[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - De virada, Fast Clube/AM vence Penarol/AM e vai a 3º lugar

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Adilson Nascimento


Manaus/AM - Pela sexta rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno, Fast Clube/AM e Penarol/AM se enfrentaram na tarde deste sábado (15/02), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith. Nos últimos confrontos, o jogo tomou proporções de grande rivalidade. Em 2018 e 2019 os dois clube decidiram o Primeiro Turno, sempre com vantagem do Tricolor de Aço.

Para a partida deste sábado (15/02), Wladimir Araújo conseguiu, pela quarta vez, repetir o time, incluindo o jogo pela Copa do Brasil, contra o Goiás/GO. Foi a partir da definição da atual formação, um 4-3-3, com Raylson oscilando entre meio e ataque, que o Fast Clube/AM voltou a vencer em jogos válidos por Estaduais.

Pelo Penarol/AM, a estreia de Aderbal Lana, que mudou a opção tática e promoveu três mudanças: a volta do goleiro Rascifran no lugar de Renan Felipe, Heltinho na vaga de Edinho Canutama e, a maior novidade, Tubarão de ponta esquerda, para poder montar seu 4-3-3, com Rafael Guedes indo para o banco. No banco de reservas, o estreante Sillas.

O time de Itacoatiara/AM só venceu na rodada inaugural, fora de casa, em Manacapuru/AM, 1-0 sobre o Princesa do Solimões/AM. Depois perdeu para o São Raimundo/AM em Manaus/AM, empatou com o Iranduba/AM em casa, perdeu para o Amazonas/AM fora e empatou com o Manaus FC/AM em casa, alcançando quatro jogos de jejum de vitórias.

O jogo começou com o Penarol/AM tendo mais a posse de bola e com Nena sendo sempre acionado, principalmente por Raylson. Diferente dos jogos anteriores, porém, as investidas eram rasteiras, e não mais aéreas, como insistentemente praticadas.

E o Penarol/AM abriu o placar aos 10 minutos. Raílson tocou para Matheus, que lançou Heltinho na direita. A zaga do Fast Clube/AM tentou fazer linha de impedimento, parando na jogada. Heltinho cruzou para o meio e Matheus, mesmo pressionado por Carlinhos Rocha, tocou para o fundo do gol.

Thayson sentiu contusão aos 25 minutos. A arbitragem concedeu tempo técnico dos 26 aos 28 minutos e, no retorno, Rafael Guedes veio no lugar de Thayson.

O Fast Clube/AM quase chegou ao empate aos 29 minutos, em cobrança de escanteio fechado, com Luisão cabeceando sozinho e exigindo excelente defesa de Rascifran.

O empate surgiu em boa jogada aos 32 minutos, iniciada no meio de campo por Ray, que tocou para Léo Mineiro tabelar com William Sarôa que na tentativa de devolução para a penetração de Ray, teve o passe interceptado por Gleison, com a bola sobrando para Luisão dentro da área. Na disputa contra Natan, a bola morreu no fundo das redes de Rascifran.
O Fast Clube/AM se empolgou e quase vira o placar no minuto seguinte, em outra jogada bem trabalhada, pé em pé. Ítalo roubou no meio de campo, tabelou com Léo Mineiro, tocou para Luisão, recebeu de volta, lançou em profundidade para Léo Mineiro que invadiu a área e encheu o pé, para grande defesa de Rascifran. No rebote, Matheus tocou para escanteio, tirando o perigo.

Aos 36 minutos Ítalo de novo, pela esquerda, tocou para Ray dentro da área, mas o atacante desperdiçou, perdendo boa chance de virar o placar.

Tubarão e Luisão se estranharam, aos 44 minutos, e ambos levaram cartão amarelo. No intervalo da partida, sobrou cartão amarelo por reclamação para o Preparador Físico do Fast Clube/AM, Jean Carlos.

O Penarol/AM começou o segundo tempo com boa trama, com Nena acionando Matheus, que lançou Heltinho em profundidade, com Rangel saindo e praticando a defesa, logo aos 4 minutos.

A segunda alteração de Aderbal Lana ocorreu aos 7 minutos, com Gean Lucas entrando no lugar de Heltinho. Dois minutos depois, Ítalo corta o marcador e toca para Raylson na área, mas o atacante bate muito mal, por cima do gol.

O Fast Clube/AM mexeu em dose dupla, aos 10 minutos. Paulinho entrou no lugar de Raylson e Ramonzinho na vaga de Léo Mineiro. No minutos seguinte, Paulinho cobrou escanteio e Luisão bate colocado, tirando de Rascifran, com a bola passando raspando a trave.

Paulinho tocou para Ítalo, que avançou com liberdade , entra na área e bate à esquerda de Rascifran, aos 14 minutos, virando o placar para o Fast Clube/AM.

Gutemberg no lugar de Rafael Guedes, logo após sofrer o gol, foi a terceira alteração no Penarol/AM. O terceiro gol fastiano quase surgiu aos 22 minutos, quando Ray ajeitou de cabeça para Luisão, que driblou dois adversários e na conclusão bate mal, muito por cima.

Kayo no lugar de Ítalo, aos 24 minutos, foi a última alteração do Fast Clube/AM e do jogo. Dos 26 aos 28 minutos, foi realizada a parada técnica, para reidratação dos jogadores e da equipe de arbitragem.

Matheus impede avanço de Dadá, aos 33 minutos, e leva cartão amarelo. Na cobrança da falta, por retardar o jogo, Igor também levou amarelo.

Ramonzinho arrancou, aos 37 minutos, passando primeiro por Nena e depois por Tubarão, que cometeu falta para impedir a continuação do avanço do adversário.

De novo Ramonzinho, aos 43 minutos, que avança e bate forte, para defesa de Rascifran. Juninho Caliari leva cartão amarelo, por falta em Gleison, na entrada da área.

Na cobrança de Raílson, a bola desvia no grandalhão Luisão e vai a escanteio. Na cobrança do escanteio, Carlinhos Rocha alivia para fora da área, onde Raílson pega de primeira, com muito perigo, quase empatando.

Próximo do final do jogo, Dadá levou cartão amarelo, aos 49 minutos.

Final de jogo. Mais uma vitória do Fast Clube/AM, a terceira seguida, com o time chegando ao terceiro lugar, com 10 pontos. O Penarol/AM fica estacionado na sexta posição, com cinco pontos, sem chances de classificação para a Semifinal.
Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 2-1 Penarol/AM
Sábado, 15 de Fevereiro, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Sexta Rodada
Renda: R$ 300,00
Público pagante: 30
Público presente: 86
Árbitro: Rafael Ramos Tourinho/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Kennedy Ramos Lucas/AM
4º Árbitro: Carlos Augusto Santos de Souza/AM
5º Árbitro: Rodrigo Rodrigues do Couto/AM
Gols: Matheus 10 e Luisão 32 minutos do primeiro tempo. Ítalo 14 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luisão 44 e Tubarão 44 minutos do primeiro tempo. Jean Carlos/Preparador Físico no intervalo. Matheus 33, Igor 34, Juninho Caliari 45 e Dadá 49 minutos do segundo tempo.
Fast Clube/AM: Rangel; Igor, Juninho Caliari, Carlinhos Rocha e Ítalo (Kayo 25/2º); Dadá, William Sarôa e Léo Mineiro (Ramonzinho 10/2º); Raylson (Paulinho 10/2º), Luisão e Ray. Treinador: Wladimir Araújo.
Suplentes: Alencar, Arthur Fernandes, Alison, Kayo, Emerson Tavares, Breno, Paulinho, Ramonzinho, Danyllo, Caio John e João Lucas.
Penarol/AM: Rascifran; Gleison, Ferreira, Natan e Digão; Thayson (Rafael Guedes 28/1º, depois Gutemberg 16/2º), Matheus e Railson; Heltinho (Gean Lucas 7/2º), Nena e Tubarão. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Renan Felipe, Gutembert, Roni, Gean Lucas, Thiago Corrêa, Sillas e Rafael Guedes.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários