[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2014] - Nacional/AM encaminha classificação com vitória fácil sobre o Manaus FC/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Arlesson Sicsú

Manaus/AM - O Nacional/AM venceu com facilidade o Manaus FC/AM e encaminhou sua classificação para a final da Taça Cidade de Manaus, a 2ª Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2014. A vitória por 2-0, construída ainda no primeiro tempo, na tarde deste sábado (19/04), no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus/AM, ampliou a vantagem do time na disputa das Semifinais.

O Nacional/AM nem deu tempo para o Manaus FC/AM mostrar qualquer coisa e logo aos 3 minutos teve um pênalti a seu favor. Léo Paraíba desceu pela esquerda e foi derrubado na área por Erivaldo Pedra. Na cobraça, aos 4 minutos, o mesmo Léo Paraíba bateu no canto direito, com Carlão se deslocando para o lado oposto. Depois do primeiro gol, o Nacional/AM passou a dominar a partida, chegando com perigo quase sempre pelo lado direito do seu ataque.

Assim, aos 11 minutos, Amaral cruzou da direita e Chapinha, livre na área, cabeceou para fora. Três minutos depois, Léo Paraíba recebeu no bico da grande área, pelo lado direito, e bateu cruzado, com perigo, com a bola raspando a trave direita de Carlão. No lance, Fabiano reclamou muito, querendo receber passe dentro da área, batendo boca asperamente com Léo Paraíba.

A primeira grande chance do Manaus FC/AM ocorreu aos 25 minutos. Alexandre cruzou da esquerda e Jeferson Recife dominou de "canela" com bola sobrando livre para Joiner, que bateu de primeira, à direita de Jairo, com muito perigo.

Mas logo o Nacional/AM tratou de jogar água fria nas pretensões de reação do Manaus FC/AM. Aos 30 minutos, depois de nova descida pela direita e bate-rebate na área adversária, Fabiano pegou a sobra de bicicleta, aumentando a vantagem e comemorando solitariamente seu gol, até a chegada entusiasmada de Léo Paraíba (foto abaixo) e depois Chapinha. Depois, o artilheiro nacionalino voltou para o meio de campo cabisbaixo e sozinho.
Paulo Morgado fez então duas alterações no Manaus FC/AM. Na primeira, aos 35 minutos, tirou Luquinha e colocou Claudinei. Dois minutos depois sacou Juninho Cearense e efetivou o veterano Neto, que deu nova alma ao time. Em seu primeiro lance, aos 39 minutos, recebeu de Alexandre, se livrou de seu marcador e bateu no ângulo superior esquerdo de Jairo, que defendeu com segurança.

No segundo tempo, o Manaus FC/AM voltou mais determinado, mas errou todas as finalizações nas boas chances que criou. Aos 10 minutos, Neto bateu de fora da árae, de perna esquerda, com Jairo defendendo. Aos 17 minutos, em novo bom ataque, a bola sobrou na pequena área para Emerson, que bateu em cima de Jairo. Um minuto depois, Claudinei desceu em velocidade pela direita e bateu cruzado, com Jairo mandando a escanteio.

Tentando sair da pressão, Sinomar Naves fez duas alterações, saindo Chapinha e entrando Luciano e tirando Bruno Potiguar e colocando Nando. Em seu primeiro lance, aos 20 minutos, Luciano percebeu Carlão adiantado e tentou encobri-lo, com perigo. Na última alteração, Morgado tirou Jean Carlo e colocou Kitó, passando Emerson para a ala-direita, recuando Pastor para terceiro zagueiro, e aumentando ainda mais a ofensividade. Naves tirou Fabiano e colocou Érick Vinícius.

O jogo prosseguia com domínio territorial e supremacia de posse de bola do Manaus FC/AM, mas sem objetividade na conclusões. Aos 35 minutos, um lance digno do Inacreditável Futebol Clube, quadro esportivo da Rede Globo que mostra gols perdidos de forma inacreditável... Éder cruzou da esquerda e, sem goleiro e de dentro da pequena área, Érick Vinícius conseguiu jogar para fora.

Léo Paraíba bateu de esquerda aos 39 minutos com Carlão fazendo difícil defesa e mandando a escanteio. Aos 43 minutos, Joiner recebeu na altura da marca do pênalti, girou bonito sobre o marcador e bateu no canto direito para outra boa defesa de Jairo, que mandou a escanteio.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 0-2 Nacional/AM
Sábado, 19 de abril de 2014
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Semifinal da Taça Cidade de Manaus - Jogo de Ida
Campeonato Amazonense Chevrolet 2014
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes
Assistente 2: Jeová Rodrigues dos Santos
4º Árbitro: Francisney Oliveira da Silva
Delegado: Lázaro D'Ângelo Pinheiro
Renda: R$ 8.200,00
Público pagante: 585
Gols: Léo Paraíba (pênalti) 4 e Fabiano minutos do 1° tempo.
Cartões amarelos: Pastor 41 minutos do 1 tempo. Fabiano 14, Rodrigão 14, Emerson 14. Érick Vinícius 36 e Kitó 38 minutos do 2° tempo.

Manaus FC/AM: Carlão; Jean Carlos (Kitó 21/2°), Erivaldo Pedra, Ricardo e Alexandre Gaúcho; Pastor, Derlan, Emerson e Juninho Cearense (Neto 37/1°); Lucas Paulista (Claudinei 35/1°) e Joiner. Treinador: Paulo Morgado.
Nacional/AM: Jairo; Amaral, Luan, Rodrigão e Jeferson Recife; Negretti, Bruno Potiguar (Nando 20/2°), Éder e Chapinha (Luciano 18/2°); Fabiano (Érick Vinícius 25/2°) e Léo Paraíba. Treinador: Sinomar Naves.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários