[COPA VERDE 2014] - Nacional/AM arranca empate com o Remo/PA no Mangueirão

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Blog da Torcida Apaixonaça
http://www.apaixonaca.blogspot.com.br

Manaus/AM - O Nacional/AM alcançou um ótimo resultado, na partida de Ida das Quartas de Final da Copa Verde 2014, ao empatar com o Clube do Remo/PA em 1-1 na noite desta quinta-feira (27/02), no Estádio Olímpico Mangueirão, em Belém/PA. Fabiano, autor do gol nacionalino e com boa mobilidade no ataque, foi o destaque do time, ao lado dos meias Chapinha e Éder. O Clube do Remo/PA foi dominado em diversos momentos da partida e empatou apenas aos 20 minutos do 2° tempo.

Sem se intimidar por jogar fora de casa, o Nacional/AM trabalhava bem a bola entre o meio de campo e o ataque, com constantes chegadas dos laterais, e tinha o miolo de zaga com Índio e Rodrigão sempre bem seguro. Aos 13 minutos Chapinha fez boa jogada e tocou par Fabiano, que exigiu difícil defesa de seu xará, Fabiano Bolla, goleiro remista. Aos 19 minutos aconteceu nova chegada com perigo, com Éder batendo por cima do gol.

A primeira chegada paraense aconteceu aos 20 minutos, em descida perigosa do lateral-esquerdo Alex Ruan, que bateu para o gol, com a bola desviando na zaga e chegando fácil para Jairo. Três minutos depois Eduardo Ramos fez boa jogada pelo meio e abriu na esquerda para Val Barreto, com liberdade, mas o atacante errou o cruzamento para a área, jogando no peito do defensor azulino Índio, que saiu jogando com tranquilidade.

A cidadela azulina correu real perigo aos 24 minutos, quando Val Barreto penetrou da esquerda para o meio, tocou para Jonathan, que rolou para Eduardo Ramos na direita, cruzar forte e rasteiro, com a bola passando razante pela pequena área, sem que ninguém aparecesse para empurrá-la para o fundo do gol.

O Clube do Remo/PA e seus mais de oito mil torcedores receberam uma ducha de água fria, aos 32 minutos, em cobrança de falta pelo lado esquerdo, que Fabiano desviou de cabeça, de costas, mas de forma consciente. Foi o primeiro gol do atacante de 1,89m na Copa Verde e o terceiro na temporada, todos de cabeça. O Clube do Remo/PA sentiu o golpe e o Nacional/AM quase amplia aos 37 minutos, em jogada bem trabalhada, com a bola de pé em pé, girando da esquerda para a direita, até chegar em Fabiano, livre, que ajeitou para trás para a chegada de Chapinha, que bateu por cima.

Charles Guerreiro ensaiou uma substituição, ainda no primeiro tempo, ameaçando tirar Levy para colocar Ratinho, mas acabou segurando a alteração até o intervalo. Nos descontos, aos 46 minutos, Eduardo Ramos avançou pela direita e arriscou, com Jairo espalmando para escanteio.

No segundo tempo, o Clube do Remo/PA começou pressionando, com Ratinho exigindo boa defesa de Jairo logo aos 2 minutos, mandando a escanteio. Na cobrança, o goleiro nacionalino repos a bola com velocidade acionando Chapinha que avançou perigosamente, mas desperdiçou, batendo para fora. O Clube do Remo/PA respondeu aos 7 minutos, quando Dadá enfiou bola para Thiago Potiguar, livre, na cara do gol, mas o atacante preferiu rolar para o meio da área, buscando Ratinho, com Índio se antecipando e cortado.

Ratinho acabou se machucando no lance e Charles Guerreiro iria colocar Leandro Cearense em seu lugar. Mudou de ideia e chamou Zé Soares, numa decisão que mudou a história da partida. Aos 20 minutos, Alex Ruan penetrou pela esquerda, Índio errou o carrinho, Jairo saiu do gol de forma precipitada e o lateral-esquerdo cruzou na pequena área, onde Zé Soares só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol, empatando a partida.

O Nacional/AM bem que tentou dar o troco de forma imediata, no minuto seguinte, com Chapinha descendo pela esquerda e cruzando rasteiro, com muito perigo. Os remistas quase viram o marcador, aos 23 minutos, quando Alex Ruan recebeu na cara de Jairo mas bateu mal, isolando, por cima do gol. Aos 29 minutos, Éder cruzou da esquerda mas Fabiano furou na hora da conclusão. Um minuto depois, Alex Ruan cruzou da esquerda, Athos dominou e bateu para difícil defesa de Jairo, mas o lance já estava invalidado por impedimento.

Aos 32 minutos, Zé Soares bateu cruzado, Jairo rebateu e Rafael Morisco cortou antes da chegada de Val Barreto. O Nacional/AM chegou com perigo aos 39 minutos, com Fabinho cruzando da esquerda, Chapinha dominando e ajeitando para Fabiano bater colocado, no ângulo superior direito, obrigando o goleiro remista a operar um verdadeiro milagre, espalmando para escanteio. No final da partida o Clube do Remo/PA esteve mais perto do gol, desperdiçando duas chances seguidas, ambas com Athos, aos 41 e 43 minutos.

Ficha Técnica:
Clube do Remo/PA 1-1 Nacional/AM
Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão, em Belém/PA
Jogo de Ida das Quartas de Finais - Copa Verde 2014
Árbitro: Jânio Pires Gonçalves/TO
Assistente 1: Carlos André Pereira Souza/MA
Assistente 2: Sandro do Nascimento Medeiros/MA
4° Árbitro: Andrey da Silva e Silva/PA
Assessor: José Gilberto Guilhermino de Abreu/PA
Renda: R$ 143.716,00
Público pagante: 8.329
Cartões amarelos: Jeferson Recife 16, Chapinha 36, Alex Ruan 41 e Romarinho 43 minutos do 1° tempo. Carlinhos Rech 4, Fabiano 9, Negretti 13, Éder 18, Índio 31, Ramón 42 e Rodrigão 47 minutos do 2° tempo.
Gols: Fabiano 32 minutos do 1° tempo e Zé Soares 20 minutos do 2° tempo.

Clube do Remo/PA: Fabiano Bolla; Levy (Ratinho, no intervalo, depois Zé Soares 10/2°), Carlinho Rech, Max e Alex Ruan; Dadá, Ilailson, Jonathan e Eduardo Ramos (Athos 12/2°); Val Barreto e Thiago Potiguar. Treinador: Charles Guerreiro.
Suplentes: Maycki Douglas, Diogo, Rogélio, Rubran, Leandro Cearense, Rodrigo, Zé Soares, Ratinho e Athos.

Nacional/AM: Jairo; Daylson, Índio, Rodrigão e Fabinho; Romarinho, Negretti (Rafael Morisco 18/2°), Éder (Érick Vinícius 36/2°) e Chapinha; Jeferson Recife (Ramón 8/2°) e Fabiano. Treinador: Francisco Diá.
Suplentes: Wagner, Amaral, Rafael Morisco, Ramón, Fernando, J. Douglas e Érick Vinícius.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários