[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Iranduba/AM goleia Portuguesa de Desportos/SP e se classifica para a Segunda Fase

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Danilo Aguiar/A Gazeta da Tarde

Manaus/AM - Foi na conta certa. A goleada do Iranduba/AM por 5-0 sobre a Portuguesa de Desportos/SP, na noite desta 4ª Feira de Cinzas (10/02), no Estádio Ismael Benigno, em Manaus/AM, classificou o time amazonense para a Segunda Fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A outra vaga do Grupo 1 será disputada por Santos/SP e Ferroviária/SP e apenas um dos dois paulistas, que farão um confronto direto na última rodada, na próxima quarta-feira (17/02), passará de Fase - antes, a Ferroviária/SP enfrenta o Tiradentes/PI nesta quinta-feira (11/02), no Estádio Alberto Silva, em Teresina/PI.

O treinador Olavo Dantas armou um time diferente, mais ofensivo, tirando Nilda para a entrada da meia-atacante Nathane, recuando Mayara para jogar próximo à Djeni. O resultado demorou um pouco, mas a goleada que garantiu a classificação foi garantida no segundo tempo. Além dos cinco gols, foram duas bolas na trave e outras duas no travessão. Na Segunda Fase, os oito clubes classificados serão distribuídos em dois grupos. Se ficar em primeiro lugar no Grupo 1, o Iranduba/AM vai para o Grupo 5, ao lado do primeiro lugar do Grupo 3 e os segundos colocados dos Grupos 2 e 4. Caso fique em segundo lugar, vai compor o Grupo 6, ao lado do segundo colocado do Grupo 3 e dos vencedores dos Grupos 2 e 4. A última rodada da Primeira Fase será disputada na próxima quarta-feira (17/02).

Mas antes de construir a goleada, o Iranduba/AM levou um baita susto. Após jogada pela esquerda, Aline completou para o gol com a bola encontrando a trave da goleira Maike. No rebote, Lucélia jogou para fora. Djeni tratou de responder rapidamente, batendo forte de fora da área, com a bola desviando no meio do caminho para escanteio. Aos 11 minutos Michele largou o cruzamento e Djeni desperdiçou o rebote, batendo fraco, pela linha de fundo. O primeiro gol surgiu no minuto seguinte, em arrancada de Kelen, que sofreu falta mas levou vantagem no lance, servindo para Mari entrar na área e fuzilar a goleira Michele.

Djeni esteve perto de ampliar o marcador no primeiro tempo em duas oportunidades seguidas. Aos 14 minutos a meia bateu para defesa de Michele e dois minutos depois viu a goleira adiantada e arriscou, com a bola explodindo no travessão. A goleira do time Luso foi pega adiantada novamente aos 21 minutos, com Mari quase marcando. Outra bola na trave aconteceu aos 27 minutos, em jogada pela direita que Nathane completou contra a trave esquerda de Michele. Quatro minutos depois Giovanna cortou para escanteio, após rápido avanço de Roberta pela direita.

Dominada, a Portuguesa de Desportos/SP chegava de forma tímida, como aos 32 minutos, quando Lucélia bateu com perigo, à direita de Maike. Aos 40 minutos, após cobrança de falta de Djeni, Kelen acertou a bola contra o travessão de Michele. O treinador Prisco, tentando conter o domínio adversário, fez sua primeira alteração ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, trocando Cibele por Edna. Para o segundo tempo, Rebeca voltou no lugar de Nathalia.

A Portuguesa de Desportos/SP bem que tentou mudar o panorama do jogo e logo aos dois minutos Edna bateu com perigo, mas por cima. A ducha de água fria na agradável (e fora dos padrões) noite chuvosa manauara veio aos 8 minutos, com Mari marcando um golaço, batendo de longe no ângulo da goleira Michele, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol irandubense. Dois minutos depois, em blitz ofensiva, Djani quase ampliou.

O terceiro gol foi apenas adiado por um minuto e no lance seguinte, em outra boa jogada ofensiva, Djeni bateu de fora da área e, após o rebote de Michele e o bate-rebate na área lusa, Nathane empurrou para o fundo das redes. A terceira e última alteração de Prisco ocorreu aos 13 minutos, com Sandrinha entrando no lugar de Flaviane. Nathane, inspirada, quase marcou o quarto gol, aos 16 minutos, com Michele efetuando grande defesa. No minuto seguinte Michele fez mais uma boa defesa, em chute cruzado de Mari.

A zagueira Sorriso arriscou, aos 20 minutos, e acertou a trave, com Nathane pegando a sobra e batendo prensado, ganhando escanteio. Quatro minutos depois Roberta, em grande noite, arrancou pela direita e cruzou para Nathane bater por cima, com perigo. A primeira substituição de Olavo Dantas colocou Deise em campo, no lugar de Kelen. Em outra arrancada de Roberta, aos 26 minutos, a atacante Aline cometeu falta violenta, levando cartão amarelo e tirando a lateral da partida, com contusão no ombro direito. Ju entrou no lugar de Roberta, já aos 28 minutos. Na cobrança da falta, a bola foi centrada na área e Nathane, de cabeça, quase marcou.

Em outra cobrança de falta, aos 30 minutos, a zagueira Karen mandou uma tijolada, com Michele dando rebote, aproveitado por Nathane, estabelecendo o 4-0 no placar. Na última alteração do Iranduba/AM, a pequena e arisca Paulinha entrou, aos 32 minutos, no lugar de Mayara. Sorriso fez falta violenta em Rafinha, aos 34 minutos, levando cartão amarelo. Um minuto depois Nathane bateu forte, para outra difícil defesa de Michele.

O gol que garantiu a classificação veio dos pés da talismã de Olavo Dantas e do Iranduba/AM: Paulinha, que entrou em todos os quatro jogos do time amazonense na competição. Cinco minutos após entrar no lugar de Mayara, Paulinha dominou dentro da área e bateu cruzado, no contrapé da goleira Michele, garantindo a cota que o Iranduba/AM precisava para se classificar, feito inédito para o futebol feminino amazonense.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 5-0 Portuguesa de Desportos/SP
Quarta-feira, 10 de janeiro de 2016
Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino
Grupo 1 - Quarta Rodada da Primeira Fase
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, às 20 horas (de Manaus/AM).
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assessor: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Renda: R$ 4.830,00
Público pagante: 611 (1.324 presentes)
Cartões amarelos: Dayane 2 minutos do primeiro tempo. Roberta 9, Flaviane 11, Lucélia 15, Alice 26, Sorriso 34 e Karen 47 minutos do segundo tempo.
Gols: Mari 12 minutos do primeiro tempo. Mari 8, Nathane 11, Nathane 30 e Paulinha 37 minutos do segundo tempo.

Iranduba/AM: Maike; Roberta (Ju 28/2º), Karen, Sorriso e Bruna; Mayara (Paulinha 32/2º), Djeni, Mari e Nathane; Kelen (Deise 24/2º) e Sâmia. Treinador: Olavo Dantas.
Suplentes: Wilce, Ju, Craque, Deise, Laura, Larissa Amaral, Sinara, Elisa Lopes, Paulinha, Nilda, Vitória e Gisele.

Portuguesa de Desportos/SP: Michele; Erika, Giovanna, Dayana e Nathalia (Rebeca, no intervalo); Dani, Cibele (Edna 41/1º), Flaviane (Sandrinha 13/2º) e Rafinha; Lucélia e Aline. Treinador: Prisco.
Suplentes: Gabi, Sandrinha, Edna, Karolzinha, Jamile, Kris, Flávia e Rebeca.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários