[DESPORTO UNIVERSITÁRIO] - Manaus/AM vai sediar competições de Luta e Futebol 7

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Antonio Lima/Sejel

Manaus/AM - Manaus/AM será sede da Liga do Desporto Universitário (LDU) de Lutas e Futebol 7 de 2016, que acontece de 06 a 12 de junho. Pela primeira vez recebendo o evento, a terrinha baré concorreu com São Paulo/SP e deve receber uma média de 700 atletas daqui pouco mais de um mês em seus complexos esportivos. A competição, que tem chancela da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), recebe apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Serão quatro modalidades de Luta em disputa: Karatê, Judô, Taekwondo e Luta Olímpica. Para participar do evento nacional é necessário passar pela seletiva regional, que aconteceu de 30 de abril a 7 de maio. "Vão ser classificados para a LDU somente o primeiro lugar de cada modalidade. Como sede, podemos ganhar mais uma vaga para cada esporte e aí o segundo colocado também poderá ser classificado. Estamos somente aguardando uma posição da Confederaçãoo. A expectativa quanto as modalidades de lutas está sendo muito grande, pois a fama de Manaus/AM quanto ao celeiro de grandes lutadores roda o País inteiro", disse a organizadora do evento em Manaus/AM e Presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente.

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, a LDU em Manaus/AM vai auxiliar no desenvolvimento do intercâmbio sociocultural e desportivo entre os estudantes universitários e estimular a prática esportiva entre os mesmos, modelo este seguido pelas universidades americanas. "A LDU tem por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas dos universitários e promover a ampla mobilização da juventude em torno do esporte, bem como identificar talentos no cenário esportivo universitário. Por isso, é uma conquista muito grande este evento para Manaus/AM e tenho certeza que será um sucesso. Concorrer com São Paulo/SP não foi fácil, mas a nossa cidade vai dar conta do recado", disse o titular da Sejel.

Fabricio Lima, afirmou também que a competição propicia o incentivo de apoio privado aos atletas. "Esta vai ser a hora dos atletas-estudantes mostrarem seu potencial e as universidades oportunizarem apoio a seus desportistas, que vão mostrar positivamente a sua instituição. Algumas aqui em Manaus/AM já tem esta iniciativa, através da oferta de bolsas, e creio que com a LDU inciativas como estas vão se popularizar mais", considerou Lima.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários