[SÉRIE D 2013] - Paragominas/PA goleia Genus/RO e assume liderança do Grupo A1

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Blog do Ivaldo Fonseca
ivaldorolandoabola.blogspot.com.br


Manaus/AM - Alheio às ardilosas ações do Clube do Remo/PA e, sem que uma famigerada Decisão Judicial pela suspensão do jogo chegasse à Arena Verde, Paragominas/PA e Genus/RO se enfrentaram na noite deste sábado (08/06), com o vice-campeão paraense vencendo por goleada, 4-1, e assumindo, ainda que provisoriamente, a liderança do Grupo A1. O artilheiro do Campeonato Paraense 2013, Aleílson (foto abaixo), marcou dois gols. Weller e Ratinho completaram a goleada, com Marcos Canhoto descontando.

E, mostrando que as ações extra-campo não abalou o time, o Paragominas/PA levou perigo logo no primeiro ataque, quando Magno cruzou para a área e ganhou escanteio. Na cobrança, a zaga do Genus/RO tirou a bola da área e no rebote, após novo cruzamento na área de Weller, Aleílson quase marcou de cabeça. Aos cinco minutos, nova tentativa de cabeça, de Weller, depois de cruzamento de Marquinhos, mas a zaga afastou o perigo. Aos 9 minutos, Weller recebeu bola no ataque, saiu de cara com o goleiro, mas o árbitro marcou impedimento. Fabrício invadiu a área e chutou com perigo, aos 15 minutos, com a bola passando perto do gol de Jonatan.

Weller recebeu passe de Souza, aos 22 minutos, girou e chutou para o gol. Jonatan ficou torcendo para a bola não entrar. Cinco minutos depois, Aleílson puxou contra-ataque rápido e fez lançamento para Magno pela direita, mas o árbitro voltou a marcar impedimento.

Na primeira escapada perigosa do Genus/RO, aos 28 minutos, Careca se antecipou a San e Rubran, a dupla de zaga do Jacaré, e na conclusão, carimbou a trave de Maicky Douglas. Mas foi só um susto e no minuto seguinte o Paragominas/PA conseguiu transformar seu domínio em vantagem no placar. Paulo de Tarcio tocou para Fabrício, que deixou para Aleílson. O atacante entrou na área pela direita, passou por um zagueiro e marcou.

Foi a senha para abrir a porteira rondoniense. Aos 34 minutos, Weller recebeu a bola na entrada da área e bateu na saída do goleiro Jonatan para ampliar a vantagem do time paraense. O terceiro gol surgiu no final do primeiro tempo, aos 45 minutos. Em contra-ataque, Aleílson cruzou para a área e Ratinho chutou de primeira para marcar, fazendo um golaço.

Com vantagem de 3-0 no placar, o Paragominas/PA voltou para o segundo tempo com Dida no lugar do lateral-direito Magno. O Paragominas/PA começa criando novas chances, mas de forma tranquila, sem forçar o ritmo. Aos 6 minutos, Aleílson perde um gol feito, a chance do quarto, ao cabecear para fora depois de cruzamento de Fabrício.

Aos 17 minutos, o Genus/RO iniciou contra-ataque perigoso com Quintino, mas San desarmou a tentativa rondoniense. Wegno, que entrou no lugar de Weller aos 18 minutos, deu novo ânimo ofensivo ao Paragominas/PA. Aos 22 minutos, ele recebeu bola na direita, na entrada da área, e chutou tentando acertar o canto direito de Jonatan. A bola assustou o goleiro da equipe adversária. Dois minutos depois, Wegno chutou da entrada da área e Jonatan fez grande defesa.

Despretensiosamente, o Genus/RO acabou achando seu gol, aos 25 minutos, quando Marcos Canhoto recebeu a bola perto da área, ajeitou com tranquilidade de chutou de fora para marcar. Apesar do gol ter dado empolgação aos jogadores do time rondoniense, o Paragominas/PA cadenciava o ritmo de jogo e administrava a vantagem. Assim naturalmente, veio o quarto gol, aos 37 minutos. Dida levantou bola para a área, Dudu e Vagner bateram cabeça e Aleílson aproveitou para marcar, de cabeça, o seu segundo gol na partida.

O zagueiro Vagner, que já tinha cartão amarelo, foi expulso aos 43 minutos, depois de fazer falta em Aleílson. Nos minutos finais, o Paragominas buscou o quinto gol, que acabou não acontecendo. Aos 45 minutos, Fabrício cobrou falta direto para o gol. A bola passou por cima da meta do goleiro Jonatan, com perigo. Um minuto depois, Fabrício recebeu a bola na entrada da área e Jonatan saiu do gol e mandou a bola para fora.

Ficha Técnica:
Paragominas/PA 3-0 Genus/RO
Campeonato Brasileiro da Série D
2ª Rodada da 1ª Fase - Grupo A1
Sábado, 8 de junho de 2013, 18h
Estádio Arena Verde, em Paragominas/PA
Árbitro: Paulo Sérgio Santos Moreira/MA
Auxiliar 1: Antonio Fernando de Sousa Santos/MA
Auxiliar 2: Sandro do Nascimento Medeiros/MA
4° Árbitro: Clauber Jose Miranda/PA
Assessor: Fernando Castro Rodrigues/PA
Renda: R$
Público:
Cartões amarelos: Wegno 28 e Vagner Leonardelli 29 minutos do 2° tempo.
Expulsão: Vagner Leonardelli 43 minutos do 2° tempo.
Gols: Aleílson 28, Weller 34 e Ratinho 45 minutos do 1° tempo. Marcos Canhoto 25 e Aleílson 37 minutos do 2° tempo.

Genus/RO: Jonatan; Guajará (Vandinho 36/2°), Dudu, Vagner Leonardelli e Leandro (William 23/2°); Eder, Anderson, Quintino e Fabrício (Vander 15/2°); Careca e Marcos Canhoto. Treinador: Neneca.
Paragominas/PA: Maicky Douglas; Magno (Dida, no intervalo), Rubran, San e Souza; Marquinhos, Paulo de Tarso, Fabricio e Ratinho (Adriano Miranda 27/2°); Weller (Wegno 18/2°) e Aleílson. Treinador: Cacaio.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários