[SÉRIE C 2020] - Manaus FC/AM vence Paysandu/PA e entra no G4

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antônio Assis/FAF

Manaus/AM - Pressionado por ainda não ter vencido nos três primeiros jogos do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C 2020, o Manaus FC/AM entrou em campo no sábado (29/08) para enfrentar uma pedreira: o Paysandu/PA.

O histórico de clubes amazonenses na rivalidade contra os vizinhos paraenses é extremamente desfavorável.

Na tentativa de amenizar esse quadro, o treinador Luizinho Lopes fez três alterações, tornando o Manaus FC/AM mais ofensivo, num 4-3-3 com apenas um volante (Derlan) e dois meias de criação (Janeudo e Gabriel Davis).

As mudanças foram na lateral direita, com o machucado Igor Carvalho dando lugar a Edvan. No meio, saiu Rafael Carrilho para a entrada de Gabriel Davis. E na frente, Paulinho Simionato se juntou a Rossini e Rodrigo Fumaça, substituindo Matheus Oliveira.

O adversário veio com duas novidades, os estreantes Juninho e Wellington Reis.

Contrariando o verão amazonense, uma forte chuva desabou sobre a cidade antes do início da partida.

Mas a água não esfriou o Manaus FC/AM que começou o jogo com personalidade, indo para cima do Paysandu/PA. Aos 4 minutos de jogo, Rodrigo Fumaça ez boa jogada pela direita, entrou na área e bateu para difícil defesa de Gabriel Leite, que mandou a escanteio.

No minutos seguinte, a resposta do Paysandu/PA, com Vinícius Leite arriscando, chute forte, para boa defesa de Jonathan. Cobrança de falta de Gabriel Davis, aos 9 minutos, voltou a assustar Gabriel Leite, com a bola passando raspando a trave esquerda.

Rossini fez jogada pela esquerda, bem à sua característica, mas errou na finalização, aos 17 minutos.

O comportamento do Manaus FC/AM em campo, ousado e ofensivo, foi premiado aos 21 minutos. Depois de cruzamento da esquerda, o zagueiro afasta de cabea de forma bisonha e Rennan domina já ajeitando para o chute, de dentro da área, cruzado, com a bola beijando a trave de Gabriel Leite antes de entrar.

O lateral Tony tentou, aos 40 minutos, dominando e batendo forte, mas para fora, por cima do gol. Quatro minutos depois, Janeudo fez jogada pela direita e tentou o cruzamento, errando duas vezes. Na primeira, houve rebote, e na segunda mandou para fora.

O árbitro carioca Alexandre Vargas Tavares de Jesus indicou três minutos de acréscimos no primeiro tempo e o Paysandu/PA alcançou o empate, aos 48 minutos.

Nicolas sofreu falta pelo lado direito da área e Diego Matos cobrou bem, tirando da barreira e do goleiro Jonathan, no canto esquerdo, igualando o marcador.

O segundo tempo começou eletrizante. No segundo minuto de bola rolando, Rossini recebeu em boas condições, mas adiantado, com o impedimento sendo assinalado.

No lance seguinte, Wellington Reis cruzou, Vinícius Leite ajeitou de peixinho, dentro da pequena área, a bola passou por Thiago Spice e por Nicolas, na frente do gol e Jonathan realizou a defesa salvadora.

O ritmo frenético continuou e aos 4 minutos Rodrigo Fumaça fez mais uma jogada individual, em velocidade, pela direita, mas mandou por cima do gol.

O segundo gol do Manaus FC/AM veio de nova jogada de Fumaça pela direita, cruzando forte para o meio da pequena área, aos 7 minutos. A bola passou por Gabriel Leite e Paulinho Simionato chegou de carrinho, empurrando para o fundo do gol (foto abaixo, comemorando o gol).

Vinícius Leite arrisca da entrada da área, aos 12 minutos, mas por cima. Em desvantagem, o treinador do Paysandu/PA, Hélio dos Anjos, tirou Luiz Felipe e Juninho e colocando em campo respectivamente, Uiliam Barros e Matheus Anderson.

No Manaus FC/AM, Márcio Passos entrou no lugar de Derlan aos 15 minutos. O atacante Luizinho entrou no lugar de Janeudo, aos 17 minutos.

A dupla Rodrigo Fumaça e Paulinho Simionato voltou a aparecer aos 22 minutos, mas dessa vez Simionato bateu por cima do gol.

Aos 28 minutos, Diego Matos cobra escanteio e Wesley Matos cabeceia por cima, assustando. Alan Calberque entra no lugar de Wellington Reis. Três minutos depois, alteração dupla no Manaus FC/AM, com Matheus Oliveira na vaga de Paulinho Simionato e Jandy no lugar de Rodrigo Fumaça.

Em seguida, Micael e Alex Maranhão entraram nos lugares Wesley Matos e Anderson Uchoa, no Paysandu/PA.

Márcio Passos e Perema recebem cartões amarelos, aos 34 minutos, depois de uma leve confusão e empurra-empurra.

Rennan cobra falta na área, aos 37 minutos, e Rossini cabeceia livre, raspando a trave esquerda de Gabriel Leite, quase aumentando para o Manaus FC/AM.

Dois minutos depois, Jandy toca par Luizinho, que bate fraco, facilitando a defesa de Gabriel Leite. Aos 44 minutos o Paysandu/PA assustou, em cobrança fechada de escanteio de Alex Maranhão, quase marcando gol olímpico, apesar de Jonathan estar no lance.

O Paysandu/PA ainda teve Perema expulso, aos 49 minutos do segundo tempo, pelo segundo cartão amarelo.

Com a vitória, o Manaus FC/AM assumiu a quarta colocação no Grupo A, entrando no G4, grupo dos 4 clubes que se classificam para a Segunda Fase. E o time só perde essa condição se o Vila Nova/GO vencer o Clube do Remo/PA, neste domingo (30/08), em Belém/PA.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 2-1 Paysandu/PA
Sábado, 29 de Agosto, às 18 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2020
4ª Rodada da Fase Classificatória - Grupo A
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus/RJ
Assistente 1: Diego Luiz Couto Barcelos/RJ
Assistente 2: Thiago Gomes Magalhães/RJ
4º Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Analista de Campo: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Cartões amarelos: Derlan 19, Tony 23 e Gabriel Davis 38 minutos do primeiro tempo. Paulinho Simionato 7 minutos do segundo tempo. Nicolas 17, Márcio Passos 18, Rennan 24, Perema 34, Matheus Oliveira 34 e Luzinho 49 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Perema 48 minutos do segundo tempo.
Gols: Rennan 21 e Diego Matos 48 minutos do primeiro tempo. Paulinho Simionato 7 minutos do segundo tempo.
segundo tempo.
Manaus FC/AM: Jonathan, Edvan, Thiago Spice, Luis Fernando e Rennan; Derlan (Márcio Passos 15/2º), Janeudo (Luizinho 17/2º) e Gabriel Davis; Rodrigo Fumaça (Jandy 31/2º), Paulinho Simionato (Matheus Oliveira 31/2º) e Rossini. Treinador: Luizinho Lopes.
Suplentes: Gleibson, Patrick, Ramón, Márcio Passos, Gilson Alves, Rafael Carrilho, Diogo Peixoto, Matheusinho, Vitinho, Matheus Oliveira, Luizinho e Jandy.
Paysandu/PA: Gabriel Leite; Tony, Wesley Matos (Micael 32/2º), Perema e Diego Matos; Anderson Uchoa (Alex Maranhão 32/2º), Juninho (Matheus Anderson 12/2º), Luiz Felipe (Uilliam Barros 12/2º) e Vinícius Leite; Nicolas e Wellington Reis (Alan Calberque 28/2º). Treinador: .
Suplentes: Paulo Ricardo, Alex Maranhão, Caíque Oliveira, Micael, Netinho, PH, Matheus Anderson, Uilliam Barros e Alan Calberque.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários