[COPA DO MUNDO 2014] - Klose salva Alemanha e iguala recordes de Ronaldo e Uwe Seeler

Do Site Oficial da Fifa
www.fifa.com
Fotos: Getty Images/Site da Fifa

Fortaleza/CE - Se houvesse um roteiro para esta história, ele provavelmente mereceria um Oscar. Aos 24 minutos do segundo tempo, a Alemanha perdia por 1-2 o confronto contra Gana quando Miroslav Klose foi ao gramado. Os alemães precisavam de um novo ímpeto para não repetirem o ocorrido na Copa do Mundo da Fifa 2010/África do Sul e saírem derrotados do segundo jogo da Fase de Grupos. Foi então que o jogador de 36 anos fez o que sabe fazer de melhor ao marcar o gol de empate logo no seu primeiro toque na bola.

Esse gol significou muito mais do que apenas um ponto para o selecionado germânico. Foi também um feito histórico. Com o tento contra a Seleção Ganesa, o centroavante chegou a 15 gols em Mundiais, igualando-se como o maior artilheiro de todos os tempos da Copa do Mundo ao lado do atacante Ronaldo.

Ironicamente, Klose atingiu a marca justamente no Brasil, assim como Ronaldo havia alcançado a sua na Alemanha ao ultrapassar o ídolo Gerd Müller. Além disso, o 15º gol dos dois jogadores aconteceu contra Gana.

Em um dia quente em Fortaleza/CE, torcedores de todo o planeta observaram fascinados como Klose balançou as redes. Mas nos corredores do Estádio Castelão o camisa 11 alemão manteve a sua típica tranquilidade, calma e moderação. Em entrevista ao Fifa.com, o artilheiro falou sobre a façanha. "Obviamente foi algo muito especial para mim, sem dúvidas", afirmou, com um leve sorriso no rosto. "Mas o mais importante é que pude ajudar a minha equipe".

O feito de Klose é ainda maior se considerarmos que ele também se tornou o segundo alemão, ao lado de Uwe Seeler, a balançar as redes em quatro edições da Copa do Mundo. Olhando de fora, parece até que as outras pessoas se emocionam mais do que ele próprio com o seu gol. O diretor técnico da Seleção Alemã, Oliver Bierhoff, que também foi um fantástico centroavante, explicou o comportamento de Klose. "Ele fica extremamente contente por dentro", afirmou Bierhoff em entrevista ao Fifa.com. "Vimos isso pela forma como ele comemorou o gol. E foi um gol muito importante para nós. Por isso, tudo foi ainda mais legal".

Parabéns de Ronaldo
De fato, Klose vibrou muito e festejou o seu gol com um salto mortal, uma comemoração que era típica dele quando mais jovem, mas que com o tempo foi se tornando cada vez mais rara. E a animação foi tanta que não foi um problema o fato de o grandalhão não ter conseguido completar o giro de 360 graus no ar e ter perdido o equilíbrio pouco antes de tocar o solo. "Ficou perceptível que envelheci", afirmou Klose com uma piscadela quando questionado pelo Fifa.com.

Depois de 15 gols marcados na Coreia do Sul/Japão 2002, na Alemanha 2006, na África do Sul 2010 e na atual edição do Brasil 2014, é inevitável perguntar qual dos seus tentos ele acredita que foi o mais importante. "Acredito que foi o gol de empate nas Quartas de Final contra a Argentina em 2006 no Estádio Olímpico de Berlim", respondeu Klose. "Graças a ele levamos a partida para a disputa por pênaltis e acabamos vencendo".

Embora tenha igualado o recorde de Ronaldo, Klose, que é o segundo jogador que mais vezes atuou pela Seleção Alemã, atrás apenas de Lothar Matthäus, lembrou do atacante brasileiro no seu momento de glória. "Para mim o Ronaldo foi um jogador incrível", afirmou o atacante. No ônibus da Alemanha a caminho do Aeroporto de Fortaleza/CE, talvez um dos seus companheiros de equipe mais jovens tenham mostrado a ele que Ronaldo, por sua vez, o parabenizou no Twitter com as seguintes palavras: "Bem-vindo ao clube #klose imagino a tua felicidade!!!! Que bela copa!!!" Não restam dúvidas de que estamos falando de dois grandes goleadores.

Com cordiais
Saudações Fastianas e Brasileiras!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários