[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Penarol/AM vence São Raimundo/AM e se classifica direto para as Semifinais

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - O mandante, São Raimundo/AM, buscando a vitória e torcendo contra o Rio Negro/AM para se classificar às Quartas de Finais e o visitante, Penarol/AM, buscando a vitória para terminar como Líder do seu Grupo e passar diretamente às Semifinais. Ingredientes suficientes para garantir emoção ao confronto deste domingo (18/02), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, pela quarta e última rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno do Campeonato Amazonense. Mas teve muito mais. Teve até confusão, da torcida do São Raimundo contra jogadores hoje adversários, que já defenderam as cores do clube.

O primeiro sinal que as coisas não dariam certo para o Tufão da Colina surgiu logo no primeiro lance perigoso do jogo, aos 6 minutos, em jogada que Railson construiu pela direita, passando para Endy servir ao artilheiro Branco, que não perdoou e abriu o placar. O São Raimundo/AM tentou o empate aos 10 minutos, num chute de longe de Dênis Maranhão que desviou no meio do caminho, saindo a escanteio. Mas era pouco, e parte da torcida colinense já ensaiava protestos contra o time e o resultado aos 15 minutos.

O clima amenizou aos 20 minutos, quando Macleison fez jogada pela direita e cruzou para a chegada de Dênis Maranhão entre os zagueiros, sendo mais rápido e tocando para o fundo das redes, empatando a partida. O São Raimundo/AM quase virou o placar aos 26 minutos, perdendo duas vezes no mesmo lance, primeiro com Anderson Palheta e, no rebote, Silvio jogando por cima do gol.

Houve parada para a hidratação, o famoso tempo técnico, dos 26 aos 29 minutos. O jogo voltou morno e somente aos 41 minutos ocorreu novo lance digno de registro, com Endy arriscando para defesa firme de Rascifran. Dois minutos depois Branco quase marcou, em jogada de velocidade na qual o goleiro Matheus saiu providencialmente do gol, abafando a conclusão do atacante do time penarolense.

Aos 45 minutos, Railson sofreu falta no momento em que ia lançar Branco, livre mais à frente. O primeiro tempo teve 5 minutos de acréscimos e nos descontos, aos 49 minutos, Leozinho cobra escanteio pela esquerda e a bola passa por Railson e Charles.

Para o segundo tempo, Ivanzinho voltou no lugar de Léo Oliveira, na primeira substituição de Carlos Tozzi. Logo aos 2 minutos Emerson sai jogando errado, na tentativa de passe para Pastor, e Silvio fica frente à frente com Rascifran, mas perde a oportunidade, com o goleiro salvando com os pés. O goleiro penarolense fez outra grande defesa, aos 6 minutos, espalmando com a ponta dos dedos, após cobrança de escanteio e cabeçada de Endy.

Quando o São Raimundo/AM era melhor, criava as melhores chances e estava mais perto do segundo gol, sofreu o golpe fatal. Branco fez grande jogada e no rebote do goleiro Matheus, Leozinho marcou o segundo gol, aos 10 minutos. O gol sofrido forçou a primeira alteração no São Raimundo/AM, aos 14 minutos, com Anderson Palheta saindo para a entrada de Lucas Victor. Cinco minutos depois, Dedezinho entrou no lugar de Lucas Matheus.

Uma sequência de cartões amarelos verificou-se depois, com Charles (21 minutos), Endy (22 minutos) e Railson (23 minutos) sendo advertidos. Assim, o tempo técnico, entre os 25 e 27 minutos foi primordial para acalmar os ânimos. No retorno, Pastor fez falta intencional e Silvio e o juiz Freddy Rafael Lopez Fernandez amarelou ao não aplicar o cartão ao zagueiro, o que acarretaria na sua sua expulsão, por já ter sido punido no primeiro tempo.

Lucas Victor cobrou falta na área, aos 29 minutos, e Ediglê, na pequena área, perdeu a chance do empate. Railson perdeu de forma incrível, ao receber passe açucarado de Branco e bater por cima, na tentativa de encobrir Matheus, adiantado. Três minutos depois, Railson cobrou falta no bico esquerdo da grande área e a bola desviou na barreira, mudando por completo a trajetória da bola e tirando qualquer chance de defesa de Matheus. A comemoração do terceiro gol do Penarol/AM acabou sendo o estopim para uma grande confusão, que deixou a partida parada por 8 minutos.

O atacante Charles, que esteve no São Raimundo/AM no final do ano passado, na conquista da Segunda Divisão, chamou seus companheiros para comemorar o gol ao lado de uma faixa de uma organizada são raimundense, despertando a ira de parte dos torcedores. Pela provocação, Charles recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Na saída de campo, foi hostilizado por um grupo de torcedores, que jogaram duas latas de cerveja contra o jogador, que não consegui ter acesso ao vestiário. As latas foram recolhidas, fotogradas e anexadas à súmula da partida. Houve ainda o lançamento de um sinalizador em campo, muito próximo ao goleiro Rascifran.

Quando a bola voltou a rolar, aos 40 minutos, Adrianinho entrou no lugar de André. O árbitro aplicou 13 minutos de acréscimos: oito da confusão, dois do tempo técnico e mais três por conta das paralisações no decorrer do segundo tempo. Aos 46 minutos, Branco é derrubado na entrada da área. Na cobrança de Railson, a bola bate na barreira. Branco foi substituído por Caio, aos 48 minutos. Macleison levou cartão amarelo aos 49 minutos e, apenas três minutos depois sofreu nova advertência, sendo expulso de campo.

Dênis Maranhão, num bate-rebate na área, acertou a trave de Rascifran, aos 51 minutos. Railson quase marcou o quarto gol, aos 55 minutos, quando tentou encobrir o goleiro Matheus, mais uma vez adiantado. Marinélson entrou no lugar de Leozinho, aos 56 minutos, mas sequer teve tempo de tocar na bola, com o final da partida e a vitória do Penarol/AM por 3-1, garantindo ao clube de Itacoatiara/AM a condição de Semifinalista, por ter sido o primeiro colocado do Grupo A.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 1-3 Penarol/AM
Domingo, 18 de fevereiro de 2018, às 16 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2018
4ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno
Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Assistente 1: Francisco Souza da Silva Filho/AM
Assistente 2: Odenilson Ferreira Monteiro/AM
4º Árbitro: Raimundo José de Medeiros/AM
Estagiário: Rivaldo Silva de Souza/AM
Renda: R$ 2.030,00
Público pagante: 193
Cartões amarelos: Rafael Borges 35 e Pastor 44 minutos do primeiro tempo. Charles 21, Endy 22, Railson 23, Ediglê 31, Wellington 47 e Macleison 49 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Charles 32 e Macleison 52 minutos do segundo tempo, ambos pelo segundo cartão amarelo.
Gols: Branco 6 e Dênis Maranhão 20 minutos do primeiro tempo. Leozinho 10 e Railson 32 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Matheus; Lucas Matheus (Dedezinho 19/2º), Wellington, Ediglê e Anderson Palheta (Lucas Victor 14/2º); Rafael Borges, André (Adrianinho 40/2º), Endy e Macleison; Dênis Maranhão e Silvio. Treinador: Marquinhos Píter.
Suplentes: Miguel, Uilton, Lucas Victor, Paulo Sérgio, Dedezinho e Adrianinho.
Penarol/AM: Rascifran; Emerson Tavares, Pastor, Dyovan e Gelvane; Léo Oliveira (Ivanzinho, no intervalo), Jeferson, Leozinho (Marinélson 56/2º) e Railson; Branco (Caio 48/2º) e Charles.Treinador: Carlos Tozzi.
Suplentes: Dida, Ivanzinho, Celsinho, Marlon, Kitó, Kaio, Marinélson e Walax.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários