[CLUBES DO AMAZONAS] - Princesa do Solimões/AM, 49 Anos

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Arlesson Sicsú - Arquivo/2013

Manaus/AM - Campeão Amazonense de 2013 e primeiro clube do interior do Amazonas a participar de uma competição nacional promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Princesa do Solimões/AM completa e comemora, na terça-feira (18/08), 49 Anos de existência.

Manacapuru/AM sempre teve muitos clubes de futebol e muita rivalidade entre esses clubes. Essa paixão do povo manacapuruense pelo futebol culminou com a fundação, em 1971, do Princesa do Solimões Esporte Clube/AM.

Conforme registro em Ata, os membros fundadores, participantes da reunião foram, em ordem alfabética Antônio Ribeiro da Silva, Arnaldo Francisco Pinheiro, Edilson Pereira da Silva, Eloyr Barroso de Melo, Erivan Moreno Solimões, Elizeu da Silva Lima, Francisco Fernandes Bezerra, João Pinheiro da Costa, João Ribeiro da Silva, João Saraiva D'Ângelo, José Costa, José Francisco Nunes Teixeira, José Roberto Michiles, Manoel Nabor de Mendonça, Osvaldo Fernandes da Silva, Pedro Leite, Pedro Roberto Bindá Palmeira, Raimundo de Freitas, Rubens Martins de Sabóia e Warlen Albuquerque de Araújo Filho.

A primeira Diretoria foi composta por José Fernandes (Presidente), João Ribeiro da Silva (Vice Presidente), João Pinheiro da Costa (1º Secretário), Raimundo Moacir Lélis de Souza (2º Secretário), Francisco Fernandes Bezerra (1º Tesoureiro), Manoel Nabor de Mendonça (2º Tesoureiro), Antônio Ribeiro da Silva (Diretor de Esportes), Raimundo Francisco Pinheiro (Diretor Social), Pedro Leite (Diretor de Patrimônio) e Fernando Monteiro Sabóia (Presidente do Conselho Fiscal).

Antes de se profissionalizar, em 1987, o Princesa do Solimões/AM viveu dois grandes momentos, segundo relata o ex-jogador Zezinho Sofim (Antônio José Sofim), em seu livro Princesa do Solimões, Sua História, lançado em 2018.

Em 1974 disputou amistoso contra o São Raimundo/AM, de Manaus/AM, no Campo do Biribiri, valendo Troféu. O segundo grande momento foi em 1979, em amistoso festivo contra o Fast Clube/AM, no Campo da Riachuelo.

A partida movimentou Manacapuru/AM, cidades e comunidades adjacentes, já que no Fast Clube/AM a grande atração era o ponta direita Jairzinho, Tricampeão do Mundo no México, em 1970, artilheiro daquele Mundial, marcando gol em todos os 7 jogos disputados pela Seleção Brasileira, feito até hoje ainda não igualado.

Ainda de acordo com Sofim, o título do Furacão no Peladão de 1985 foi o impulso que faltava para que Manacapuru/AM viesse a participar do futebol profissional, promovido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).

A estreia ocorreu no dia 15 de Fevereiro de 1987, contra o Nacional/AM, derrota por 2-4, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM.

No segundo jogo, outra pedreira e outra derrota, no dia 22 de Fevereiro, agora por 2-3 frente ao Rio Negro/AM, mais uma vez no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM, com Paçoca marcando os dois gols princesinos.

Na 4ª Rodada, dia 22 de Março, a primeira vitória, ainda jogando em casa, 3-0 contra o Libermorro/AM. O Princesa do Solimões/AM terminou o Primeiro Turno como líder do Grupo C, à frente de Sul América/AM e Fast Clube/AM, disputando o Triangular Decisivo contra as duas grandes forças do Futebol Amazonense: Nacional/AM e Rio Negro/AM.

Repetiu o feito no Segundo Turno, fechando sua primeira participação profissional em terceiro lugar, atrás apenas de Rio Negro/AM (Campeão) e Nacional/AM (Vice Campeão).

Dois anos depois, estreou em competições nacionais, promovidas pela CBF, disputando a Segunda Divisão, compondo o Grupo A, ao lado de Rio Branco/AC, Dom Bosco/MT, Mixto/MT, Nacional/AM e Rio Negro/AM.

Estreou dia 9 de Setembro de 1989, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM, perdendo por 2-4 para o Dom Bosco/MT. A primeira vitória em jogos oficiais nacionais foi na rodada seguinte, em casa, 3-1 sobre o Rio Branco/AC, no dia 13 de Setembro de 1989. A primeira partida fora de casa foi em 23 de Setembro, perdendo por 0-2 para o Mixto/MT.

Foi Vice Campeão Amazonense em 1995 (Invicto, com 5 vitórias e 7 empates em 12 jogos) e em 1997, perdendo apenas uma vez em 15 jogos (10 vitórias, 4 empates e 1 derrota), a primeira partida da Decisão, contra o São Raimundo/AM.

Conquistou finalmente o Campeonato Amazonense em 2013, voltando a ser Vice Campeão nos três anos seguintes, 2014, 2015 e 2016.

Com Cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários