[HISTÓRICO - FUTEBOL] - A Final do Campeonato Amazonense Infantil de 1970

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Paulo Rogério Veiga

Manaus/AM - Acabei de receber, via mensagem de texto, o relato da Final do Campeonato Amazonense Infantil de 1970. Sem identificar de pronto o número do telefone remetente da mensagem, liguei para o mesmo. Do outro lado da linha, um tradicional fastiano, que enriqueceu ainda mais a memória do dia 18 de junho de 1970, relato que transcrevo abaixo.

Fast Clube/AM e Domingos Sávio/AM decidiram o Campeonato Amazonense Infantil de 1969, no Estádio General Osório, em Manaus/AM (Campo do Colégio Militar, no Centro de Manaus/AM). Nesse época, as competições das categorias de base tinham algumas diferenças com relação aos dias atuais. Havia a disputa de três categorias, Infanto-Juvenil (atual Sub-16 ou Infantil), Infantil (atual Sub-18 ou Juvenil) e Juvenil (atual Sub-20 ou Juniores). E no Infantil, o tempo regulamentar de jogo era de 35 minutos.

No dia da Decisão de 1970, comandados pelo treinador Veimar Torres, o jovem e promissor elenco fastiano se reuniu e se equipou na residência de Rodolpho Gonçalves, ex-zagueiro e capitão do time e nada mais nada menos que o Fundador do Tricolor de Aço, ao lado do dirigente Vivaldo Lima.

Bola rolando e ao fim de 70 minutos o placar de 1-1 permanecia inalterado, até Serginho Benarrós marcar o gol do título, no giro final do ponteiro. Diversos atletas daquela decisão jogaram profissionalmente no Amazonas, quase todos os Campeões Fastianos.

Pelo lado do Domingos Sávio/AM, treinador por Gatinho Filho, filho do lendário zagueiro mega-campeão nos Anos 50, defendendo América/AM e Auto Esporte/AM, destaque para um atacante que foi o único amazonense e figurar na mitológica coleção Futebol Cards dos Anos 80, do chiclete Ping-Pong (Dentinho) e para um zagueiro que depois escreveu seu nome na História do Futebol Baré, sendo o primeiro jogador amazonense e de um clube amazonense, a ser convocado para uma Seleção Brasileira, a Pré-Olímpica de 1975 (Djalma), participando do Campeonato Sul Americano Sub-20 de 1975, no Peru. O fastiano Mário Geraldo também chegou à Seleção Brasileira Pré-Olímpica, no ano seguinte.

Na foto, Teófilo Benarrós de Mesquita ladeado por Mário Geraldo e Djalma, os dois amazonenses da Seleção Pré-Olímpica e personagens daquela Decisão de 1970. Mário Geraldo está do lado direito deste blogueiro, enquanto Djalma está à esquerda.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 2-1 Domingos Sávio/AM
Decisão do Campeonato Amazonense Infantil de 1970
Quarta-feira, 18 de junho de 1970
Gols: Corrisco (Fast Clube) e Serginho Benarrós 35 minutos do segundo tempo.
Fast Clube/AM: Válter; Carlos Alberto, Botinho, Sé e Ovídio; Mário Geraldo e Serginho Benarrós; Edno, Antonio Luis, Tostão e Corrisco. Treinador: Veimar Torres.
Domingos Sávio/AM: Nélson; Herbert, Djalma, Cleuson e Vivaldo; Salgado e Edvaldo; Luizinho, Mauro, Zé Ricardo e Dentinho (Cabral). Treinador: Gatinho Filho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários

  1. Valeu pela leitura, Bruno Elander...

    Acabei de fazer uma edição. O jogo foi, na verdade, em 1970. E o placar 2-1.

    Essas descobertas só foram possíveis a partir de relatos de jogadores da época, após a publicação da postagem sobre o jogo.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, contar parte da história de dois craques amazonenses que fizeram parte do futebol do amazonas Djalma e Mario Geraldo.
    Gostaria de ver no seu blog historias do Fast Clube dos anos de 1974 a 1976, com fotos e historia dos clássicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero comunicar que, a partir da tua sugestão, está em construção postagens sobre os Campeonatos Amazonenses de 1974, 1975 e 1976, com foco sobre os clássicos disputados.

      Será uma Série com, inicialmente, quatro postagens.

      Estou também no aguardo de fotos da época.

      Se possível, gostaria de saber seu nome, autor do comentário, para citar nas postagens, pois apareceu como "unknown", que eu acredito ser Anônimo rs.

      Excluir
  3. Boa noite...

    Obrigado pela presença e leitura.

    Vou providenciar. 1974 a 1976.

    Fotos não sei se vou conseguir, não é muito minha praia rs rs rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário