[SÉRIE D 2018] - Com empate em Boa Vista/RR, Nacional/AM se classifica para a Segunda Fase

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Ennas Barreto/Assessoria Nacional/AM
Ficha Técnica: Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Primeira missão cumprida. O Nacional/AM está na Segunda Fase do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão 2018, a Série D. A classificação foi confirmada neste domingo (27/05), com o empate fora de casa, em Boa Vista/RR, frente ao São Raimundo/RR, pelo placar de 1-1, que valeu a Liderança do Grupo A03. Para a Segunda Fase, em caráter eliminatória, após jogos de Ida e Volta, o adversário será o Altos/PI, vindo do Grupo A05, como um dos 15 melhores segundos colocados.

Ainda que na condição de visitante, e com o empate sendo suficiente para alcançar a vaga, o Nacional/AM começou a partida pressionando o adversário. Logo com um minuto de jogo, o lateral-esquerdo Sousa arriscou chute a gol, exigindo defesa em dois tempos do goleiro Diego. No segundo lance perigoso, aos cinco minutos, Jackie Chan entrou na área livre de marcação mas bateu para fora, perdendo a chance de abrir o placar.

O São Raimundo/RR equilibrou as ações ainda cedo, e suas duas primeiras oportunidades foram com Belão, ambas de cabeça - a primeira aos 7 minutos, para fácil defesa de Marcelo Valverde, depois de cobrança de falta efetuada pelo lateral-direito Luã e a segunda no minutos seguinte, mas com o lance invalidado em razão de impedimento do jogador do time roraimense. Aos 11 minutos quem levou perigo foi Raí, em chute à direita de Marcelo Valverde. Raí repetiu a dose de perigo no minuto seguinte, agora por cima da meta nacionalina.

Jackie Chan chegou de novo com liberdade na área adversária, aos 14 minutos, pela esquerda, mas bateu forte e por cima. O jogo era lá e cá, pois só a vitória interessava aos times. No minuto seguinte, Emerson bateu desequilibrado, caindo, para fora, mas com perigo. Lance inusitado ocorreu aos 17 minutos, quando Luã chutou para o gol, a bola desviou no árbitro no meio do caminho, sobrando para Raí, com o auxiliar indicando impedimento do atacante do São Raimundo/RR.
O grito de gol ficou preso na garganta do torcedor local aos 23 minutos, em jogada com a participação de defensores: Luã bateu para o gol, Vinícius desvio no meio do caminho e Marcelo Valverde fez defesa difícil; no rebote, o goleiro fez nova defesa difícil, na conclusão de Raí. Aos 31 minutos, Raí bate de primeira, de dentro da área, à direita. Dois minutos depois foi novamente Jackie Chan quem bateu para fora.

Apesar do equilíbrio das ações e das chances alternadas, o time visitante foi quem abriu o marcador. Zé Antônio, em cobrança de falta da intermediária, acertou o canto direito de Diego, para alegria dos torcedores nacionalinos que se deslocaram de Manaus/AM a Boa Vista/RR, para incentivar seu time. O São Raimundo/RR terminou o primeiro tempo em busca do empate, com Luã e Felipe, em duas oportunidades, mas o Nacional/AM desceu para o vestiário com a vitória parcial.

Na volta do intervalo, o São Raimundo/RR começou criando boas chances. No primeiro minuto, Belão, de voleio, quase empatou, mas a zaga nacionalina aliviou o perigo. Na cobrança de escanteio, novo escanteio, depois que Vinícius cabeceou e a bola desviou num adversário, a caminho do gol. Aos três minutos Alan cabeceou encobrindo Marcelo Valverde, com a zaga tirando em cima da linha. No contra ataque, no minuto seguinte, Charles bateu com estilo e Diego fez grande defesa.

Romanelli entrou no lugar de Felipe, logo aos 8 minutos do segundo tempo, na primeira alteração da partida. Aos 11 minutos, um cruzamento na área do time roraimense assustou, passando por todos, com o goleiro Diego salvando no reflexo o segundo gol nacionalino. Quatro minutos depois, Marcelo Valverde saiu bem da meta, evitando a conclusão de Raí. Aos 18 minutos, em rebote de Diego, Jackie Chan bateu por cima do gol.

Charles levou perigo novamente, aos 23 minutos, com Diego espalmando. Marcelo Valverde defendeu com segurança, tentativa de Luã, logo em seguida. Dois minutos depois, Raí quase empatou, em jogada de arrojo, mas Marcelo Valverde defendeu de novo. Na segunda alteração no São Raimundo/RR, Derik entrou no lugar de Balão, aos 27 minutos. No Nacional/AM, saiu Danilo Galvão para a entrada de Delcinei.

Em lance característico, Sousa bateu forte de fora da área, para defesa de Diego, aos 30 minutos. Porém, no lance seguinte, o São Raimundo/RR chegou ao empate, com Luã cruzando rasteiro e Raí desviando de carrinho para o fundo das redes. Precisando da vitória, o treinador Chiquinho Viana tirou João Paulo, aos 36 minutos, colocando Tomaz em campo.

Porém, só mais um lance de perigo foi criado, aos 46 minutos, em mais uma jogada pela direita do lateral Luã, com Raí cabeceando e Marcelo Valverde chegando para defesa antes do zagueiro Alan, que surgia perigosamente. Mas ficou tudo no empate, resultado que valeu ao Nacional/AM a classificação como primeiro do grupo, eliminando o São Raimundo/RR, um dos dois piores segundos colocados dentre os 17 vice-líderes.

Ficha Técnica:
São Raimundo/RR 1-1 Nacional/AM
Domingo, 27 de Maio de 2018, às 17 horas (de Manaus/AM)
Estádio Raimundo Ribeiro de Souza, em Boa Vista/RR
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D 2018
6ª Rodada da Primeira Fase - Grupo A03
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior/MG
Assistente 1: Breno Rodrigues/MG
Assistente 2: Marcyano da Silva Vicente/MG
4º Árbitro: José Ordilo Soares da Silva/RR
Analista de Campo: Cloves Campos Rates/RR
Cartões amarelos: Marcelo Valverde 15 e Belão 40 minutos do primeiro tempo. Danilo Galvão 5, Bianor 45 e Luã 47 minutos do segundo tempo.
Gols: Zé Antônio 41 minutos do primeiro tempo. Raí 31 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/RR: Diego; Luã, Vinícius, Alan Caruaru e André; João Paulo (Tomaz 36/2º), Belão (Derik 27/2º), Ygor e Emerson; Raí e Felipe (Romanelli 7/2º). Treinador: Chiquinho Viana.
Suplentes: Marcão, Boi, Kelvin, Juan, Samuel, Maranhão, Nilsão, Romanelli, Derik, Lucas e Tomaz.
Nacional/AM: Marcelo Valverde; Anderson, Bianor, Zé Antônio, Guigui e Sousa; Dênis Pedra, Pelezinho e Charles; Danilo Galvão (Delcinei 27/2º) e Jackie Chan (Felipe Leite 35/2º). Treinador: Lecheva.
Suplentes: Paulo Wanzeler, Jefferson Siqueira, Delcinei, Felipe Leite, Luas Santos, Jailton e Fininho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários