[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Improvisado no ataque, Fábio Gomes garante vitória do Fast Clube/AM contra Penarol/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/Site Oficial da FAF
http://fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Num final de partida emocionante, o Fast Clube/AM estreou com vitória na abertura do Campeonato Amazonense de 2017, superando o Penarol/AM por 1-0, gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo. Para aumentar o grau de emoção e dramaticidade, o gol salvador foi do zagueiro Fábio Gomes, que entrou em campo 11 minutos antes, para jogar improvisado de atacante. Voluntarioso, mas sem qualquer cacoete para a função, Fábio Gomes rodou feio pião doido o tempo todo que ficou em campo, sem tocar na bola. Seu primeiro toque foi a cabeçada fulminante, feito uma flecha, após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo ofensivo, que levou a pequena torcida fastiana presente ao Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, jogadores e membros da Comissão Técnica ao êxtase.

O primeiro tempo foi de muita vontade e muita bola rolando, mas pouca emoção. O Fast Clube/AM tinha mais posse de bola, bem ao seu estilo de trocar passes em busca da melhor oportunidade de dar o bote ofensivo. O Penarol/AM jogava claramente em busca de um empate, recuado, com três zagueiros bem postados - Preto Marabá, Samir e Júnior; dois laterais contidos no avanço - Kitó e Edicleber e muita marcação cerrada. Só não conseguia encaixar contra-ataques;

Aos sete minutos, numa saída de bola errada do Penarol/AM, Charles lançou Railson, que bateu cruzado, mas muito mal. Três minutos depois o Edicleber cruzou da esquerda buscando Rodrigo Marajó, com Bianor se antecipando e tirando de cabeça. Mais dois minutos de bola correndo e Léo Silva é acionado, mas mais uma vez Bianor cortou a jogada. Aos 19 minutos, Alex Piauí, livre na entrada da área, arriscou de primeira um rebote, mas muito por cima.

As melhores chances do primeiro tempo ocorreram na parte final. Aos 37 minutos Rodrigo Marajó foi lançado em contra-ataque, bailou na frente de Thyago Brandão e bateu à direita de Naylson, assustando. Três minutos depois a chance foi do Fast Clube/AM, em cruzamento de André Luiz da esquerda. Charles escorregou no meio da área e Roberto Dinamite surgiu livre, de frente para o gol, batendo com estilo, de chapa, buscando o ângulo superior esquerdo de Paulo Roberto, errando por pouco.

Os times mantiveram o pique do final do primeiro tempo e a etapa complementar foi mais movimentada e como mais objetividade ofensiva. E teve um final surpreendente, cheio de emoções. Ronni entrou no lugar de Alex Piauí e Werley na vaga de Emerson Tavares, com Railson voltando a ser improvisado como lateral-direito. Com apenas 30 segundos de jogo, o Penarol/AM tomou um susto, após cruzamento de André Luiz pela esquerda que Paulo Roberto largou para depois defender definitivamente. Aos seis minutos, Werley perdeu a jogada no meio de campo, Rodrigo Marajó avançou em velocidade e sofreu falta de Bianor na entrada da área. Na cobrança, o zagueiro e capitão Preto Marabá acertou a barreira. Na sequência da jogada, nova falta perigosa. E novamente Preto Marabá desperdiçou, batendo na barreira. No rebote, ele isolou.

Como o Penarol/AM estava melhor no início do segundo tempo, João Carlos Cavalo sacou Rodrigo e acionou Edinho Canutama, a segunda e última opção ofensiva no banco de reservas. A alteração surtiu efeito e o Fast Clube/AM reequilibrou as ações. Aos 13 minutos, Marlon arriscou de fora da área, com muita força e efeito, com Naylson rebatendo com dificuldade. No minuto seguinte, o ameaçado foi Paulo Roberto, em descida de Charles pela esquerda, batendo rasteiro, no canto direito, com o goleiro penarolense mandando a escanteio, em difícil defesa. Dois minutos depois, Edinho Canutama recebeu na direita, se livrou do marcador e bateu cruzado, com Paulo Roberto se esticando todo e mandando a escanteio.

Roberto Dinamite arriscou de fora da área, aos 23 minutos, com Paulo Roberto defendendo com dificuldade, de manchete. Cinco minutos depois Rodrigo Marajó arrancou em velocidade mas perdeu o ângulo da batida. Humberto Gomes, no Penarol/AM, fez substituições deixando o time mais compacto na defesa, jogando claramente pelo empate ou por uma oportunidade de contra-ataque. Sem outras opções ofensivas no banco de reservas, depois de colocar Werley e Edinho Canutama em campo, João Carlos Cavalou arriscou e ousou, colocando o zagueiro Fábio Gomes para jogar de atacante, aos 37 minutos.

Em diversos momentos, Fábio Gomes foi o jogador mais avançado do time, mais até que Charles. E corria muito, mesmo sem tocar na bola. Quando o Penarol/AM ensaiava um contra-ataque, Fábio Gomes reforçava a defesa. Quando o Fast Clube/AM tinha a posse de bola, lá ia o zagueiro, voando, para seu novo posto...

Em mais uma conclusão de fora da área, Rodrigo Marajó exigiu outra difícil defesa de Naylson. Aos 43 minutos, após cruzamento da direita, Júnior falhou, furando, e Charles dominou no peito com estilo, mas bateu com muita força, por cima do travessão. Em seguida, Werley arrancou pelo meio e bateu com força, também por cima. No contra-ataque, Rodrigo Marajó serviu a Kitó, pela direita, que cruzou errado, para fora.

Os minutos finais da partida foram emocionantes, com o Fast Clube/AM pressionando pela vitória. Em cobrança de falta de Robinho, aos 47 minutos, a bola explodiu no travessão e no rebote Charles quase fez de letra, ganhando escanteio. Na cobrança, cabeçada de Thyago Brandão com perigo, raspando a trave, com desvio do goleiro para novo escanteio. A pressão surtiu efeito e aos 48 minutos, após escanteio pela direita, Fábio Gomes surgiu livre, como uma flecha, no meio da área, cabeceando para o gol, em seu primeiro toque na bola.

Os jogadores do Penarol/AM reclamaram uma falta sobre o goleiro Paulo Roberto, sobrando cartão amarelo para Kitó. Não havia mais tempo para reação e assim terminou o jogo inaugural do Campeonato Amazonense 2017, com vitória fastiana por 1-0. Sábado (18/03), três jogos complementam a primeira rodada: Princesa do Solimões/AM - Holanda/AM, em Manacapuru/RM; Rio Negro/AM - São Raimundo/AM, em Manaus/AM, na Colina; e Nacional/AM - Manaus FC/AM, no Zamith, também em Manaus/AM. Pela segunda rodada, o Penarol/AM receberá o São Raimundo/AM, em Itacoatiara/AM e o Fast Clube/AM recebe o Princesa do Solimões/AM, novamente no Zamith. Antes, o time faz o Jogo de Volta da Copa Verde, contra o Santos/AP, em Macapá/AP, neste domingo (19/03).

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 1-0 Penarol/AM
Terça-feira, 14 de março de 2017, às 20 horas (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2017
Primeira Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Assistente 2: Uescléi Regison Pereira dos Santos/AM
4º Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
Delegado: Lázaro D'Ângelo Pinheiro/AM
Renda: R$ 3.210,00
Público pagante: 290
Cartões amarelos: Alex Piauí 23 e Cléber 44 minutos do primeiro tempo. Charles no intervalo. Bianor 7, Wervely 13, Ronni 14, Thyago Brandão 38 e Kitó 48 minutos do segundo tempo.
Gol: Fábio Gomes 48 minutos do segundo tempo.
Fast Clube/AM: Naylson; Emerson Tavares (Werley, no intervalo), Bianor, Thyago Brandão e André Luiz; Cleber (Fábio Gomes 38/2º), Roberto Dinamite, Rodrigo (Edinho Canutama 7/2º) e Railson; Charles e Robinho. Treinador: João Carlos Cavalo.
Suplentes: Guanair Júnior, Fábio Gomes, Velho, Renê, Vinícius, Werley e Edinho Canutama.
Penarol/AM: Paulo Roberto; Kitó, Preto Marabá, Samir, Júnior e Edcleber; Marlon, Alex Piauí (Ronni, no intervalo) e Léo Silva (Gigue 20/2º); Alex (Jorginho 31/2º) e Rodrigo Marajó. Treinador: Humberto Santos.
Suplentes: Ray, Ronni, Gigue, Roniel, Jorginho, Gereco e Willian.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários