[COPA DO MUNDO 2014] - Apresentação de França - Honduras

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - A exemplo da partida que abriu o domingo futebolístico da Copa do Mundo da Fifa no Brasil (Suíça - Equador), França e Honduras também é um confronto inédito, considerando-se todas as possibilidades: nunca se enfrentaram sequer amistosamente.

A França, Campeã Mundial de 1998, quando sediou o Torneio, busca, a exemplo da Itália, quebrar um incômodo jejum: não vence uma partida de Copa do Mundo desde que derrotou Portugal por 1-0 nas semifinais de 2006/Alemanha. Os franceses seguiram então para um empate em 1-1 com a Itália na Final daquele ano (depois perderam nos pênaltis) e abriram a campanha de 2010/África do Sul com outro empate, dessa vez com o Uruguai em 0-0, antes de perderem as duas partidas restantes, por 0-2 para o México e por 1-2 para a África do Sul.

Os franceses também buscam alcançar o 100º gol em Copas do Mundo, feito conseguido somente por Brasil, Alemanha, Itália e Argentina. Será que a quebra do tabu virá contra a Honduras? Será que o 100º gol já surgirá, também, na partida da tarde deste domingo (15/06), no Estádio Beiro-Rio, em Porto Alegre???

Embora pareçam duas missões fáceis, a Honduras nunca deu vexame em suas duas participações anteriores. Em seis jogos é verdade que fez apenas dois gols e nunca venceu uma partida, mas sofreu apenas 6 gols. Curiosamente, nos seis jogos anteriores, enfrentou Seleções Europeias em cinco oportunidadades: em 1982 enfrentou os donos da casa, Espanha, e depois Irlanda do Norte e Iugoslávia. Na segunda participação, em 2010/África do Sul, novamente a Espanha e a Suíça. O único adversário não europeu até agora foi o Chile.

O Blog do Teófilo apresenta um quadro-gráfico com os números de cada Seleção em todos os Mundiais (acima)

Com cordiais
Saudações Fastianas e Brasileiras
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários