[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Treze vitórias consecutivas e classificação com cinco rodadas de antecedência.

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Site Oficial do Nacional/Divulgação
http://www.nacionalfc.com.br/

Manaus/AM - Nunca antes na História do Campeonato Amazonense houve algo assim. Sim, é verdade que em 1974 o Nacional/AM foi Campeão 100%, vencendo todas as 10 partidas disputadas, conquistando os dois turnos, o título por antecipação, sem dar chance aos adversários. Mas há 31 anos, eram apenas seis os clubes participantes da competição. Agora são 10, e todos já foram derrotados pelo Nacional/AM, que está fazendo a volta, vencendo também os jogos do returno da Fase Classificatória do Campeonato Amazonense 2015.

Os primeiros minutos do jogo foram todos de domínio do Nacional/AM. O primeiro lance que levantou a torcida veio de bola parada, em cobrança de falta de Fininho que Julião espalmou. Aos 4 minutos, outra boa jogada do Nacional/AM, bem trabalhada. Charles lança Peter na direita, que cruza para cabeçada de Leonardo, com defesa firme de Julião. No minuto seguinte, André Luiz vai ao fundo pela esquerda e cruza buscando Charles e Leonardo, mas a zaga colinense chega primeira e tira o perigo. Mais um minuto e mais uma chegada perigosa, com Dênis tocando para Leonardo, que fez o pivô mas ficou sem opção de continuidade de jogada.

As tentativas do São Raimundo/AM eram sempre infrutíferas. Aos 9 minutos, Getúlio cobrou falta mas Claílson bateu mal, com a bola saindo em lateral. Passados dois minutos, Neto tentou o lançamento mas acabou errando, com a bola sobrando tranquila para a defensiva nacionalina. Aos 15 minutos, Neto cobrou escanteio para a zaga cortou para escanteio. O Nacional/AM voltou à carga aos 23 minutos, com Peter lançando Raílson em profundidade e Julião saindo providencialmente para a defesa. Aos 31 minutos, em jogada trabalhada de pé em pé, Raílson cruzou para Leonardo, que bateu com perigo, raspando a trave esquerda.

Reclamação geral dos nacionalinos, aos 35 minutos, em jogada de área de Leonardo, que pediu pênalti. Quatro minutos depois, Peter acionou Raílson em boas condições, mas Uílton chegou em cima da hora para cortar o perigo. Na sequência do lance, Fininho recebe de Peter, se livra do marcador, entra na área e cruza para Leonardo marcar de voleio, estufando as redes adversárias e abrindo o marcador. O gol desnorteou momentaneamente o São Raimundo/AM, que levou o segundo golpe aos 43 minutos, agora através de Fininho, que se livrou de dois adversários e bateu no canto direito de Julião.

Sem alternativa, Eduardo Clara mexeu para o segundo tempo, trocando Adonias Lins pelo atacante Kléber. Para piorar, aos quatro minutos, numa tentativa de arrancada, Neto sentiu contusão e após receber atendimento, acabou substituído por Maykinho, já aos 7 minutos. Aos 11 minutos Wagner fez grande defesa, evitando o gol sãoraimundense. Três minutos depois, Claílson fez jogada com Alex Amaro e Peter tirou o doce de Claílson bem na hora da conclusão. Wagner fez outra excelente defesa aos 22 minutos, em chute forte da Carlos da Silva, que quase diminuiu o placar.

Peter e Raílson tabelaram aos 29 minutos, mas o meia nacionalino bateu muito mal. Aos 31 minutos, Fininho perdeu a chance do terceiro gol, também falhando na conclusão. Maykinho sentiu contusão aos 33 minutos, e jogou o restante da partida fazendo figuração em campo, deixando o São Raimundo praticamente com um jogador a menos. O árbitro Francisco da Conceição recolheu latinhas jogadas no campo, aos 35 minutos, atiradas por uma parte da torcida do São Raimundo/AM. Peter conduziu a bola direita aos 38 minutos e na hora de passar para o bem colocado Charles, tropeçou nas próprias pernas, desperdiçando a jogada ofensiva. No lance seguinte, Leonardo foi desarmado quando estava prestes a concluir para o gol, de forma perigosa.

André Luiz tentou a finalização, aos 42 minutos, depois de receber passe de Weverton, mas errou a conclusão. Na sobra, André Luiz tentou de novo e errou de novo, para desespero de Leonardo, que pedia a bola bem colocado. Já nos descontos, aos 47 minutos, Charles arriscou de fora da área, assustando Julião. No último minuto dos quatro de acréscimos, Leonardo marcou mais um, aproveitando cruzamento de Peter, fechando o placar em 3-0

Ficha Técnica:
Nacional/AM 3-0 São Raimundo/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Décima Terceira Rodada da Primeira Fase
Domingo, 03 de maio de 2015, às 18h
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: Francisco da Conceição Costa
Assistente 1: Marcos Santos Vieira/AM
Assistente 2: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
4° Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Renda: R$ 12,810,00
Público pagante: 711 (924 presentes)
Cartões amarelos: Felipe Manoel 25 e Carlos da Silva 27 minutos do primeiro tempo. Alex Amaro 16 e Leonardo 40 minutos do segundo tempo.
Gols: Leonardo 39 e Fininho 43 minutos do primeiro tempo. Leonardo 49 minutos do segundo tempo.

Nacional: Wagner; Peter, Maurício Leal, Robinho e André Luiz (Thiago Fernandes 43/2º); Dênis, Felipe Manoel, Fininho (Weverton 37/2º), Railson e Charles; Leonardo. Treinador: Aderbal Lana.
São Raimundo: Julião; Getúlio, Uílton, Alex Amaro (William 19/2º) e Vamberto; Carlos da Silva, Adonias Lins (Kléber, no intervalo), Gílson e Neto (Maykinho 7/2º); Claílson e Marinho. Treinador: Eduardo Clara.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários