[ESPORTES PARAOLIMPICOS] - Amazonas conquista 13 Medalhas em Recife/PE

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Amazonas mostrou, mais uma vez, a força do Paradesporto em competições nacionais. Desta vez, cinco paratletas locais conseguiram 13 Medalhas na disputa do Regional Norte Nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa, o primeiro do ano de 2017, na cidade de Recife/PE. Entre Ouro, Prata e Bronze, três atletas que recebem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), obtiveram índice e conseguiram vaga para participar do Campeonato Brasileiro.

Um dos maiores nomes do Paratletismo do Estado, Dernival Souza, 41 anos, devastou os adversários. Nas três modalidades em disputa, Lançamento de Dardo e Disco e no Arremesso de Peso (Categoria F12/baixa visão), Souza faturou o Ouro nas três provas, ocorridas no último final de semana. “Foi uma competição muito boa e bastante disputada. Os concorrentes de Recife/PE, Fortaleza/CE e Natal/RN estão ficando fortes. Foi muito disputado, mas conquistei as Medalhas de Ouro e estou muito feliz com o resultado. Todo o esforço valeu”, comentou o paratleta, para em seguida anunciar a conquista da vaga para o Brasileiro que ocorre no mês de junho.

“Consegui conquistar a vaga no Brasileiro no Lançamento do Disco. Fiz a marca de 26,57 metros quando era preciso fazer 26. Agora para o Nacional vai ser preciso fazer 28 e estou trabalhando em cima disso”, comentou Dernival, que treina das 7 horas às 11h30min, no Complexo de Atletismo da Vila Olímpica de Manaus/AM, no Dom Pedro.

Das piscinas também saíram Ouro, Prata e Bronze, além de vagas para o Brasileiro. Os responsáveis pelo feito foram os paratletas Jean Dias, 42 anos, e Simplício Campos, 30 anos (foto da postagem), que novamente colocaram o Amazonas em destaque na Natação. “Fiquei com duas Pratas nos 200 metros Medley e nos 100 Borboleta, o Bronze foi nos 100 metros Peito. O importante da competição era conquistar o índice para as três etapas do Brasileiro, em junho, agosto e em novembro, em São Paulo. Já fui Campeão Brasileiro em 2010 no Borboleta e Peito e agora é treinar para fazer um bom Brasileiro e conquistar a vaga no Mundial do México”, avaliou Simplício que competiu nas classes S8, SB8, SM8 (limitações físico- motoras).

Na Natação (S6/paralisia cerebral), o experiente Jean Cláudio Dias também fez bonito. O nadador conquistou o Ouro nos 400 metros Livre e o índice para o Brasileiro, e ainda teve fôlego para trazer a Prata nos 100 metros Livre. “Foi muito difícil. Agora vou precisar treinar mais, até mais do que já treino pela manhã, tarde e à noite, para conquistar o Ouro no Brasileiro. Tenho certeza que representamos muito bem nosso Estado”, afirmou.

RESULTADOS
Jean Dias
400 metros Livre - Ouro - Índice
100 metros Livre - Prata

Simplício Campos
200 metros Medley - Prata - Índice
100 metros Borboleta Prata - Índice
100 metros Peito - Bronze - Índice

Cheine Araujo
Arremesso de Peso - Ouro
Lançamento de Disco - Prata

Dernival Santos
Lançamento de Disco - Ouro - Índice
Lançamento de Dardo - Ouro
Arremesso de Peso - Ouro

Fernanda Souza
Lançamento de Disco - Prata
Arremeso de Peso - Prata
Lançamento de Dardo - Bronze

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários