[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Princesa do Solimões/AM empata no final do jogo, mantém invencibilidade e é Semifinalista

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - Foi no sufoco...

Único clube ainda invicto no Campeonato Amazonense 2021, o Princesa do Solimões/AM entrou em campo, na tarde desta terça-feira (27/04) para enfrentar o atual Campeão Amazonense, Penarol/AM, pelo confronto da Volta das Quartas de Finais.

No primeiro encontro, semana passada, em Itacoatiara/AM, o Tubarão do Norte construiu boa vantagem, vencendo fora de casa por 2-1. O Leão da Velha Serpa só classificaria com vitória a partir de 2 gols de diferença.

Aderbal Lana mexeu apenas uma peça do time, para o jogo decisivo. A mesma do jogo de Ida, ainda aos 22 minutos do primeiro, tirando Jefferson e voltando com Luciano de titular.

Contundido, Maicon não foi sequer relacionado entre os reservas. Mas teve uma novidade: o retorno de Deurick, afastado desde 24 de Março, após sofrer séria contusão em jogo da 4ª Rodada, no empate em 1-1 contra o São Raimundo/AM.

O Penarol/AM mudou muito. No meio, Douglas Reis e Juninho foram barrados, decisão de Edmilson de Jesus que alterou também o esquema tático escolhido para a partida decisiva.

Com as entradas de Ronivaldo e Lucas Espiga, o time passou a ter 3 atacantes, configurado num 5-2-3. O terceiro atacante foi Rafael Franco, que atuou improvisado na lateral-esquerda no jogo passado. Na lateral, apareceu Janderson, volante de origem.

Entre os reservas, além da ausência de Jairo Paraíba, expulso no primeiro jogo, também ficaram de fora o lateral-direito Caça Rato e o zagueiro Iury Bortoleto.

Mesmo com a vantagem, o Princesa do Solimões/AM começou a partida buscando o gol. Logo aos 4 minutos, Janderson falhou, Luciano aproveitou e bateu da entrada da área, com Pedro Henrique espalmando para escanteio.

O ritmo do jogo foi quebrado por um fato lamentável, aos 7 minutos. Em jogada de ataque do Princesa do Solimões/AM que resultou em tiro de meta, o árbitro Edmar Campos Encarnação precisou tomar providências contra um grupo de torcedores que 'assistiam' o jogo em cima do muro, atrás do gol defendido por Pedro Henrique.

Na súmula, Edmar informou que "alguns torcedores proferiram as seguintes palavras para o goleiro da equipe do Penarol/AM, caído ao chão: "levanta caralho, levanta seu goleiro enrolão, levanta logo seu preto". Solicitei ao 4º Árbitro, Reginaldo Vasconcelos Noronha que encaminhasse o policiamento para tirarem os torcedores do muro onde se encontravam, o que foi feito imediatamente".

Quando a bola voltou a rolar, aos 9 minutos, Henrique Bahia tocou para Rafael Franco que, na disputa com Tico, foi ao chão, com reclamação de pênalti.

Três minutos depois, Hayllan recebeu na direita e tocou para Guilherme, quebateu da entrada da área, colocado, mas para fora. Aos 15 minutos Jaílton tentou tirar o perigo da área e chutou contra Frank Alberto, assustando, com a bola saindo por cima do travesão.

Por pouco o Penarol/AM não abriu o marcador aos 27 minutos. Rafael Franco cobrou falta, Iuri Silva desvio e Lucas Espiga cabeceou fraco, facilitando a defesa de Rascifran.

Em outro vacilo defensivo do Penarol/AM, Iuri Siva sai jogando errado aos 44 minutos e Luciano bate para nova boa defesa de Pedro Henrique. Depois de alguns sustos e também de algumas chances perdidas, o Penarol/AM acabou abrindo o marcador, aos 45 minutos.

Em lance rápido pela direita, Rafael Franco toca para a penetração de Henrique Bahia, que cruza para a pequena área onde Lucas Espiga, bem colocado e sem marcação, não tem trabalho para empurrar a bola para as redes.

Para o segundo tempo, o Princesa do Solimões/AM voltou com Jonas no lugar de Guilherme, com Fabrício passando a ocupar a lateral-esquerda.

Luciano cruzou, aos 2 minutos, e Marquinho cabeceu com perigo, para boa defesa de Pedro Henrique. Com apenas 11 minutos, Edmílson de Jesus trocou Bruno por Douglas Reis, o antigo titular.

Outro lance defensivo comprometedor aconteceu aos 11 minutos, quando a zaga penarolense rebateu mal e Luciano pegou bem a sobra, exigindo outra boa defesa de Pedro Henrique.

O artilheiro do Princesa do Solimões/AM, Frank Alberto, foi substituído por Thiago Macena aos 15 minutos. Três minutos depois, Jonas fez boa jogada pela esquerda, ajeitou para a perna direita mas mandou muito mal, descalibrado, para fora.

O empate esteve prestes a acontecer aos 25 minutos, em cruzamento de Alessandro Toró buscando Thiago Macena, com o zagueiro Jaílton quase marcando gol contra.

Thiago Macena entrou na área aos 28 minutos e caiu, levando cartão amarelo de Edmar Campos Encarnação, sob a alegação de ter simulado o pênalti.

Durante a parada técnica para reidratação dos jogadores e equipe de arbitragem, aos 31 minutos, o Penarol/AM processou duas alterações, ainda Ronivaldo e Janderson, para as entradas de Ramón e Juninho, respectivamente.

Douglas Lima cometeu falta em Felipe Eduardo na entrada da área, aos 33 minutos. Na cobrança de Hayllan, no minuto seguinte, Pedro Henrique faz nova boa defesa.

O Xerifão e veterano Deurick, voltando de contusão após 2 meses, entrou no lugar de Luciano, aos 41 minutos, para deixar o Princesa do Solimões/AM mais fechadinho, afinal a derrota pelo placar mínino classificava o time para as Semifinais.

Thiago Macena teve boa chance aos 42 minutos, dentro da pequena área, mas demorou a concluir e a zaga penarolense chegou para afastar o perigo.

Pelas oportunidades criadas, e pelo número de boas intervenções de Pedro Henrique, era claro que o Princesa do Solimões/AM merecia o empate, classificando-se de forma invicta, ainda.

Num chutão desde a defesa, para tirar o perigo da área princesina, Jaílton deu mole para Hayllan, na linha do meio de campo. O atacante avançou com velocidade e liberdade, entrou na área e, com calma, rolou para Jonas, também livre, bater para o gol e empatar o jogo, aos 49 minutos.

O gol no final da partida, além de sacramentar a classificação com mais tranquilidade, serviu para manter a invencibilidade do Princesa do Solimões/AM no Campeonato Amazonense 2021.
Foi no sufoco...

Mas que venha o São Raimundo/AM...

Ficha Técnica:
Princesa do Solimões/AM 1-1 Penarol/AM
Terça-feira, 27 de Abril de 2021, às 15h30mins (de Manacapuru/AM)
Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM
Campeonato Amazonense 2021
Quartas de Finais - Jogo da Volta
Árbitro: Edmar Campos Encarnação/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Noelia Chaves da Paixão/AM
4º Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
5º Árbitro: Márcio da Silva Contreira/AM
Gols: Lucas Espiga 45 minutos do primeiro tempo. Jonas 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Janderson 15 e Felipe Eduardo 46 minutos do primeiro tempo. Ivanzinho 10, Rafael Franco 15, Marquinhos 26 e Thiago Macena 28 minutos do segundo tempo.
Princesa do Solimões/AM: Rascifran; Tico, Éric, Marquinho e Guilherme (Jonas, no intervalo); Felipe Eduardo, Fabrício (Negão 31/2º), Luciano (Deurick 41/2º) e Alessandro Toró; Hayllan e Frank Alberto (Thiago Macena 15/2º). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Luis Paulo, Raul, Deurick, Alan, Negão, Glilson, Thiago Macena, Cordeiro, Jefferson, Jonas e Neto.
Penarol/AM: Pedro Henrique; Will (Matheus Dias 48/2º), Jaílton, Ivanzinho, Iuri Silva e Janderson (Juninho 31/2º); Ronivaldo (Ramón 31/2º) e Bruno (Douglas Reis 11/2º); Rafael Franco, Lucas Espiga e Henrique Bahia. Treinador: Edmílson de Jesus.
Suplentes: Bernardo Carvalho, Ramón, Douglas Reis, Matheus Dias, Alberto, Denner e Juninho.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários