[COPA DO MUNDO 2014] - Apresentação de Camarões - Brasil

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Um desclassificado, decepcionante e desunido Camarões se despede da Copa do Mundo da Fifa no Brasil contra o anfitrião, que busca a classificação e também o primeiro lugar do Grupo A, na tarde desta segunda-feira (23/06), no Arena Mané Garrincha, em Brasília/DF.

No único encontro entre as Seleções em Mundiais, em 1994/Estados Unidos, uma convincente vitória por 3-0 para o Brasil, com gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. Ao todo foram quatro jogos: mais um amistoso (em 1996) e dois jogo pela Fase de Grupos da Copa das Confederações (2001 e 2003). Nesse último, em 2003, um gol de Samuel Eto'o selou a vitória camaronesa por 1-0, a única até agora - os outros jogos o Brasil venceu.

Esta será a 100ª partida ema Copas do Mundo disputada pelo Brasil, que é a segunda Seleção a alcançar este marco, depois da Alemanha. A primeira partida do Escrete Canarinho terminou em uma derrota por 1-2 para a Iugoslávia em 14 de julho de 1930, no Mundial do Uruguai.

Este será o primeiro confronto de Camarões contra uma Seleção Anfitriã da Copa do Mundo. Camarões perdeu os seus últimos seis jogos em jogos de Copas do Mundo. Somente México (9) e Suíça (7) perderam mais partidas seguidas na história do torneio.

No dia 23 de junho de 1990, nos Estados Unidos, Camarões bateu a Colômbia por 2-1 na prorrogação, tornando-se a primeira Seleção Africana a chegar às Quartas de Final de um Mundial, situação bem diferente da atual, quando vai apenas cumprir tabela.

O Brasil perdeu pela última vez na Fase de Grupos em 23 de junho de 1998, na França, quando levou 1-2 da Noruega na terceira rodada, quando entrou em campo já classificada e com o primeiro lugar do Grupo A também assegurado. Desde então, em 11 jogos, foram nove vitórias e dois empates.

O Blog do Teófilo apresenta um quadro-gráfico com os números de cada Seleção em todos os Mundiais (acima).

Com cordiais
Saudações Fastianas e Brasileiras
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários