[CAMPEONATO AMAZONENSE DA SEGUNDA DIVISÃO 2014] - Rio Negro/AM goleia de novo, lidera a Taça Cidade de Manaus e permanece invicto

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Site da Federação Amazonense de Futebol
http://faf-am.com.br/

Manaus/AM - Se na 1ª Fase do Campeonato Amazonense da Segunda Divisão o Rio Negro/AM foi pragmático, vencendo com placares suficientes para garantir o título (duas vezes 2-1 e uma vez 2-0, além de um empate em 2-2), na 2ª Fase o Galo Carijó vem se constituindo no time show, com placares elásticos. Depois de golear o Cliper/Tefé/AM por 5-0 na rodada anterior, o time fechou a quarta rodada da Taça Cidade de Manaus goleando de novo, agora o Tarumã, por 4-1, na tarde/noite deste domingo (30/11), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM.

O duelo colocou frente à frente o experiente time do Rio Negro/AM, já garantido na Primeira Divisão Baré de 2015 em razão do título da Taça Estado do Amazonas (a 1ª Fase) contra o lanterna da competição, o jovem time do Tarumã/AM, que usou a competição para fazer laboratório para a disputa da Taça São Paulo de Juniores 2015, a partir do primeiros dias de janeiro do ano que vem. Apesar da diferença tão grande entre as situações dos times, outro duelo chamou mais a atenção: os dois artilheiros da competição estavam em campo - os atacantes Thiago Verçosa pelo Rio Negro/AM e Júnior pelo Tarumã/AM, ambos com 7 gols marcados.

E logo no início da partida, Júnior teve a oportunidade de aumentar sua marca. Em lance pela intermediária esquerda, o atacante entrou na área e foi derrubado, com o árbitro Antonio Carlos Pequeno Frutuoso marcando a infração em cima do lance. Aos 2 minutos, na cobrança do próprio Júnior no canto rasteiro esquerdo, o goleiro Pablo voou certo e rebateu a bola, que caiu nos pés de Lucas, que chutou para fora, por cima do gol.

O vacilo custou caro ao rubro-negro amazonense e aos 7 minuto, em jogada de Thiago Amazonense pela direita, ele cruzou para o meio da área onde Luan apareceu com elemento surpresa e tocou de primeira para o fundo das redes, no canto direito do goleiro Rafael, abrindo o marcador para o Galo Carijó (na foto abaixo, os dois jogadores comemorando o primeiro gol da partida).
Mesmo com duas adversidades em menos de dez minutos, o Tarumã/AM não se abalou. Aos 13 minutos Matheus Sena desceu com velocidade e perigo pela direita e cruzou para Carioca, mas Fábio Gomes chegou antes cortando. Aos 17 minutos, Júnior entrou na área pelo lado esquerdo e bateu forte e cruzado, mas para fora.

A resposta rionegrina veio no minuto seguinte. Thiago Verçosa lançou Weverton, o zagueiro improvisado Dedé (é volante de ofício) não conseguiu interceptar a bola, e Weverton entrou na área livre, batendo a primeira em cima de Rafael e no rebote para fora, para desespero de Thiago Verçosa, livre na área pedindo a bola.

O Tarumã/AM teve mais duas chances de empatar o jogo. Aos 21 minutos, Júnior cruzou da esquerda, Lucas fez o corta-luz e Carioca chegou batendo de primeira, mas para fora. Aos 24 minutos Rafael fez reposição rápida de bola, com as mãos, para Carioca, iniciando bom contra-ataque. O meia lançou Lucas em profundidade mas Noélia Chaves Paixão marcou bem o impedimento do atacante, que na sequencia do lance se chocou contra o goleiro Pablo, que acabou levando a pior no lance, precisando de atendimento médico.

Depois só deu Rio Negro/AM. Aos 27 minutos Rafael Oliveira cobrou falta na área e Luan quase marcou. Dois minutos depois Rafael Oliveira fez boa jogada com Andre Luiz pela esquerda, tabelando rápido e de forma envolvente, com André Luiz cruzando para a área e Dedé afastando o perigo. A pressão surtiu efeito e o segundo gol surgiu aos 30 minutos, com Weverton entrando na área pela direita e cruzando para Rafael Oliveira chegar batendo colocado e de primeira, no canto esquerdo do seu xará Rafael. O Tarumã/AM nem conseguiu respirar e levou o terceiro gol na sequencia, aos 32 minutos, depois de André Luiz fazer primoroso lançamento da esquerda e encontrar Serginho bem posicionado dentro da área, com o volante pegando de primeira, de voleio, marcando um golaço.

Para tentar evitar um resultado mais dilatado, o treinador do Tarumã/AM, Darlan Barroso, sacou Dedé, que estava atuando fora da posição e não fazia uma boa partida, colocando o atacante Lucas Yago, saindo do esquema 5-3-2 para 4-3-3, aos 38 minutos de jogos. Três minutos depois, o lateral-esquerdo Pedra perdeu a bola no meio de campo para Rafael Oliveira, que avançou e tocou para Weverton, que entrou na área e bateu direto, para defesa de Rafael, mesmo tendo Thiago Verçosa bem colocado dentro da área esperando o passe.

A última chance do primeiro tempo foi do Tarumã/AM, aos 45 minutos, com Júnior descendo em velocidade pela esquerda e rolando para Lucas, que bateu na rede, pelo lado de fora, assustando a torcida rionegrina. No minuto seguinte o Rio Negro/AM perdeu Gró, machucado, sendo substituído por Pelezinho.

No início do segundo tempo, o Rio Negro/AM voltou melhor e logo aos 3 minutos, após cobrança de falta pelo lado esquerdo, Serginho subiu livre e cabeceou no travessão, quase aumentando o placar. Três minutos depois Luan fez falta violenta em Niashe, no meio de campo, e levou o segundo cartão amarelo, sendo excluída da partida pelo árbitro central Antonio Carlos Pequeno Frutuoso.

O quarto gol do Rio Negro ocorreu aos 9 minutos. Pelezinho desceu pela direita, entrou na área e cruzou rasteiro para a boca do gol, onde Weverton aproveitou, mesmo sob pressão e marcação da defensiva adversária. O Tarumã/AM tentou responder logo no lance e no minuto seguinte, quando Lucas Yago recebeu na área, girou o corpo e bateu colocado, à esquerda de Pablo, com muito perigo. Aos 18 minutos Júnior tentou de bicicleta, com perigo, depois de cruzamento do lado esquerdo.

O artilheiro Júnior chegou ao oitavo gol na competição aos 23 minutos, quando arrancou desde o meio de campo, sofreu falta de Fábio Gomes na entrada da área mas insistiu no lance e bateu com categoria na saída de Pablo, descontando para o Tarumã/AM com o gol de honra. Faltava o de Thiago Verçosa e ele quase marcou aos 26 minutos, após receber de Diogo, tabelar com Pelezinho, mas concluir mal.

O gol aninou o Tarumã/AM, que passou a criar mais chances que o adversário. Aos 29 minutos, em bola centrada na área rionegrina, Júnior não alcançou mas Carioca cabeceou com perigo, para boa defesa de Pablo. Aos 32 minutos foi a vez de Lucas Yago tentar, arriscando com perigo de fora da área. Dois minutos depois Thiago Verçosa foi substituído por Lucas Pinheiro, adiando para o último jogo do time, nesta quarta-feira (03/12) a definição do artilheiro da competição - Júnior tem 8 gols, contra 7 de Verçosa.

André Luiz fez mais um de seus milimétricos lançamentos, aos 36 minutos, encontrando Weverton bem posicionado pela esquerda, com o atacante batendo na rede pelo lado de fora, assustando Rafael. Aos 40 minutos a conclusão de Weverton se repetiu, na rede pelo lado de fora, só que agora em ataque pelo lado direito. Logo na sequencia o Tarumã/AM respondeu, com cruzamento de Alex pela direita, com Miguel quase alcançando a bola. Dois minutos depois, em novo cruzamento de Alex pela direita, a bola pegou em Júnior quase dentro da pequena área e na sobra Miguel isolou, batendo muito por cima.

Ainda houve outra expulsão, pelo segundo cartão amarelo, depois do zagueiro Keny cometer falta em Thiago Amazonense, aos 44 minutos do segundo tempo.
Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 4-1 Tarumã/AM
Domingo, 30 de novembro de 2014
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Quarta Rodada da Segunda Fase - Taça Cidade de Manaus
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Noélia Chaves Paixão/AM
4º Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Renda: R$ 290,00
Público pagante: 40
Gols: Luan 7, Rafael Oliveira 30 e Serginho 32 minutos do 1º tempo. Weverton 9 e Júnior 23 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Fábio Gomes 26, Pedra 31, Luan 3, Niashe 35 e Roberto Dinamite 42 minutos do 1º tempo. Keny 9, Thiago Amazonense 11, Guigui 24, Matheus Sena 27 e Diogo 44 minutos do 2º tempo.
Expulsões: Luan aos 6 minutos do 2º tempo, pelo segundo cartão amarelo, e Deny aos 44 minutos do 2º tempo, pelo segundo cartão amarelo.

Rio Negro/AM Pabló; Gró (Pelezinho 46/1º), Luan, Fábio Gomes e André Luiz; Serginho, Thiago Amazonense, Roberto Dinamite (Diogo 25/2º) e Rafael Oliveira; Thiago Verçosa (Lucas Pinheiro 34/2º) e Werverton. Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Daniel, Pelezinho, Nailson, Diogo, Peteca, Lucas Pinheiro e Ruan.

Tarumã/AM: Rafael; Matheus Sena, Guigui, Keny, Dedé (Lucas Yago 38/1º) e Pedra; Niashe, Renan (Miguel 17/2º) e Carioca; Lucas (Alex 28/2º) e Júnior. Treinador: Darlan Barros.
Suplentes: Miguel, Lucas Yago e Alex.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários