[SÉRIE D 2016] - Quarta Divisão terá 68 clubes e Amazonas passa a ter dois representantes

Teófilo Benarrós de Mesquita
A partir de informações do Site da CBF
Confederação Brasileira de Futebol
http://cbf.com.br
Foto: Fernando Torres/CBF


Manaus/AM
- Por meio de seu Presidente em exercício Antônio Carlos Nunes de Lima, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma novidade no formato do Campeonato Brasileiro da Série D 2016: aumento do número de equipes participantes. A competição passará a ser disputada por 68 clubes, com o objetivo de atender a demanda dos times por um calendário anual de atividades.

Para se chegar ao novo número, todas as Federações foram contempladas. Em breve, serão divulgados a tabela e os documentos técnicos do torneio. Na Primeira Fase, a Série D será regionalizada, dividida em 17 grupos de quatro equipes. Classificam-se para a Segunda Fase os primeiros colocados de cada grupo e os 15 melhores segundos lugares. A partir desta etapa, os confrontos serão no modelo mata-mata, em Jogos de Ida e Volta.

O anúncio veio uma semana depois da CBF ter publicado em seu site o aumento de 40 para 48 clubes. Na ocasião, no dia 15 de março, a CBF divulgou através de seu Diretor de Competições Manoel Flores, o Ofício Circular DCO/GER 070/2016, explicando que a competição seria disputada com 12 grupos de 4 clubes, com mais duas vagas para São Paulo e uma para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, Estado onde nasceu Coronel Nunes, o Presidente em exercício da CBF. Mas o critério adotado deixou de fora Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia, Federações mais bem ranqueadas que Rio, Minas, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará.

No novo comunicado, divulgado nesta terça-feira (22/03), a CBF se limita a informar que todas as Federações foram contempladas. Das 28 novas vagas criadas, 2 foram para São Paulo e todas as demais Federações ganharam mais um representante no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão. A primeira vaga do Amazonas é do Nacional/AM Bicampeão Estadual 2014/2015. A segunda vaga ainda não está definida, por falta de previsão no Regulamento, mas a Federação Amazonense de Futebol (FAF) deve indicar o Princesa do Solimões/AM, Vice-Campeão de 2015.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários