[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Com gol de Luan, São Raimundo/AM vence Penarol/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Lissandro Widson

Manaus/AM - Na abertura da segunda rodada da Fase Classificatória do 1º Turno, dois times com situações opostas se enfrentaram, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM. O São Raimundo/AM, lanterna da competição, pelo saldo de gols. O Penarol/AM, no G-4 (Grupo de 4 clubes classificados para a Semifinal), fruto de uma convincente vitória fora de casa, em Manacapuru/AM, algo muito difícil.

Nas formações, o São Raimundo/AM surgiu com duas alterações. Uma forçada, pela contusão do goleiro Nelsinho, no jogo da estreia. Guanair Júnior, que o substituiu no jogo anterior, foi mantido, ganhando a titularidade. No meio de campo, Sérgio Duarte Júnior ganhou uma chance, no lugar de Kelve, que foi para o banco de suplentes.

O Penarol/AM manteve a mesma linha da difícil vitória da estreia, contra o Princesa do Solimões/AM, em Manacapuru/AM. A única alteração foi no gol, por opção do treinador Igor Cearense. Saiu Renan Felipe, entrou o veterano Rascifran. O esquema tático 4-3-3 também foi mantido.

Com três novos jogadores relacionados, com relação a partida inicial (Rascifan, Edinho Canutama e Rafael Guedes), o Penarol/AM, que teve apenas 4 jogadores no banco de suplentes, neste sábado (25/01) contou com sete opções.

Quando a bola rolou, demorou 10 minutos para surgir o primeiro lance de perigo, falta em Wellington na entrada da área. No minuto seguinte, Adrianinho cobrou na área e Stronda, de cabeça, carimbou a trave esquerda da Rascifan.

Dois minutos depois, Carlos Eduardo pela direita cruza na área adversária. A zaga penarolense afasta parcialmente o perigo e, no rebote Alex José arremata, com desvio na trajetória da bola, que quase tira Rascifran da jogada.

Carlos Júnior e Alex José fazem boa jogada, aos 17 minutos, e Alex José tem o chute interceptado pela zaga do Penarol/AM. No rebote ele insiste, mas para fora.

O São Raimundo/AM voltou perigosamente aos 25 minutos, quando Wellington roubou uma bola e iniciou tabela com Stronda e arrisca, com excelente defesa de Rascifran, rente à trave direita, e muita reclamação de Stronda que, bem posicionado na pequena área, esperava a assistência.

De tanto criar boas chances, o São Raimundo/AM acabou chegando ao gol, aos 33 minutos, num lance chorado. A zaga penarolense afasta mal cruzamento na área, Luan tenta de voleio, com novo corte parcial. Stronda é o próximo a tentar, com bate-rebate se instalando na área. A bola chega de novo em Luan que, com categoria, bate para marcar.
Depois do gol, praticamente só cartões amarelos. Alex José aos 34 minutos, Pastor aos 45 minutos, Carlos Eduardo e Tubarão, ambos aos 46 minutos.

As únicas exceções foram uma cobrança de falta a favor do Penarol/AM que Raílson bateu muito mal, para fora, por cima, aos 43 minutos, e uma arrancada de Nena aos 45 minutos, interrompida por falta de Pastor, que lhe valeu o cartão.

Para o segundo tempo, Edinho Canutama entrou no lugar de Ivanzinho. Mas o São Raimundo/AM foi quem assustou primeiro, em jogada que Alberto iniciou pela esquerda e cruzou para Stronda, com a zaga itacoatiarense chegando antes para o corte.

A resposta foi imediata, com Tubarão cruzando da esquerda na área e Edinho Canutama, da marca do pênalti, exigindo grande defesa de Guanair Júnior, a primeira dele na partida.

Edinho Canutama deu novo ânimo ao ataque penarolense. Aos 9 minutos ele fez cruzamento rasante, com a bola passando por Nena e Bruno Lopes, sem que nenhum escorasse para o fundo das redes.

No lance seguinte, Sérgio Duarte Júnior avançou deixando seus marcadores para trás, na saudade, até ser parado na entrada da área por Ferreira, que levou cartão amarelo por impedir a continuidade da jogada, aos 10 minutos.

Na cobrança estilosa de Adrianinho, a bola passa pela barreira e sai raspando a trave de Rascifran, aos 11 minutos, beliscando a rede pelo lado de fora.

Edinho Canutama inicia jogada, aos 13 minutos, e toca para Raílson, enfiar na direita para Digão, com a zaga colinense afastando o perigo do cruzamento.

Empolgado, o Penarol/AM esteve perto do empate aos 14 minutos, quando Tubarão cruzou da esquerda e Nena cabeceou com perigo, com Guanair Júnior fazendo grande defesa, evitando o gol.

A segunda mexida de Igor Cearense veio aos 15 minutos, com Gean Lucas entrando no lugar de Heltinho. No São Raimundo/AM, saiu Wellington e entrou Wendel.

Logo em seguida, aos 19 minutos, Carlos Júnior deu lugar a Édison. No minuto seguinte, Stronda desceu pela esquerda, entrou na área e bateu raspando a trave esquerda de Rascifran.

Aos 22 minutos, em cabeçada de Nena, quem salvou o gol de empate, em cima da linha, foi o atacante Stronda.

Dos 24 aos 26 minutos foi concedida parada técnica, para hidratação dos jogadores. No retorno, a última substituição no Penarol/AM, com a entrada de Roni no lugar de Bruno Lopes.

O São Raimundo/AM processou sua terceira e última alteração aos 32 minutos, com a entrada do zagueiro Rondinelli no lugar do atacante Stronda.
Aos 37 minutos o zagueiro Natan recebeu cartão amarelo, por falta cometida. Sete minutos depois, em nova falta, carrinho por trás, o zagueiro recebe o segundo cartão amarelo e é expulso de campo.

Raílson coloca a bola entre as pernas de Alex José, que para o meia adversário com falta, aos 46 minutos, levando o segundo cartão amarelo, sendo, também, expulso da partida.

A chance derradeira do empate do Penarol/AM foi desperdiçada aos 48 minutos, depois de jogada iniciada com Edinho Canutama e continuada por Railson.

Fim de papo. Vitória do São Raimundo/AM por 1-0, importante na recuperação do clube na tabela de classificação. Para o Penarol/AM, apesar da derrota, foram três pontos conquistados nos dois primeiros jogos, ambos fora de casa. Saldo não tão ruim.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 1-0 Penarol/AM
Sábado, 25 de Janeiro de 2020, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Segunda Rodada
Renda: R$ 3.660,00
Público pagante: 300
Árbitro: Raimundo José de Azevedo de Medeiros/AM
Assistente 1: Abson Pantoja de Barros/AM
Assistente 2: José Luis de Oliveira Ramos/AM
4º Árbitro: Luiz Rodrigo Barbosa Oliveira/AM
5ª Árbitra: Cleiciane dos Santos Pinheiro/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Gol: Luan 33 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Alex José 34, Pastor 45, Carlos Eduardo 46 e Tubarão 46 minutos do primeiro tempo. Ferreira 10, Adrianinho 33, Juninho 34, Natan 37 e Digão 50 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Natan 44 (pelo segundo cartão amarelo) e Alex José (pelo segundo cartão amarelo) 46 minutos do segundo tempo.

São Raimundo/AM: Guanair Júnior; Carlos Eduardo, Luan, Pastor e Alberto; Alex José, Sérgio Duarte Júnior, Carlos Júnior e Adrianinho; Stronda (Rondinelli 32/2º) e Wellington (Wendel 17/2º). Treinador: Mazinho.
Suplentes: Miguel, Rondinelli, Diogo, Rogério Pedra, Matheus Iton, Édison, Kelve, Alison, Wendel, Jonathan Brunno e Keonny.
Penarol/AM: Rascifran; Digão, Ferreira, Natan e Tubarão; Ivanzinho (Edinho Canutama, no intervalo), Juninho e Raílson; Heltinho (Gean Lucas 15/2º), Nena e Bruno Lopes (Roni 24/2º). Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Renan Felipe, Gutemberg, Roni, Gean Lucas, Lansini, Edinho Canutama e Rafael Guedes.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários