[CAMPEONATO AMAZONENSE 2019] - Clubes já iniciaram preparativos para o Barezão

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Faltando 23 dias para o início do Campeonato Amazonense da Primeira Divisão 2019, seis clubes já anunciaram seus elencos ou estão em preparativos para a disputa: Manaus FC/AM, atual Bicampeão, Fast Clube/AM, Nacional/AM, Rio Negro/AM, Princesa do Solimões/AM e Penarol/AM já mostraram suas armas. Iranduba/AM e Sul América/AM, que conquistaram o Acesso para o Barezão 2019, são os dois clubes com maior mistério até o presente momento.

A primeira rodada do Barezão 2019 será disputada nos dias 2 e 3 de fevereiro. Fast Clube/AM e Iranduba/AM abrem o certame oficial, num sábado (02/02), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM, a partir das 15h30min. Um pouco mais tarde, às 18 horas, o Bicampeão Manaus FC/AM encara o Sul América/AM, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, também em Manaus/AM.

A rodada será concluída no domingo (03/02), Nacional/AM - Penarol/AM, com início previsto para as 15h30min, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM. O único jogo programado para o interior fecha a primeira rodada, com o Princesa do Solimões/AM recebendo o Rio Negro/AM, em Manacapuru/AM, no Estádio Gilberto Mestrinho, a partir das 18 horas.

O Campeonato Amazonense 2019 será disputado em dois Turnos. No Primeiro Turno, jogam todos contra todos. Ao final de 28 jogos, que constituirá a Fase Classificatória (ou Primeira Fase), os quatro melhores estão classificados para a Fase Semifinal (ou Segunda Fase), em cruzamento olímpico: primeiro colocado contra o quarto colocado e segundo contra terceiro, em partida única, com mando de campo e vantagem do empate aos dois melhores clubes da Fase Classificatória. A Decisão do Primeiro Turno será entre os vencedores das Semifinais, com mando de campo e vantagem do empate para o clube de melhor Índice Técnico, considerando a pontuação da Fase Classificatória.

No Segundo Turno, a fórmula se repete, com a inversão do mando de campo, ou seja, como se fossem os Jogos de Volta. A Decisão do Campeonato, entre os vencedores de Turno, será em sistema de Ida e Volta. O primeiro jogo da Decisão terá como mandante o finalista que tiver a segunda melhor campanha, considerando apenas a pontuação das Fases Classificatórias dos dois Turnos. Porém, em caso da Decisão ser entre um clube da Capital contra um clube do interior, o primeiro jogo será no interior e o segundo jogo na Arena Vivaldo Lima, independente do Índice Técnico obtido pelos finalistas.

Se um único clube for Campeão dos dois Turnos, será o Campeão Amazonense de 2019, sem necessidade de uma Decisão. O Campeão Amazonense de 2019 representará o Estado na Copa do Brasil 2020, no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão 2020 e na Copa Verde 2020. O Vice-Campeão ficará no aguardo de disponibilidade de vagas, conforme definições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os dois últimos colocados, somadas as pontuações das Fases Classificatórias dos dois Turnos, estarão rebaixados para a Segunda Divisão Amazonense de 2020.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários