[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - São Raimundo/AM e Penarol/AM empatam na Colina

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Site da Federação Amazonense de Futebol
http://faf-am.com.br

Manaus/AM - São Raimundo/AM e Penarol/AM fizeram um bom jogo, principalmente no primeiro tempo, na tarde deste domingo (15/03), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, pelo complemento da quinta rodada do Campeonato Amazonense de 2015. Ao final do encontro, o empate em 1-1 reconduziu o Penarol/AM à liderança da competição e alçou o São Raimundo/AM ao G4, grupo de quatro clubes que se habilitam à Fase Semifinal, ainda que de forma temporária e com cinco jogos disputados - somente São Raimundo/AM, Nacional Borbense/AM e Rio Negro/AM jogaram cinco vezes.

O São Raimundo/AM promoveu as estreias de Claíson, recem contratado, e Jaiminho, que demorou para ser regularizado. O Penarol/AM teve dois desfalques: o zagueiro Piru e o atacante Júnior, expulsos na última partida. Sem o zagueiro Maceió desde a segunda rodada, Marquinhos Píter precisou improvisar o volante Célio na quarta-zaga. E Célio foi um dos destaques da partida, jogando com segurança e seriedade.

O jogo começou com os times valorizando a posse de bola e muito estudo de parte a parte. O primeiro lance de perigo só ocorreu aos 11 minutos, quando Getúlio cruzou da direita buscando Ramón, no meio da área, com Alex cortando para escanteio antes da bola chegar ao atacante colinense. O Penarol/AM respondeu com Adrianinho, aos 13 minutos, que avançou pela esquerda em diagonal na direção da área, sendo parado com falta.

Com o gramado molhado em razão da chuva que caiu durante praticamente o dia inteiro, faltava aos jogadores arriscar chutes rasteiros. Aos 16 minutos, o lateral-esquerdo Vamberto ajeitou da intermediária e bateu forte, raspando o travessão de Róbson. Com atletas de muita qualidade técnica, as jogadas se concentravam muito pelo meio de campo, quase sem erro de passes.

A partida seguia equilibrada até que aos 17 minutos, o estreante Claílson invadiu a área, trombou com Célio e, na sequência, foi derrubado com um carrinho por trás pelo zagueiro Alex. Houve muita reclamação, principalmente da parte do goleiro Róbson, gesticulando que Claílson teria conduzido a bola com a mão, após trombar com Célio. Apena o volante Felipe Cristiano levou cartão amarelo, o terceiro, tirando-o do próximo jogo, contra o Nacional/AM, em Itacoatiara/AM.
Na cobrança de Ramón, aos 20 minutos, o artilheiro colocou no canto direito, com Róbson pulando para o lado oposto (foto acima). Foi o oitavo gol do São Raimundo/AM na competição, o quarto de Ramón, responsável pelos últimos quatro gols marcados pelo time colinense, sendo que três foram em cobranças de pênaltis. O São Raimundo/AM teve pênalti a seu favor em todos os cinco jogos disputados até agora. Na estreia, contra o Nacional Borbense/AM (vitória por 3-2), Diego Mipibu sofreu o pênalti e converteu a cobrança, marcando o terceiro gol da virada. Na segunda rodada, contra o Princesa do Solimões/AM (derrota por 1-3), Adonias sofreu a penalidade máxima, mas bateu por cima, quando o jogo estava empatado em 1-1. Na terceira rodada, contra o Operário/AM, Ramón marcou de pênalti o segundo gol da vitória por 2-0. Contra o Nacional/AM, pela quarta rodada, Ramón fez o gol de honra, de pênalti, que não evitou a derrota por 1-2.

Nem deu tempo de comemorar o gol e a vitória parcial, pois aos aos 22 minutos Tety recebeu de Adrianinho, fez jogada em velocidade e com extrema habilidade pelo lado esquerdo, entrando na área e batendo no contra-pé de Julião, no canto direito baixo, para igualar o placar (foto abaixo). Foi o sexto gol do Penarol/AM, o segundo de Tety, que agora é o artilheiro do time na competição. O empate fazia mais justiça ao desempenho dos times em campo.
Aos 25 minutos, em bola lançada na área, Felipe Cristiano cometeu pênalti, não marcado pelo árbitro Ivan da Silva Guimarães Júnior. Dois minutos depois, Adonias bateu falta com muito perigo, raspando a trave de Róbson. Aos 33 minutos, Raphael cobrou escanteio pelo lado direito, a bola passou por Célio e Alex e Tety chegou tocando de raspão, com a bola passando rente à trave direita. Kitó recebeu de Celsinho, aos 39 minutos, dominou, olhou, pensou... e cruzou errado, com Alex cortando. Fernando se aventurou ao ataque, aos 42 minutos, tabelou com Claílson e bateu forte, com a bola desviando na zaga penarolense e saindo em escanteio.

Na única jogada ofensiva que fez no primeiro tempo, Endy arrancou em velocidade, sem receber marcação, entrou na área e mesmo em boas condições para concluir a gol, preferiu cruzar para Kitó, mas errou o passe, jogando atrás do seu companheiro. Aos 47 minutos a jogada perigosa começou pela esquerda, com Vamberto, que cruzou para Ramón, com o atacante perdendo o tempo da batida, sendo obrigado a rolar para a entrada da área, para Adonias, que bateu muito mal, para fora.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações e logo com 25 segundos, Adrianinho tocou de primeira para Kitó, que entrou na área mas acabou desarmado por Uilton. Thompson cobrou falta na área aos 2 minutos mas Julião afastou o perigo, espalmando. Aos três minutos foi a vez do São Raimundo/AM assustar, em contra-ataque de dois jogadores contra um: Claílson e Jaiminho contra Alex, que cortou errado, nos pés de Claílson, que tocou para Jaiminho, mas o zagueiro penarolense se recuperou a tempo, cortando o lance para escanteio.

O São Raimundo/AM começou a dominar a partida, e aos 6 minutos Adonias virou o jogo para Getúlio, da esquerda para a direita, com o lateral cruzando para Ramón, que subiu com estilo e cabeceou com perigo, por cima do gol, mas raspando o travessão. Aos oito minutos, Tety tocou para Kitó, que perdeu o tempo da conclusão, deixou de cruzar para Tety e acabou recuando para Thompson, que bateu muito por cima. No minuto seguinte, Endy arrancou pela direita, tocou para Kitó que cruzou com Adrianinho, que bateu de primeira, rasteiro, raspando a trave esquerda.

Aos 10 minutos, Thompson foi lançado, mas estava impedido. No lance, ele se chocou com o goleiro Julião e acabou levando a pior, sentindo contusão. Jaiminho ciscou na frente do marcador, aos 12 minutos, e rolou na entrada da área para Claílson, que bateu por cima. Visivelmente contrariado, Adrianinho foi substituído por Leozinho, aos 16 minutos. Na primeira jogada de Leozinho ele foi seguro no meio de campo por Claílson, quando arrancava em velocidade e com muito espaço à sua frente. Claílson levou cartão amarelo e foi substituído em seguida por Joaldo.

Dois erros de Celsinho na saída de bola quase comprometem o Penarol/AM, aos 20 minutos. No primeiro erro ele se redimiu e recuperou a bola. Mas na segunda falha ele entregou de graça para Adonias, que bateu de longe e rasteiro, com a bola explodindo no pé da trave direita de Róbson. Thompson deu lugar a Binho, aos 22 minutos e Jaiminho foi substituído por Mauricélio aos 26 minutos.

A entrada de Binho fez com que Kitó recuasse para a meia e trouxe de volta a ofensividade perdida pelo Penarol/AM no segundo tempo. Aos 30 minutos o atacante grandalhão começou jogada, tocando para Tety na direita, que cruzou para Kitó ajeitar para Binho, que girou sobre o marcador e bateu, com a zaga desviando para escanteio. Aos 34 minutos, Raphael Vieira tabelou com Leozinho e bateu com perigo.

As últimas alterações pouco contribuíram para a partida. Ramón saiu para a entrada de Thomaz e Tety foi substituído por Guilherme. Aos 41 minutos, Binho recebeu de Raphael Vieira, avançou trombando, limpou o lance e bateu forte, mas por cima, na última chance da partida.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 1-1 Penarol/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Quinta Rodada da Primeira Fase
Domingo, 15 de março de 2015, às 16h
Estádio Ismael Benigno, em Manaus/AM
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Assistente 2: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Renda: R$ 4.180,00
Público pagante: 392 (634 presentes)
Cartões amarelos: Felipe Cristiano 19 e Jaiminho 28 minutos do primeiro tempo. Claílson 17 minutos do segundo tempo.
Gols: Ramón (pênalti) 20 e Tety 22 minutos do primeiro tempo.

São Raimundo/AM: Julião; Getúlio, Uilton, Alex e Vamberto; Fernando, Carlos da Silva, Adonias e Claílson (Joaldo 18/2º); Ramón (Thomaz 34/2º) e Jaiminho (Mauricélio 26/2ª).
Treinador: Eduardo Clara.
Suplentes: Leandro, Wilson, Joaldo, Diego Mipibu, Thomaz, Mauricélio e Róbson.
Penarol/AM: Róbson; Endy, Alex, Célio e Raphael Veira; Felipe Cristiano, Thompson (Binho 22/2º), Celsinho e Adrianinho (Leozinho 16/2º); Kitó e Tety (Guilherme 39/2º). Treinador: Marquinos Píter.
Suplentes: Pablo, Guilherme, Fernando, Binho, Mael, Jack Chan e Leozinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários