[ULTRAMARATONA] - Desafio 90k vai aliar esporte e solidariedade

Da Agência ProMover Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

Manaus/AM - Fazer o bem através do esporte. Esse é o principal objetivo do Desafio 90k Solidário, que acontece neste domingo (17/12) quando os Ultramaratonistas Vitor Gadelha e André Costa percorrerão o trajeto do Açutuba, em Iranduba/AM, em direção a Ponta Negra, em Manaus/AM, com largada às 6 horas. O percurso possui 90 quilômetros, sendo 60 quilômetros de Corrida e 30 quilômetros de Natação. O projeto já arrecadou mais de 1 tonelada de alimento, até o momento, e a expectativa é que este número aumente.

“Este é um evento totalmente solidário, pensando em contribuir com aqueles que necessitavam através de uma inciativa esportiva. Um desafio importante para a carreira desses dois Ultramaratonistas, mas que também proporciona a interação entre outros atletas, pois muitos fizeram a doação de alimentos, contribuindo para o principal foco do evento. Em contrapartida, o André Costa vai correr 60 quilômetros, ao mesmo tempo em que o Vítor vai nadar 30 quilômetros, ambos saindo da Praia do Açutuba e chegando na Ponta Negra”, explicou o responsável pelo evento, Pierre Gadelha, proprietário da Aquática Amazonas.

A previsão é que a prova finalize por volta do meio-dia e apesar da experiência em provas de longas distâncias, Vitor afirma que o evento não deixa de causar grande expectativa, ainda mais por ser no quintal de casa. Nesta sexta-feira (15/12), o amazonense faz o último treino do ano na Aquática Amazonas de 1.500 metros e no sábado (16/12) um trabalho de fisioterapia com o profissional Francisco Coelho.

“Essa é uma prova muito especial para mim e o André, esperamos que ela se torne tradicional, e por ser a primeira vez a acontecer, isso nos deixa com uma expectativa enorme em querer fazer. Este ano tive vários desafios, inclusive internacionais como o Capri-Napoli, no meu caso, e o André fez a Comrades Race, então acredito que estamos bem preparados. Fiz alguns treinos aqui no Rio Negro de 20 quilômetros, nadei a Maratona Aquática tem duas semanas, então estou bem feliz e confiante. Essa vai ser minha última prova do ano e fecharei com chave de ouro, depois férias”, disse.

Para André, aliar o amor ao esporte e ao próximo é a união perfeita para o corpo e a mente. “Esse projeto quer disseminar o bem e espero que ele seja apenas o primeiro de muitos outros que possam surgir. Digamos que essa é uma pequena retribuição daquilo que recebemos o ano todo, como carinho, torcida, apoio, alegrias, conquistas. Tudo aquilo que veio de bom, queremos multiplicar. E cada passo, cada braçada, terá um sentido único”, vibrou.

Aqueles que desejarem contribuir com a iniciativa, ainda dá tempo. As doações estão sendo feitas na Aquática Amazonas, localizada na avenida Ephigênio Salles, s/n, em horário comercial, e quem doar acima de 30 quilos poderá participar da corrida, ao lado de André, optando por cinco tipos de provas, a partir de 11 quilômetros.

A entrega dos alimentos será feita a partir da próxima semana, nos seguintes locais: Casa de Sarah, em Iranduba/AM; Lar da Dona Val, Lar de Sheilla e Abrigo Nasser.

OS ULTRAMARATONISTAS
André Costa é atleta amador desde 2009. Apaixonado por esportes, principalmente pelo individual, como Corrida e Triathlon, participou de provas de curta e longa distâncias, como São Silvestre, Meia Maratona do Rio/RJ, Triathlon em Pirassununga/SP, Tristar Rio de Janeiro/RJ, Ironman Brasil em Florianópolis/SC, Ultramaratonas de 4 horas e de 50 quilômetros offroad em Manaus/AM e a Maior Ultramaratona do Mundo, a Comrades Marathon 2017.

Vitor Gadelha começou a nadar com apenas 9 anos. Após alguns anos, decidiu participar de uma nova modalidade: águas abertas. Atualmente se dedica a Ultramaratonas Aquáticas – provas com distância acima de 15 quilômetros. Além de ser o primeiro atleta do Norte/Nordeste e o mais novo completar a Travessia Leme ao Pontal, conquistou o 1º Lugar da Maratona del Golfo Capri Napoli, na Itália.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários