[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Holanda/AM vence Princesa do Solimões/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/Site da FAF
http://fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Em um jogo com duas viradas de marcador, o Holanda/AM venceu o Princesa do Solimões/AM pelo clássico e elegante placar de 4-2, na noite desta terça-feira, no Estádio Ismael Benigno a Colina, na partida preliminar válida pela oitava rodada da Primeira Fase do Campeonato Amazonense 2017. Foi a segunda vitória do Laranja, que passou a oito pontos ganhos, permanecendo na sétima colocação. O Tubarão sofreu sua segunda derrota no certame, ficando com 13 pontos e caindo da segunda para a terceira posição na classificação. O time manacapuruense apresentou muitas falhas de marcação, tanto no miolo da zaga como na entrada da área, onde os jogadores adversárias desenvolviam suas jogadas com relativa liberdade.

Em campo, o Princesa do Solimões/AM começou criando as melhores chances. Aos 4 minutos Weverton desceu pela esquerda e serviu a Leozinho, que bateu para fora. Seis minutos depois, Rafael Borges arriscou de fora da área e Douglas fez a sua primeira grande defesa da partida. Gelvane, machucado, saiu aos 12 minutos, substituído por Wânder. Em outro ataque veloz pelo lado esquerdo, aos 14 minutos, Alessandro Toró recebeu e rolou para Weverton, que perdeu, batendo telegrafado para defesa de Douglas.

Michel recebeu cruzamento de Getúlio, da direita, aos 15 minutos, dominou no peito com estilo e bateu com classe, com a bola explodindo no travessão de Douglas. O Princesa do Solimões/AM era nitidamente melhor quando sofreu o primeiro gol, aos 17 minutos, com Alcino dominando fora da área e mandando um balaço, no ângulo superior direito de Luis Paulo, uma bola indefensável. A vantagem deu um novo alento ao Holanda/AM, que passou a criar mais chances, equilibrando as ações. Aos 22 minutos o zagueiro Chicão arriscou de fora da área, com Luis Paulo encaixando firme. Dois minutos depois, Weverton avançou pela esquerda, em velocidade, e bateu para defesa parcial de Douglas.

Em rebote da zaga adversária, Sidney pegou firme, para boa defesa de Luis Paulo, aos 25 minutos. Imediatamente o Tubarão respondeu, em jogada pela esquerda com Douglas tocando levemente após o cruzamento, o suficiente para tirar do alcance de Weverton. Três minutos depois, Wânder aprofundou para Michell, pela direita, que foi travado por Sidney na hora do arremate. Thiaguinho cobrou falta com perigo aos 33 minutos, no canto direito baixo, exigindo grande defesa de Luis Paulo, que espalmou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, pelo lado esquerdo, com Thiaguinho, Chicão subiu e cabeceou com muito perigo, para fora.

Leozinho lançou Alessandro Toró aos 34 minutos, com Douglas saindo de forma arrojada, nos pés do adversário. No minuto seguinte, Alberto cobrou falta na área, desde a intermediária, com os jogadores do Princesa do Solimões/AM assistindo a bola atravessar todo o campo até chegar a Paulo Rossíneo, que pegou de primeira, mas fraco, para defesa de Luis Paulo. No lance seguinte, Rafael Borges ajeitou e arriscou, da intermediária, com a bola passando raspando o travessão. Antony e Marinho tabelaram pelo lado direito, aos 40 minutos, com Marinho cruzando rasteiro e Romário perdendo, debaixo do gol.

Em mais uma chegada pela esquerda, aos 41 minutos, Alessandro Toró saiu na cara do gol e Douglas fez mais uma defesa arrojada, nos pés do meia. Dois minutos depois Weverton cobrou falta na área e Pastor cabeceou para o gol, mas em posição de impedimento. Após o término da primeira etapa Pastor se dirigiu ao árbitro Freddy Rafael e reclamou demais e acintosamente, sendo advertido com cartão amarelo.

Alberone Souza sacou Júnior Baé, colocando Branco em seu lugar, no intervalo. Com dois minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio, Alessandro Toró tirou para novo escanteio. Na segunda cobrança, Luis Paulo saiu caçando borboletas, com a bola passando por toda a área. No minuto seguinte, o Holanda/AM assustou de novo, mais uma vez com Alcino, recebendo com liberdade e arriscando com perigo. Branco respondeu, aos 4 minutos, recebendo pela direita, limpando o lance e batendo com perigo, mas por cima. Aos 9 minutos o atacante cabeceou de forma fraca um cruzamento da direita, de Getúlio, facilitando a defesa de Douglas. Aos 13 minutos Alberto arrancou em velocidade pela esquerda mas, quando já ia adentrar à área adversária, acabou adiantando muito a bola, perdendo o domínio da jogada.

O empate do Princesa do Solimões/AM surgiu aos 14 minutos, quando Getúlio cruzou da direita, Branco ajeitou de cabeça para Weverton, que bateu de biquinho de chuteira para marcar (foto abaixo).
O Holanda/AM não se abateu e quase volta à frente do placar, em duas oportunidades seguidas aos 20 minutos. Na primeira, Romário desceu pela esquerda, limpou o lance mas finalizou sem sucesso. Na sequência, a zaga do time manacapuruense parou na jogaga, Luis Paulo saiu mal do gol e Marinho, de costas, tentou de cabeça, mas muito sem direção.

A virada aconteceu aos 21 minutos, quando Michell lançou Wânder, que disputou contra a zaga aos trancos e barrancos e, quase caído, deu um toquinho para tirar Douglas e marcar o segundo gol do Princesa do Solimões/AM. Com a vantagem, o Tubarão do Norte se acalmou mais em campo e passou a dominar as ações. Aos 25 minutos, Cristiano Natal fez lançamento direto da zaga para o ataque, mas Branco não conseguiu dominar a bola. Dois minutos depois, Alessandro Toró tabelou com Michell, mas errou o último passe, buscando Branco. O Holanda/AM despertou de novo aos 28 minutos, quando Alcino recebeu aberto na direita, entrou na área, e bateu cruzado, com perigo, à esquerda. Foi seu último lance e ele saiu de campo, substituído por Max.

Em mais uma falha de marcação, o Princesa do Solimões/AM tomou o segundo gol, aos 30 minutos. Thiaguinho bateu falta pela direita, alcanço na área, onde Antony, sem ser incomodado, subiu para cabecear e estufar as redes, estabelecendo o empate em 2-2. O jogo melhorou, com o Princesa do Solimões/AM tentando a vitória e o Holanda/AM, extremamente disciplinado taticamente, aproveitando os espaços deixados pelo adversário. Aos 33 minutos, Michell cobrou falta da direita e Cristiano Natal mergulhou bonito, de peixinho, com a bola raspando a trave direita. Dois minutos mais tarde, Weverton foi lançado em profundidade e Douglas saiu mais uma vez de forma arrojada, salvando o time.

Romário entrou na área pela esquerda e, sob forte marcação, cavou o pênalti, marcado por Freddy Rafael Lopez Fernandez, aos 37 minutos. Por reclamação, Luis Paulo e Rafael Borges receberam cartões amarelos. Na cobrança de Marinho, no canto esquerdo de Luis Paulo, a segunda virada do jogo, agora em favor do Holanda/AM. A exemplo de Antony, fez o gol e foi substituído, entrando Rafael Oliveira. Alessandro Toró arriscou de fora da área, aos 40 minutos, raspando o travessão. Alberone trocou Rafael Borges por Randerson aos 41 minutos, e Sidney Bento tirou Romário e colocou Sérgio Duarte Júnior, aos 42 minutos. Em cobrança de falta na área, Douglas fez defesa difícil, no canto direito baixo, em cabeçada perigosa.

O árbitro assinalou seis minutos de acréscimos, e em contra-ataque, aos 50 minutos, Thiaguinho recebeu lançamento em profundidade de Paulo Rossíneo, avançou em velocidade pela direita, com um corte de letra tirou o zagueiro da jogada e bateu na saída de Luis Paulo, marcando um golaço e fechando o placar com um clássico 4-2.

Ficha Técnica:
Holanda/AM 4-2 Princesa do Solimões/AM
Terça-feira, 18 de abril de 2017, às 19 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2017
Oitava Rodada da Primeira Fase
Partida preliminar de São Raimundo/AM 0-3 Rio Negro/AM
Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Elivane Trindade da Costa/AM
4º Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Renda: R$3.770,00
Público pagante: 342 (427 presentes)
Cartões amarelos: Alcino 2 minutos do primeiro tempo. Pastor, no intervalo. Edirley 9, Getúlio 10, Alessandro Toró 18, Michell 30, Cristiano Natal 32, Luis Paulo 38, Rafael Borges 38, Max 39, Chicão 42 e Romário 43 minutos do segundo tempo.
Gols: Alcino 17 minutos do primeiro tempo. Weverton 14, Wânder 21, Antony 30, Marinho (pênalti) 37 e Thiaguinho 50 minutos do primeiro tempo.

Holanda/AM: Douglas; Antony, Chicão, Sidney e Alberto; Edirley, Alcino (Max 30/2º), Paulo Rossíneo e Thiaguinho; Marinho (Rafael Oliveira 38/2º) e Romário (Sérgio Duarte Júnior 42/2º). Treinador: Sidney Bento.
Suplentes: Neto, Carlinhos, Jussan, Sérgio Duarte Júnior, Rafael Oliveira, João Lucas, Ioran, Pedro Alexandre e Max.
Princesa do Solimões/AM Luis Paulo; Getúlio, Pastor, Cristiano Natal e Gelvane (Wânder 12/1º); Rafael Borges (Randerson 40/2º), Júnior Baé (Branco, no intervalo), Alessandro Toró e Michel; Leozinho e Weverton. Treinador: Alberone Souza.
Suplentes: Raiscifran, Clemilton, Araújo, Randerson, Wânder, Branco e Robeilson Imperador.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários