano a ano.

Dois ex-campeões da Série D voltam a disputar a competição este ano, em razão de rebaixamento na Série C 2012: Guarany de Sobral/CE, campeão de 2010 e Tupi/MG, campeão de 2011. Outros clubes que ascenderam, como os catarinenses Chapecoense/SC (3° colocado em 2009) e Joinville/SC (4° lugar em 2010), atualmente estão na Série B, disputando o sonho da Primeira Divisão. Nessa situação também está o Oeste/SP, quarto colocado em 2011.

O América/AM foi o único clube do Amazonas a alcançar sucesso na Série D, conquistando o vice-campeonato em 2010, perdendo na final para o Guarany-S/CE. Mas, por ter usado um jogador de forma irregular, sem estar inscrito regularmente na competição, acabou derrotado nos Tribunais, perdendo a vaga de Acesso para o Joinville/SC, time que havia superado nas quartas-de-finais.

Em 2009, os quatro clubes que conquistaram Acesso foram São Raimundo/PA (Campeão, foto acima), Macaé/RJ (Vice-Campeão), Chapecoense/SC (3º colocado) e Alecrim/RN (4º lugar). Logo na primeira edição, o parintinense Michell foi o artilheiro da competição, com 10 gols. Foi a primeira e única vez que um jogador amazonense se tornou artilheiro em um Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, o América de Sérgio Duarte fez sucesso e chegou à final da competição, mesmo tendo que jogar as partidas semifinal e final longe de Manaus, que não possuía um estádio com capacidade para pelo menos 10 mil pessoas. Na semifinal, contra o Madureira/RJ, mandou a partida em Guaratinguetá/SP. Na decisão, contra o Guarany-S/CE, jogou em Santarém/PA. Entretanto, por erro administrativo de sua sua Diretoria, acabou perdendo pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a vaga para o Joinville/SC. O Madureira/RJ passou por processo semelhante no STJD mas foi absolvido... Subiram Guarany-S/CE, Madureira/RJ, Araguaína/TO e Joinville/SC.

Em 2011, o Tupi/MG foi o campeão, subindo ainda o Santa Cruz/PE (Vice-Campeão), o Cuiabá/MT (3° lugar) e o Oeste/SP (4° lugar). Ano passado, conquistaram o Acesso o Sampaio Corrêa/MA (Campeão), o CRAC/GO (Vice-Campeão), o Baraúnas/RN (3° colocado) e o Mogi Mirim/SP (4° colocado).

A fórmula democrática do Acesso, garante equilíbrio quando os clubes são divididos por Federações. Dos 16 clubes que conseguiram Acesso disputando a Série D, 2 eram do Rio de Janeiro (Macaé e Madureira), 2 de São Paulo (Oeste e Mogi Mirim), 2 de Santa Catarina (Chapecoense e Joinville) e 2 do Rio Grande do Norte (Alecrim e Baraúnas). Clubes da Federações do Pará (São Raimundo), Ceará (Guarany-S), Tocantinis (Araguaína), Minas Gerais (Tupi), Pernambuco (Santa Cruz), Mato Grosso (Cuiabá), Maranhão (Sampaio Corrêa) e Goiás (CRAC) também obtiveram Acesso.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários