[COPA DO MUNDO 2014] - Apresentação de Espanha - Holanda

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - Pela primeira vez em 84 anos, os finalistas de uma edição anterior de Copas do Mundo vão se enfrentar logo na Primeira Fase do Mundial seguinte. Espanha e Holanda, que fizeram a emocionante Final do Mundial de 2010, na África do Sul, estreiam na Copa do Mundo da Fifa 2014 no Brasil na tarde desta sexta-feira (13/06) na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA, em jogo válido pelo Grupo B, de onde sairá o adversário do Brasil na Segunda Fase.

Na Decisão de 2010, a Espanha derrotou a Holanda com um gol de Andrés Iniesta aos 10 minutos e 55 segundos do segundo tempo da prorrogação, após empate sem gols no tempo normal da partida.

Na 20ª Copa do Mundo, a Espanha tem tudo para alcançar a marca do 100º gol marcado, ficando a expectativa de quem inscreverá seu nome na história. Defensivamente, outra marca significativa estará em jogo. A Espanha não tomou nenhum gol na Copa do Mundo da FIFA nos seus últimos 433 minutos, o que configura o décimo melhor desempenho na história dos Mundiais. Depois de levar um gol do chileno Millar na Primeira Fase de 2010, a Fúria manteve-se impenetrável nos quatro jogos seguintes. Na Copa do Mundo, apenas a Itália, em 1990, e a Suíça, em 2006, não sofreram nenhum gol em cinco jogos consecutivos.

Os 433 minutos de invencibilidade de Iker Casillas perfazem o sétimo melhor desempenho de um goleiro na história da competição. O primeiro lugar é ocupado pelo italiano Walter Zenga, com 517 minutos sem gol em 1990, recorde que o espanhol pode superar na partida desta sexta-feira (13/06).

Pelo lado holandês, Dirk Kuyt, Arjen Robben, Wesley Sneijder e Robin Van Persie poderão disputar juntos a sua terceira Copa do Mundo. O único holandês até agora a ser escalado em três edições foi Aaron Winter (1990, 1994, 1998). A Holanda chegou três vezes a Decisões Mundiais, perdendo sempre, em 1974 para a Alemanha, em 1978 para a Argentina e em 2010 para a Espanha.

Apesar de um único jogos disputado em Mundias, Espanha e Holanda se enfrentaram dez vezes, e a Espanha registra uma pequena vantagem, com cinco vitórias a quatro. O único empate, por 1 a 1, aconteceu em um amistoso em Barcelona em 1987. Curiosamente, o primeiro encontro entre as duas Seleções remonta ao Torneio Olímpico de Futebol de 1920, em Antuérpia/Bélgica, quando a Espanha ganhou por 3-1 e acabou vice-campeã do torneio. A partida foi necessária para definir os medalhistas de prata e bronze após a desistência da Tchecoslováquia na final contra a Bélgica.

Os treinadores Vicente del Bosque e Louis Van Gaal se cruzaram duas vezes na Liga Espanhola por ocasião do clássico entre Real Madrid e Barcelona. Del Bosque saiu invicto em ambas as ocasiões, pois o seu Real Madrid venceu por 3 a 0 em 2000 e empatou sem gols em 2002.

O árbitro da partida, Nicola Rizzoli, será o 20º árbitro italiano em Copas do Mundo da Fifa, sendo que a Itália é o país com o maior número de árbitros na história da competição.

O Blog do Teófilo apresenta um quadro-gráfico com os números de cada Seleção em todos os Mundiais (acima)

Com cordiais
Saudações Fastianas e Brasileiras
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários