[COPA SÃO PAULO 2016] - Fast Clube/AM leva gol no último minuto e perde na estreia

Teófilo Benarrós de Mesquita

Taboão da Serra/SP - Um gol no último lance da partida garantiu a vitória do Figueirense/SC sobre o Fast Clube/AM na estreia dos times na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016, em partida realizada na noite deste domingo (03/01), no Estádio Municipal Vereador José Ferez, em Taboão da Serra/SP, localizado a 17 quilômetros de São Paulo/SP e sede do Grupo 18.

O Tricolor de Aço começou a partida com muita personalidade, marcando sob  pressão a saída de bola de seu adversário, no campo de grama sintética. Nos primeiros quinze minutos de jogo, o Figueirense/SC não conseguia jogar. Com o passar do tempo, a partida ficou mais equilibrada, com o time catarinense explorando o lado esquerdo, com Matheusinho, Igor e Índio, dando muito trabalho ao lateral fastiano Ricardo, que acabou sendo sacrificado ofensivamente.

Após uma cobrança errada de lateral, o Figueirense/SC se aproveitou na dessarumação da zaga fastiana e Índio bateu forte, para defesa parcial de Bruno Saul; no rebote, Igor teve tempo de dominar, olhar o posicionamento do goleiro adversário e fuzilar de forma inapelável, abrindo o placar aos 22 minutos.

No lance seguinte, o Fast Clube/AM chegou pela primeira vez com perigo, com Jackie Chan recebendo pela esquerda, entrando na área em velocidade, superando seu marcador na corrida, e batendo cruzado, à esquerda de Gianluca, que ficou rezando para a bola não entrar.

O jogo seguia equilibrado, mas com poucas chances reais de gols. Até que aos 43 minutos Jackie Chan foi lançado novamente pela esquerda, mas desta vez acabou desarmado por Pereira, que jogou para escanteio. Na cobrança fechado, no primeiro pau, Werley desviou para o fundo das redes, empatando o jogo, dando maior tranquilidade ao time amazonense no final do primeiro  tempo.

O segundo tempo começou com o panorama invertido: a estratégia usada pelo Fast Clube/AM no primeiro tempo foi imitada pelo adversário e o Figueirense/SC foi quem passou a exercer marcação cerrada na saída de bola. O treinador Márcio Luis Lyra Coelho partiu para o tudo ou nada logo aos nove minutos do segundo tempo, ao queimar duas alterações, tirando Índio e Matheus Henrique e colocando em seus lugares Daniel e Léo.

Igualmente ao primeiro tempo, a partida tornou-se equilibrada, com o Fast Clube/AM explorando os contra-ataques, confiando na habilidade e velocidade de Jackie Chan. Renê Santos sentiu cãibra e acabou substituído por Françoar, aos 14 minutos. A melhor chance foi do Figueirense/SC, em bola que explodiu no travessão do goleiro Bruno Saul.

Quando o empate parecia certo, aos 49 minutos, no último lance da partida, em cobrança de escanteio pelo lado direito, feita por João Pedro, o zagueiro Pereira subiu mais que a zaga fastiana e desviou de cabeça, decretando a dramática vitória do Campeão da Copa São Paulo de 2008.

Ficha Técnica:
Figueirense SC 2-1 Fast Clube AM
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016
Grupo 18 - Primeira Rodada da Primeira Fase
Estádio Municipal Vereador José Ferez, em Taboão da Serra SP, às 18 horas.
Cartões amarelos: Henrique 31 minutos do primeiro tempo. Matheus Iton 18, Pereira 25, Kauê 30, Daniel 43 e Thiago 43 minutos do segundo tempo.
Gols: Igor 22 e Werley 43 minutos do primeiro tempo. Pereira 49 minutos do segundo tempo.

Figueirense/ SC: Gianluca; Paulo, Pereira, Henrique e Brendo; Kauê, João Pedro, Igor (Matheus Oliveira 30/2º) e Matheus Henrique (9/2º); Índio (Daniel 9/2º) e Matheuszinho. Treinador: Márcio Luis Lyra Coelho.
Suplentes: Luiz Felipe, Baldissera, Léo, Patrick, Luis Eduardo, Matheus Oliveira e Daniel.

Fast Clube/AM: Bruno Saul; Ricardo, Guigui, Thiago e Matheus Iton; Renê, Eli, Renan Santos (Françoar 14/2º, depois Manteiguinha 31/2º), Werley e Matheusinho (Bebê 38/2º); Jackie Chan. Treinador: Darlan Barroso.
Suplentes: Guanair Júnior, Rafael Lobato, Manteiguinha, Juninho, Françoar, Bebê e Lucas Bueno.

Comentários