[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Na abertura da competição, Manaus FC/AM vence JC/AM, em excelente (re)estreia de Vanilson

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - Cinco dias depois de ter perdido o Tetracampeonato na disputa por pênaltis, frente ao Penarol/AM, o Manaus FC/AM voltou a campo, para a abertura do Campeonato Amazonense 2021.

Pela frente, outro clube itacoatiarense, o JC/AM, que após o Vice-Campeonato na Segunda Divisão 2020, fazia sua estreia na Elite do Futebol Amazonense.

E a estreia foi a contento, com vitória por 3-1. O atacante Vanilson, de volta ao Gavião do Norte depois de 8 anos, foi o destaque da partida, com dois gols marcados e uma assistência, para o primeiro gol, de Philip.

E uma circunstância mudou toda a história da partida. Aos 13 minutos de bola rolando, Tiago Costa sentiu o joelho esquerdo e foi substituído pelo recem-contratado Vanilson.

Tiago Costa havia perdido a posição para Dudu Mandai durante a temporada, mas Mandai se machucou na Decisão do Novo Barezão 2020, contra o Penarol/AM, no último dia 1º de Março.

Vanilson entrou na frente e Douglas Lima acabou improvisado no setor esquerdo. Escolhas que fizeram a diferença na partida.

Edvan teve boa chance aos 22 minutos, depois que Gabriel Davis fez a função de pivô e ajeitou para a chegada do lateral-direito, que bateu mal, isolando.

Um pouco depois do retorno da parada técnica para hidratação de jogadores e equipe de arbitragem, o Manaus FC/AM abriu o placar, aos 35 minutos.

O lançamento desde o campo defensivo encontrou Vanilson na esquerda. Ele fez uma ginga, fingindo chutar, enganou a marcação e depois cruzou na pequena área, encontrando Philip entre os adversários, que ficaram marcando a bola, com o atacante escorando para o fundo das redes.

Com a vantagem, o Manaus FC/AM se soltou e quase amplia dois minutos depois, em arremate de longa distância de Douglas Lima, nas redes, mas pelo lado de fora.

Não demorou para o Gavião do Norte ampliar. Aos 42 minutos, Vanilson dominou no peito, pelo bico direito da área, abriu para Philip que cruzou na área. O atacante se projetou, após o passe, e foi complementar a jogada, de cabeça, no canto esquerdo de Bruno Rocha, ampliando.

O Manaus FC/AM voltou com duas alterações para o segundo tempo. Rafael Ibiapino no lugar de Philip. E Erivélton na vaga de Edvan. O time passou a atuar sem laterais de ofício.

Mal a bola rolou e, em cobrança de escanteio pela direita, Thiago Spice corta com a mão, dentro da área, comentendo pênalti. Wagner Balotelli cobra no canto direito de Rafael de Jesus, que acerta o lado mas não evita o 1º gol do JC/AM na Primeira Divisão do Campeonato Amazonense.

Thiago Spice, após um desarme, arriscou de muito longe, com perigo, quase marcando, aos 7 minutos. Paulo Morgado tentou de todas as maneiras dar mais ofensividade ao JC/AM, com as alterações processadas durante o segundo tempo.

Mas Vanilson estava de fato inspirado. Aos 31 minutos, Diego Rosa cruzou e, na pequena área, o atacante se antecipou ao goleiro adversário, por pouco não marcando o 3º gol do Manaus FC/AM.

Finalmente, aos 40 minutos, surgiu o 3º gol. Jackie Chan cobrou escanteio da esquerda, Rafael Ibiapino cabeceou fraco e Vanilson, oportunista, se antecipou à defesa de Bruno Rocha, tocando para o gol e definindo em 3-1 a vitória do Manaus FC/AM sobre o JC/AM.

A 1ª Rodada do Campeonato Amazonense 2021 terá dois jogos neste domingo (07/03). Em Itacoatiara/AM, no Estádio Floro de Mendonça, o atual Campeão, Penarol/AM recebe o Iranduba/AM. Em Manaus/AM, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, jogam Nacional/AM - São Raimundo/AM.

Terça-feira (09/03), Princesa do Solimões/AM - Amazonas/AM fecham a 1ª Rodada, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM. O Fast Clube/AM, após participar do Novo Campeonato Amazonense 2020, desistiu do Barezão 2021.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 3-1 JC/AM
Sábado, 6 de Março de 2021, às 15h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
1ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Junior/AM
Cartões amarelos: Paulo Pontes 38 minutos do primeiro tempo. Clebson Boca 16, Guilherme Amorim 38, Henrique Mumu 41, Jean Batista 44 e Luis Fernando 44 minutos do segundo tempo.
Gols: Philip 35 e Vanilson 42 minutos do primeiro tempo. Wagner Balotelli (pênalti) 2 e Vanilson 40 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Rafael de Jesus; Edvan (Erivélton, no intervalo), Thiago Spice, Luis Fernando e Tiago Costa (Vanilson 13/1º); Vinícius Barba, Guilherme Amorim (Márcio Passos 38/2º), Gabriel Davis e Douglas Lima; Diego Rosa (Jackie Chan 35/2º) e Philip (Rafael Ibiapino, no intervalo). Treinador: Luizinho Vieira.
Suplentes: Gleibson, Ramón, Márcio Passos, Gilson, Alex, Rafael Ibiapino, Erivélton, Vanilson e Jackie Chan.
JC/AM: Bruno Rocha; Raphael Sabella (José Gomes 14/2º), Paulo Pontes, Henrique Mumu e Alex Silva; Clebson Boca, Jeferson Negueba (Diego Vitor 14/2º), Eldem (Fidélis 34/2º) e Cristian (João Marcos 27/2º); Wagner Balotelli (Rosivaldo 27/2º) e Jean Batista. Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: João Albano, José Gomes, Josivaldo, Matheus Cantuário, Fidélis, João Marcos, Pedro Paulo, Rosivaldo, Elivélton, Diego Victor, Zidane Oliveira e Vinícius Rangel.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários