[FUTEBOL FEMININO] - Iranduba/AM perde em casa para o Santos/SP mas ainda se mantém no G8

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Vice Líder do Campeonato Brasileiro Feminino A1, o Iranduba/AM voltou a campo nesta quinta-feira para um desafio extremo, contra o terceiro colocado, o poderoso Santos/SP, das Sereias da Vila. E não resistiu...

O Santos/FC venceu por 3-0, assumiu a liderança do Campeonato pelos critério de desempate, com a mesma pontuação de Ferroviária/SP, Grêmio/RS, Cruzeiro/MG e Corinthians/SP. Mesmo derrotado, o Iranduba/AM fechou a rodada na zona de classificação para a Segunda Fase, no limite: oitavo lugar, levando vantagem sobre o Palmeiras/SP no menor número de cartões amarelos.

O Iranduba/AM teve quatro mudanças, em relação ao jogo de estreia. Nathy ganhou a posição de titular de Thaís na lateral-esquerda. No meio, Taba no lugar de Karol e Maria Vitória na vaga de Gabi. E no ataque, Júlia Beatriz no lugar de Andressinha.

O jogo começou em alta voltagem. Ketlen cruzou para a área, com 40 segundos de jogo, e Camila saiu para afastar o perigo. Em resposta, Marília recebeu na frente, cara a cara com Michelle, que saiu providencialmente, evitando a abertura do marcador.

Ketlen cobra falta, aos 9 minutos, e Giovanna cabeceia com liberdade na pequena área, mas a bola desvia numa companheira e chega fácil para defesa de Camila.

Depois de cobrança de escanteio aos 14 minutos, Camila soca para a entrada da área e Tayla arrisca de voleio, mas por cima da meta. Seis minutos depois Ketlen recebe livre na esquerda, entra na área e cruza para Cristiane marcar, mas em posição de impedimento, com o gol sendo anulado.

Muito cedo, aos 21 minutos, o árbitro Freddy Rafael Lopez Fernandez concedeu tempo técnico, estendendo-o até os 23 minutos. Logo após o retorno, aos 28 minutos, o Santos/SP abriu a contagem. Bia Menezes cobrou falta na área e na tentativa do desvio, Jaque acaba marcando contra.
Nem deu tempo de respirar e o Iranduba/AM levou o segundo gol, aos 32 minutos. Nova cobrança de falta na área, agora feita por Giovanna. A bola desviou em Cristiane e sobrou limpa para Ketlen ampliar, marcando seu 97º gol com a camisa do Santos/SP.

Em desvantagem, o Iranduba/AM passou a ter mais presença ofensiva, porém sem objetividade. Aos 34 minutos, Érica roubou uma saída de bola do Santos/SP no meio de campo e se precipitou, chutando de longe, ao invés de procurar construir a jogada.

Aos 39 minutos Érica sofre falta na intermediária. Maria Vitória cobra com jeito, buscando o ângulo superior direito de Michelle, mas para fora.

O Inacreditável FC visitou a Colina, aos 43 minutos, quando Brena cobrou escanteio e, depois do desvio no meio do caminho, Tayla perdeu, de cabeça, embaixo da trave, conseguindo jogar para fora, por cima do gol.

No retorno para a etapa complementar, João Carlos Cavalo tirou a volante Jaque e colocou em campo a atacante Fabíola. Mas o Santos/SP foi quem chegou mais próximo do gol, aos 9 minutos, em contra ataque conduzido por Ketlen que, em condições de marcar o terceiro, preferiu servir Cristiane, que bateu em cima da zaga.

Cavalo queimou suas duas últimas substituições aos 10 minutos, colocando Gabi no lugar de Taba e Kedma na vaga de Érica. O time melhorou, principalmente como as investidas de Kedma. No Santos/SP, Erikinha entrou no lugar de Rita Bove e Gaby Soares no lugar de Bia Menezes, aos 12 minutos.

Aos 14 minutos Marília bateu forte, da entrada da área, com muito perigo, raspando a trave esquerda de Michelle. No segundo tempo, a parada técnica para hidratação das jogadoras e equipe de arbitragem foi dos 23 aos 25 minutos.

Cristiane ainda perseguia o seu gol e aos 27 minutos recebeu pela esquerda, deixou Ana Paula para trás e bateu com perigo, pelo lado de fora das redes.

A primeira bola batida por cobertura em direção ao gol da baixinha Michelle, que quase sempre jogada adiantada, na posição de líbero, quase resultou em gol do Iranduba/AM, aos 29 minutos. Thamires desarmou ataque adversário e tocou para Maria Vitória, que arriscou, mas Michelle voltou e conseguiu a defesa de recuperação.

na última alteração da partida, Maria Dias entrou no lugar de Laryh, aos 30 minutos. O Santos/SP teve mais um gol anulado, por impedimento, de Tayla, aos 33 minutos.

Marília e Maria Vitória tabelaram aos 36 minutos, mas a goleira Michelle saiu bem do gol, para cortar a jogada ofensiva.

O terceiro gol, que sacramentou a vitória santista, surgiu aos 38 minutos. Giovanna bateu da entrada da área, Camila deu rebote e Cristiane finalmente marcou.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 0-3 Santos/SP
Quinta feira, 13 de Fevereiro, às 20 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro Feminino A1 2020
Fase Classificatória - 2ª Rodada
Árbitra: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Assistente 1: Eliane Nogueira dos Santos/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Analista de Campo: Raimundo Nonato da Silva/AM
Gols: Jaque (contra) 29 e Ketlen 32 minutos do primeiro tempo. Cristiane 39 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Giovana 45 minutos do primeiro tempo e Cristiane 28 minutos do segundo tempo.
Iranduba/AM: Camila; Thalita, Thamires, Ana Paula e Nathy; Jaque (Fabíola, no intervalo), Taba (Gabi 10/2º), Maria Vitória e Marília; Érica (Kedma 10/2º) e Júlia Beatriz. Treinador: João Carlos Cavalo.
Suplentes: Alice, Flávia, Thaís, Gabi, Karol, Kedma e Fabíola.
Santos/SP: Michelle; Giovanna, Thayla e Thainara; Fê Palermo, Bia Menezes (Gaby Soaresn 13/2º), Brena e Rita Bove (Erikinha 13/2), Laryh (Maria Dias 30/2º), Ketlen e Cristiane. Treinador: Guilherme Giudice.
Suplentes: Nicole, Day Silva, Fran Bonfanti, Gaby Soares, Maria Dias, Amanda Gutierres e Erikinha.

DEMAIS RESULTADOS DA 2ª RODADA
Vitória/BA 0-4 Palmeiras/SP
Flamengo/RJ 3-0 Ponte Preta/SP
Audax/SP 0-3 Grêmio/RS
São José/SP 0-3 Cruzeiro/MG
Minas Icesp/DF 1-2 Ferroviária/SP
São Paulo/SP 2-2 Internacional/RS
Corinthians/SP 2-1 Kinderemann/SC

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 2ª RODADA
(Aplicados os critérios de desempate)
1º) Santos/SP, com 6 pontos
2º) Ferroviária/SP, com 6 pontos
3º) Grêmio/RS, com 6 pontos
4º) Cruzeiro/MG, com 6 pontos
5º) Corinthians/SP, com 6 pontos
6º) Internacional/RS, com 4 pontos
7º) Kindermann/SC, com 3 pontos
8º) Iranduba/AM, com 3 pontos
(Os oito melhores colocados se classificam para a Segunda Fase)

9º) Palmeiras/SP, com 3 pontos
10º) Flamengo/RJ, com 3 pontos
11º) São Paulo/SP, com 1 ponto
12º) Minas Icesp/DF, com zero ponto

13º) São José/SP, com zero ponto
14º) Audax/SP, com zero ponto
15º) Ponte Preta/SP, com zero ponto
16º) Vitória/BA, com zero ponto
(Os quatro últimos colocados serão rebaixados para o Campeonato Brasileiro A2 de 2021)

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários