[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Amazonas/AM consegue primeira vitória, sobre o Penarol/AM, com gol do zagueiro Murilo Gomes

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - Em jogo válido pela 4ª Rodada da Primeira Fase do Campeonato Amazonense 2021, disputado na noite desta quinta-feira (25/03) na Arena Vivaldo Lima, o Amazonas/AM conseguiu sua primeira vitória na competição, após 2 empates, vencendo por 1-0 ao Penarol/AM.

O Amazonas/AM entrou em campo com 3 alterações. Judá improvisado na lateral-direita, no lugar do ausente Totti. No meio, Diogo Alemão fez sua primeira aparição no Barezão 2021, substituindo Otávio, e no ataque Lucas Fabrício barrou Pedro Igor.

O Penarol/AM, que na véspera perdera Edinho, Acosta, Gabriel Renan e João Lucas, que pediram desligamento do clube, teve 2 alterações: Janderson no lugar de Derlan e um terceiro atacante, Lucas Espiga, no lugar de Edinho. Entre os reservas, uma novidade - o zagueiro Iury Bortoleto.

Em busca da primeira vitória, o Amazonas/AM começou mais agressivo. No primeiro lance de perigo, Diego Torres arrumou para Marion, que bateu forte, mas contra a marcação adversária.

Com seis minutos de jogo, parte dos refletores da Arena Vivaldo Lima apagaram. Após 5 minutos de paralisação, o árbitro Rafael Ramos Tourinho consultou os goleiros, sobre as condições de visibilidade deles. Eles concordaram em reiniciar a partida. Logo após o diálogo, a energia nos refletores normalizou.

Três minutos após o retorno, o Amazonas/AM teve boa chance, quando Everson Bilau e Murilo Gomes cabeceou com perigo, obrigando Bernardo Carvalho a fazer boa defesa.

No lance seguinte, aos 15 minutos, Íbson centrou preciso, na cabeça de Murilo Gomes, que surgiu como um raio e desta vez foi certeiro na conclusão, abrindo o placar na Arena Vivaldo Lima.

Em cobrança de falta de Douglas Reis, aos 19 minutos, de muito longe, praticamente do meio de campo, a bola quicou na frente de Rafael Khan que, surpreendido pela nova trajetória, espalmou no susto.

O Amazonas/AM chegou bem, e com muita qualidade na troca de passes, aos 29 minutos. Íbson tocou para Marion na área, que tabelou com Lucas Fabrício, com direito a assistência de calcanhar. Mas, na hora do arremate, Marion foi travado.

Douglas Reis cobrou falta aos 31 minutos, colocando por cima da barreira em bola aparentemente fácil para Rafael Khan. Na hora da defesa, porém, o goleiro se preferiu espalmar por cima do gol, mas se desequilibrou na hora da defesa, quase se complicando.

Em razão da paralisação por falta de energia em alguns refletores, o primeiro tempo teve 10 minutos de acréscimos.

E, aos 49 minutos, um lance que gerou 3 expulsões pelo cartão vermelho direto. Depois de uma jogada na lateral com dividida dura, Marion chutou o jogador do Penarol/AM caído, iniciando uma pequena confusão, mas generalizada.

Senerados os ânimos, Marion, Edirley e o goleiro reserva do Penarol/AM, Lucas Cantuário, foram expulsos, já aos 53 minutos.

Para tentar acalmar ainda mais, o árbitro não deu mais acréscimos, encerrando aos 55 minutos, apesar da paralisação pela confusão, com a vitória parcial do Amazonas/AM por 1-0.
Para o segundo tempo, o Amazonas/AM voltou com Alan Ferreira no lugar de Magno Alves, que havia recebido cartão amarelo aos 29 minutos, por falta em Everson Bilau, em lance de progressão rumo à area. Foi o segundo jogo seguido que Magno Alves saiu no intervalo, substituído.

Aos 5 minutos, em jogada pela esquerda, Maxwell bateu, fraco, com Bernardo Carvalho batendo roupa e soltando a bola para Lucas Fabrício, mas o atacante estava impedido.

Em bolas paradas, pela esquerda, o Penarol/AM quase empatou em duas oportunidades. Na primeira, aos 8 minutos, após bola alçada na área em cobrança de falta, cabeçada com perigo, raspando a trave direita de Rafael Khan.

Três minutos depois, nova cobrança de falta pela esquerda, de novo a zaga do Amazonas/AM ficou assistindo e Janderson ficou de frente para o crime, mas bateu à direita.

Matheus Dias entrou no lugar de Lucas Espiga, no Penarol/AM, e Felipe Leite e Djalma entraram no Amazonas/AM, substituindo, respectivamente, Íbson e Judá, aos 23 minutos.

Lucas Fabrício roubou a bola no meio de campo, avançou em velocidade, vence na corrida seus marcadores e bate com cobertura, uma pintura, aos 26 minutos. Mas o árbitro acusa falta na roubada de bola, invalidando o gol.

No início do tempo técnico do segundo tempo, aos 28 minutos, Giovanni entrou no lugar de Lucas Fabrício. Aos 33 minutos Djalma arriscou forte, com Bernardo Carvalho salvando, mandando a escanteio.

Dois minutos depois, Ricardo Lecheva fez a quinta e última substituição no Amazonas/AM, trocando Diogo Alemão por Otávio. Em seguida, Alberto deu lugar a Caça Rato, na segunda mexida de Edmilson de Jesus no Penarol/AM. Denner entrou na vaga de Iuri Silva, aos 45 minutos.

Mas o placar continuou inalterado, com o Amazonas/AM vencendo, alcançando 5 pontos, e subindo para 4º lugar na classificação, tomando a posição do Penarol/AM, que caiu para 5º, com 4 pontos conquistados.

Ficha Técnica:
Amazonas/AM 1-0 Penarol/AM
Quinta-feira, 25 de Março de 2021, às 18h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
4ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Rafael Ramos Tourinho/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: José Luis de Oliveira Ramos/AM
4º Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Junior/AM
Gol: Murilo Gomes 15 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Magno Alves 29 minutos do primeiro tempo. Matheus Dias 29, Iuri Silva 39, Everson Bilau 42 e Diego Torres 47 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Marion 53, Edirley 53 e Lucas Cordeiro 53 minutos do primeiro tempo, todos com cartão vermelho direto.
Amazonas/AM: Rafael Khan; Judá (Djalma 23/2º), Magno Alves (Alan Ferreira, no intervalo), Murilo Gomes e Maxwell; Diogo Alemão (Otávio 35/2º), Íbson (Felipe Leite 23/2º) e Diego Torres; Everson Bilau, Lucas Fabrício (Giovanni 28/2º) e Marion. Treinador: Ricardo Lecheva.
Suplentes: Guanair Júnior, Djalma, Mário Pierre, Alan Ferreira, Felipe Leite, Otávio, Adriano, Givoanni, Kaio, Lucas Rafael e Pedro Igor.
Penarol/AM: Bernardo Carvalho; Douglas Reis, Ivanzinho, Iuri Silva (Denner 45/2º) e Marcelo Cardoso; Janderson, Edirley e Alberto (Caça Rato 36/2º); Rafael Franco, Lucas Espiga (Matheus Dias 23/2º) e Henrique Bahia. Treinador: Edmilson de Jesus.
Suplentes: Lucas Cantuário, Iury Bortoleto, Caça Rato, Matheus Dias, Denner, Lucas Cordeiro e Ronivaldo.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários