[NATAÇÃO] - Visitantes comandam pódio na 1ª Etapa da Maratona Aquática Amazonas 2014

Da Assessoria de Comuicação da Sejel
Fotos: Cleiton Viana/Sejel

Manaus/AM - Um paulista e uma capixaba dominaram a Elite Masculina e Feminina da primeira etapa da Maratona Aquática Amazonas 2014, disputada na manhã deste domingo (27/04), na praia da Ponta Negra, em Manaus/AM. O evento, que reuniu 142 atletas e paratletas, foi uma realização da Associação Aquática Amazonas, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). Em disputa, a premiação de R$ 6 mil aos três primeiros colocados do Absoluto (Masculino e Feminino).

O destaque da competição foi a Academia Elo, de Campinas/SP, que trouxe 30 nadadores a Manaus/AM. O experiente Samir Botelho Barel, 30 anos, foi o campeão na prova masculina de 3 quilômetros com o tempo de 36 minutos e 11 segundos. Ele é o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática e pela primeira vez nadou nas águas do rio Negro. “A água é mais quente, mas deu para controlar bem. A prova é fantástica e o lugar é maravilhoso”, comentou Barel.

O Amazonas fez bonito na elite masculina com Leonardo Brasil, segundo colocado com o tempo de 36m27s, e Matheus Andrade em terceiro, na cola, com 36m32s, completando o pódio (foto abaixo).
A empresária Giuliana Braga, também da equipe Elo-SP, venceu a prova de 1,5 quilômetros na categoria 40-44 anos com tranquilidade e mais de cinco minutos à frente da segunda colocada, Virgínia Mansanares (29m48s), e da terceira, Alexandra Fernandes (31m44s). “Foi uma experiência legal porque eu sempre tive a vontade de conhecer Manaus/AM. Fomos muito bem acolhidos pela organização. Realmente é uma honra estar aqui, fiz uma prova forte e não esperava ganhar os 1.500 metros”, comemorou.

Na categoria Absoluto Feminino (3 quilômetros), a capixaba Thaís Fernandes (Sest-Senat/ES) terminou em primeiro lugar com o tempo de 39m11s. Ela é acostumada a competir em águas abertas e sentiu a diferença da densidade do rio Negro. “A água é muito pesada, quem nada aqui nada em qualquer lugar. Mesmo assim deu para ganhar e estou muito feliz”, declarou.

A disputa de 2º e 3º lugares foi a mais acirrada e ficou por conta das amazonenses Vitória Santa Rita e Isabelle Nobre Lisboa. As duas terminaram a prova do Absoluto Feminino com o mesmo tempo: 41m02s. “A prova foi bastante disputada, principalmente na chegada. Ano passado também fiquei em segundo”, frisou Santa Rita, há quatro anos disputando maratonas aquáticas.

A 1ª Etapa da Maratona Aquática Amazonas teve o apoio dos seguintes parceiros públicos e privados: Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Súde (Semsa), Aguacrim, Graftech, Park Suítes Manaus, Tropical Hotel, Concept Brands, Euler Ribeiro, Conori Digital, Kombizu e Sport Digital.

Resultados:
Absoluto Masculino
1º lugar: Samir Botelho Borel, com o tempo 36m11s
2º lugar: Leonardo Brasil Vieira, 36m27s
3º lugar: Matheus Andrade, 36m32s
4º lugar: Brenno Pinheiro, 38m07s
5º lugar: Felipe Ribeiro, 39m14s

Absoluto Feminino
1º lugar: Thaís Fernande, 39m11s
2º lugar: Vitória Santa Rita e Isabelle Nobre Lisboa, 41m02
4º lugar: Stephany Rodrigues, 43m03s
5º lugar: Larissa Zink, 43m17s

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários