[LUTA OLÍMPICA] - Atletas do Amazonas se destacam no Pan-Americano

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
http://www.amazonasesporte.am.gov.br
Fotos: Jhonny Lima/Sejel
Publicado simultaneamente no Portal Amazonas Atual
http://www.amazonasatual.com

Recife/PE - A Luta Olímpica amazonense entrou mais uma vez para a história da modalidade, desta vez com as atletas Diane Martins e Thalia Lopes na tarde deste sábado (03/05). Ambas integraram a Seleção Brasileira no Campeonato Pan-Americano Cadete disputado no Círculo Militar, na cidade de Recife/PE e conquistaram as medalhas de Prata e Bronze nas categorias 43 kg e 52 kg. Thalia e Diane viajaram com a delegação amazonense composta por oito atletas e todos receberam passagens aéreas do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Diane Martins (foto acima, de vermelho, comemrando uma vitória), após ter sofrido para bater o peso na sexta-feira (02/05), saboreou o gosto de subir ao pódio após vencer duas adversárias (uma canadense e uma venezuelana) e perder uma luta (Estados Unidos) conquistando a medalha de Prata. Ela é atleta do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) e fez valer a pena as horas intensas de treinos sob o comando dos treinadores Helton Henrique e do cubado Dagoberto Erbolaez.

“Eu não estou nem acreditando. Agradeço muito aos meus professores Helton Henrique e o cubano (Dagoberto Erbolaez). Valeu a pena acordar às 4h para treinar”, confessou a amazonense ao destacar que irá subir de categoria para Júnior até 48 kg.

A parintinense Thalia Lopes (foto abaixo, de azul) também faz parte do CTARA. Ela venceu duas adversárias e perdeu uma luta, ficando com a medalha de Bronze na categoria até 52 kg diante da panamenha Emily Yulieth. Com o resultado, as duas escrevem seus nomes no evento que é chancelado pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) e Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA).
Para o técnico da Seleção Brasileira Cadete, o amazonense Helton Henrique, o Campeonato Pan-Americano serviu para mostrar que as atletas amazonenses estão preparadas para encarar competições internacionais. “Elas são experientes, a Thalia fez intercâmbio europeu, a Diane vem melhorando a cada dia e é questão de tempo para elas estarem no topo de duas categorias”, frisou.

Os dez atletas brasileiros da seleção masculina encararam a balança na tarde deste sábado (03/05), e estão ansiosos para pisar no tapete no domingo (04/05). Do total de brasileiros, cinco são amazonenses: David Oliveira (46 kg), Daniel Alves (50 kg), David Washington (54 kg), Walter Júnior (69 kg) e Fábio Júnior (76 kg).

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários