[SÉRIE C 2021] - Manaus FC/AM vence Tombense/MG e lidera Grupo A

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Normando/FAF
Manaus/AM - O Manaus FC/AM entrou em campo homenageando os bois Caprichoso e Garantido, que horas mais tarde fariam live para substituir as apresentações Ao Vivo do Festival Folclórico de Parintins, não realizado presencialmente pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia do Coronavírus.

E o Gavião Real caprichou em campo, venceu o Tombense/MG por 2-1, e garantiu a liderança do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série C 2021, na tarde deste sábado (26/06) na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM.

O treinador Marcelo Martellote conseguiu repetir o time da partida anterior, com a manutençao do zagueiro Marcelo Augusto no lugar do contundido Luis Fernando, no 4-4-2, com Vanílson e Diego Rosa no ataque.

O Tombense/MG começou no 4-3-3, com Rodrigo Carioca, Amarildo e Everton no ataque.

O primeiro lance de perigo foi criado pelo Manaus FC/AM, aos 5 minutos, quando Diego Rosa bateu para boa defesa de Felipe Garcia. A resposta do Tombense/MG foi imediata, com Everton, que limpou o marcador mas bateu para fora.

O Manaus FC/AM abriu o placar aos 22 minutos. Dudu Mandai ganhou na corrida do marcador pela esquerda e cruzou da linha de fundo para a entrada da área, onde Gabriel Davis ajeitou o corpo e bateu de primeira, no canto esquerdo de Felipe Garcia, com a bola beijando a trave antes de entrar (foto abaixo).
Dois minutos depois o Gavião do Norte por pouco não ampliou. Diego Rosa tocou para Edvan, na direita e o lateral cruzou para cabeçada com estilo de Vanílson, obrigando Felipe Garcia se esticar para fazer grande defesa.

Aos 36 minutos o Tombense/MG assustou, quando Jean Lucas cruzou e a bola atravessou toda a área, passando na frente do gol, com Amarildo não conseguindo a conclusão.

Dez minutos depois Vanílson recebeu na direita em velocidade e em condições de bater para o gol mas fez o cruzamento para o meio da área, onde Eduardo Neto fez o corte e saiu jogando.

Na desvantagem, o Tombense/MG voltou com duas alterações para o segundo tempo. Moisés Lucas e Ramón Pereira entraram no jogo, nos lugares de Falcão e Yago Rocha, respectivamente.

Vanílson sofreu falta na entrada da área aos 6 minutos e Allan Dias cobrou bem, exigindo outra grande defesa de Felipe Garcia, que mandou a escanteio.

Na cobrança de Edvan, a bola cruzou a extensão da área sem que ninguém conseguisse empurrá-la para o fundo das redes. Aos 13 minutos, Guilherme Amorim entrou no lugar de Gabriel Davis.

No minuto seguinte Anderson Paraíba arriscou e a bola passou com perigo, à esquerda de Felipe Garcia. Aos 20 minutos Caíque entrou no lugar de Wesley, que havia acabado de levar cartão amarelo.

Em sua primeira participação na partida, Caíque avançou em velocidade, passou por Dudu Mandai e Thiago Spice e tocou na saída do goleiro Renan Rocha. Marcelo Augusto tentou efetuar o corte mas Everton, de carrinho, chegou junto e tocou para as redes, empatando.

Foi o quarto de Everton na Série D, se igualando a Manoel (do Altos/PI) e o próprio Vanílson, do Manaus FC/AM.

O empate tirava a liderança do Manaus FC/AM e Marcelo Martellote processou três alterações de uma só vez: João Diogo no lugar de Diego Rosa, Marcelinho na vaga de Allan Dias e Philip substituindo Anderson Paraíba.

O Esmeraldino passou a jogar com três atacantes. No Tombense/MG, aos 29 minutos, Paulinho Dias entrou no lugar de Rodrigo Carioca.

O gol da vitória do Manaus FC/AM veio dele, Vanílson, artilheiro da competição com 5 gols. João Diogo tocou para Dudu Mandai que cruzou para Vanílson, quase em cima da linha, marcar e garantir a vitória do Manaus FC/AM.

Logo em seguida Dudu Mandai foi substituído por Igor Carvalho, a última alteração do Manaus FC/AM. Rafael Guanaes também fez a última mudança, tirando Rodrigo e colocando Alípio.

Igor Carvalho passou a ser bastante acionado pela esquerda. Aos 37 minutos ele cruzou e a zaga adversária tirou o perigo. Cinco minutos depois, em chute cruzado, Felipe Garcia rebateu mas Vanílson não aproveitou.

Caíque, outro que entrou bem no jogo e participou do gol do Tombense/MG, avançou em velocidade pela direita, aos 46 minutos, e bateu cruzado, com Renan Rocha defendendo com segurança.
No lance seguinte, Ramón cruzou da esquerda, a bola passou por Renan Rocha mas Guilherme Amorim tirou o perigo, jogando para escanteio. Final de jogo, vitória do Manaus FC/AM e, com o empate sem gol entre Volta Redonda/RJ e Santa Cruz/PE, liderança do Grupo A.

O Tombense/MG sofreu sua primeira derrota, perdendo a invencibilidade de quatro jogos na competição, uma vitória e três empates.

Pela 6ª Rodada, o time mineiro vai jogar em casa, no próximo sábado (03/07), contra o Botafogo/PB, integrante do G4 - grupo dos 4 melhores colocados que se classificam para a Segunda Fase.

O Manaus FC/AM terá a chance de se consolidar na liderança, pois volta a jogar na Arena Vivaldo Lima, também no sábado (03/07) contra a Jacuipense/BA.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 2-1 Tombense/MG
Sábado, 26 de Junho de 2021, às 16 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C - 2021
5ª Rodada da Primeira Fase - Grupo A
Árbitro: Osimar Moreira da Silva Júnior/GO
Assistente 1: Édson Antônio de Sousa/GO
Assistente 2: Márcio Soares Maciel/GO/RS
4º Árbitro: Ivan Guimarães da Silva Júnior/AM
Analista de Campo: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Gols: Gabriel Davis 22 minutos do primeiro tempo. Everton 21 e Vanílson 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ramón Pereira 6, Wesley 14, Rodrigo Carioca 26, Guilherme Amorim 29, Marcão 35, Amarildo 44, Everton 46 e Jean Lucas 49 minutos do segundo tempo. Manaus FC/AM: Renan Rocha; Edvan, Thiago Spice, Marcelo Augusto e Dudu Mandai (Igor Carvalho 35/2º); Vinícius Barba, Gabriel Davis (Guilherme Amorim 13/2º), Allan Dias (Marcelinho 23/2º) e Anderson Paraíba (Philip 23/2º); Vanílson e Diego Rosa (João Diogo 23/2º). Treinador: Marcelo Martelotte.
Suplentes: Gleibson, Igor Carvalho, Marcão, Jefferson Reis, Gilson, Márcio Passos, Guilherme Amorim, Marcelinho, Philip, Rafhael Lucas e João Diogo.
Tombense/MG: Felipe Garcia; Yago Rocha (Ramón Pereira, no intervalo), Wesley (Caíque 20/2º), Eduardo Neto e David; Falcão (Moisés Lucas, no intervalo), Rodrigo (Alípio 35/2º) e João Lucas; Rodrigo Carioca (Paulinho Dias 29/2º), Amarildo e Everton. Treinador: Rafael Guanaes.
Suplentes: Murillo Lopes, Moisés Lucas, Ramón, Paulinho Dias, Ramón Pereira, Caíque, Marquinhos, Rubens e Alípio.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários