[CULTURA] - Karine Aguiar e Zé Miguel apresentam Conexão Amazônia em Manaus/AM

Da Produção Karine Aguiar
Com informações da Assessoria Saunier Music Produções
contato@karineaguiar.com
Fotos: Divulgação

Manaus/AM - Uma reunião de alguns dos maiores nomes da canção amazônica é o que irá acontecer no próximo dia 03 de fevereiro, em Manaus/AM, no Caboclo Culinária Amazônica. A cantora amazonense Karine Aguiar (atualmente residente em São Paulo por ocasião de seu Doutorado em Música na UNICAMP) irá receber o cantor e compositor amapaense Zé Miguel, autor de Pérola Azulada, uma das mais emblemáticas obras do cancioneiro regional. Em tom de confraternização, a noite também promete reunir outros grandes nomes como Zeca Torres (parceiro de Aldísio Filgueiras na canção Porto de Lenha), Célio Cruz (autor de Candeia de Estrelas) e Gonzaga Blantez, que recentemente emplacou o sucesso Curió do Bico Doce na novela A Força do Querer.

“Será uma noite em que as muitas Amazônias irão se encontrar por meio da música. Vai ter Jungle Jazz, Marabaixo, Bossa Nova, Bolero, Carimbó e Zouk, tudo isso para mostrar o quanto nós amazônidas somos plurais em nossa cultura e o quanto nós somos capazes de dialogar com o resto do Brasil e do mundo através dos nossos sons e canções”, destaca Karine Aguiar.

O show é, na verdade, parte de um circuito cultural idealizado por Zé Miguel, denominado Conexão Amazônia, com objetivo de integrar artistas amazônicos em parcerias voltadas para o mercado musical. Em 2017, Karine Aguiar e Zé Miguel inauguraram a parceria por meio deste circuito com um show com ingressos esgotados na capital amapaense e, em 2018, eles seguem dando continuidade integrando outros artistas que cantam as tradições musicais da Amazônia.

Para o show, Karine e Zé prepararam canções em duetos contidas em seus respectivos trabalhos, além de outros clássicos da MPB e da música amazônica. Os convidados também irão entoar seus principais sucessos, trazendo uma rica viagem à vasta produção autoral dos artistas locais. Reservas de mesas podem ser efetuadas via WhatsApp (11 99916-4650) ou pelas redes sociais da artista Karine Aguiar - Facebook e Instagram

KARINE AGUIAR
Cantora, compositora pesquisadora nascida em Manaus/AM. É Doutoranda em Música pela UNICAMP e pesquisadora em Etnomusicologia e Dinâmicas Socioambientais. Possui dois discos lançados: Arraial do Mundo (2012), gravado em Nova Iorque e premiado em Paris como Melhor CD de MPB em 2014 pelo Portal do Brasil na França; e Organic (2016), produzido pelo jazzista norte-americano Matthew Parrish. Já se apresentou em importantes palcos no Brasil, Europa e Estados Unidos, com sucesso de crítica e de público.

ZÉ MIGUEL
Cantor e compositor, nascido em uma família quilombola, na cidade de Macapá/AP, capital do estado do Amapá. Há 35 anos retrata em uma vasta obra as minúcias do cotidiano do homem amazônico, que habita tanto o ambiente rural quanto o urbano. Um ativista sensível às questões socioambientais amazônicas através da música, é reconhecido pela canção Pérola Azulada, uma verdadeira ode à proteção da natureza. Possui 12 CD’s e dois DVD’s gravados, sendo um dos compositores mais importantes da região Norte. Dentre seus parceiros musicais em nível nacional e internacional, desatacam-se nomes como Nilson Chaves, Eliakin Rufino, Val Milhomem, Joãozinho Gomes (indicado ao Grammy em 2017), Célio Cruz e com as cantoras Karine Aguiar (Manaus/AM) e Roseline Jersier (Guiana Francesa). Sobre sua trajetória artística internacional, destaca-se sua participação no Quarteto Senzala por um período de quatro anos, tendo suas obras lançadas simultaneamente na América do Sul, na Alemanha e na França pelo selo europeu Ganzer Hanker GMBO. Em sua trajetória nacional, destacam-se shows realizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Geras, Ceará, Sergipe, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Em sua trajetória política, exerceu o cargo de Secretário de Cultura do Estado do Amapá durante os anos de 2011 e 2013, tendo criado a primeira Orquestra Quilombola do mundo e, ainda, introduzido uma consistente política de editais culturais com recursos da Vale do Rio Doce. Atualmente, dedica-se integralmente à produção de novas canções, tendo lançado o CD Amazônia na Veia, trazendo participações especiais de artistas regionais e internacionais.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários