[SÉRIE C 2021] - Manaus FC/AM empata fora de casa contra Tombense/MG e se mantém na liderança do Quadrangular Semifinal

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Victor Souza - Tombense/MG
Manaus/AM - Pela terceira vez no ano, Tombense/MG e Manaus FC/AM se encontraram pelo Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C 2021. E desse vez, foi um confronto de líderes, do Quadrangular Semifinal, Grupo D. O Gavião do Norte à frente, pelo saldo de gols.

O empate em 2-2 manteve as posições dos Gaviões. O do Norte em primeiro lugar com 4 pontos e saldo de 5 gols (fruto da goleada na rodada inaugural sobre o Novorizontino por 5-0) e o Carcará em segundo, com a mesma pontuação mas apenas 1 gol de saldo.

Com relação aos times que atuaram na 1ª Rodada do Quadrangular, o Tombense/MG teve uma alteração, com a volta de Moisés à zaga, no lugar de Matheus Buiarte. No Manaus FC/AM, Evaristo Piza repetiu os titulares.

Quando a bola rolou, o Tombense/MG teve a primeira chance, aos 3 minutos, em finalização de Luiz Otávio de fora da área, com Matheus Inácio realizando boa defesa.

Rubens recebeu na pequena área, aos 12 minutos, e bateu de primeira, para outra boa defesa do goleiro esmeraldino. Aos 19 minutos a conclusão perigosa foi da intermediária, de Jean Lucas, no ângulo, com a terceira boa interevenção de Matheus Inácio.

Moisés cometeu falta em Gabriel Davis perto da entrada da área, aos 24 minutos, na primeira boa chegada do Manaus FC/AM. O próprio Gabriel Davis cobrou, a bola desviou na barreira e saiu em escanteio.

Depois de um período sem muita criação, o Manaus FC/AM voltou a aparecer ofensivamente aos 35 minutos. Após cruzamento da direita, Denilson errou a cabeçada e Gabriel Davis também falhou, na sobra.

A resposta do time mineiro veio dois minutos depois. Rubens fez boa assistência para Everton Galdinho, que recebeu livre dentro da área mas também errou, batendo para fora.

O primeiro tempo terminou com o Tombense/MG pressionando em busca do primeiro gol. O zagueiro Bruno Bispo encontrou Jefferson Renan na área, aos 40 minutos, com o atacante driblando Matheus Inácio mas perdendo o ângulo e a oportunidade de marcar.

Dois minutos depois, Jean Lucas arriscou de novo de fora da área, agora rasteiro, com Matheus Inácio se esticando todo para fazer a defesa e evitar o gol adversário.

No intervalo, Evaristo Piza trocou Ronaell por Dudu Mandai. E todos os gols da partida foram marcados no segundo tempo.

Jean Lucas, sempre ele, bateu de longe. A bola quicou no gramado antes de chegar em Matheus Inácio, que mesmo diante da dificuldade conseguir fazer nova boa defesa.

Quem acabou abrindo o placar foi o Manaus FC/AM, aos 7 minutos. Igor Carvalho cobrou lateral na área, Gabriel Davis dominou, fez o pivô, girou, e bateu. Felipe Garcia defendeu parcialmente e o próprio Gabriel Davis aproveitou o rebote para marcar.

Anderson Paraíba perdeu a chance de ampliar, aos 11 minutos, em contra-ataque do time amazonense que terminou com a defesa de Felipe Garcia.

No minuto seguinte quase o Tombense/MG empatou. Jefferson Renan deixou Marcelo Augusto na saudade, dentro da área, mas bateu para fora.

De tanto insistir nos arremates de média e longa distância, Jean Lucas acabou acertando e empatando a partida, aos 19 minutos. Dessa vez a conclusão, de fora da área, com curva, venceu Matheus Inácio.
Após sofrer o empate, Evaristo Piza promoveu três mudanças no Gavião do Norte, aos 22 minutos. Derlan entrou na vaga Anderson Paraíba; Raphael Lucas foi substituído por Daniel Costa; e Júlio Rusch deu lugar a Guilherme Piracicaba.

Dois minutos da alteração tripla, o Manaus FC/AM sofreu a virada no placar. Everton Galdino puxou contra-ataque e serviu o artilheiro Rubens que, frente à frente com Matheus Inácio, não perdoou, batendo com categoria para marcar o segundo gol do Tombense/MG.

O terceiro gol mineiro por pouco não surgiu aos 29 minutos. Jean Lucas bateu escanteio e o zagueiro Moisés arriscou de voleio, mas para fora.

Em seguida o Manaus FC/AM processou a última mudança, com Douglas Lima entrando no lugar de Gabriel Davis. Do lado do Tombense/MG, Rafael Guanaes ainda não havia feito qualquer alteração no time.

Em novo arremate de Jean Lucas de fora da área, aos 33 minutos, a bola passou por cima do travessão. As primeiras mexidas no Tombense/MG vieram aos 36 minutos: Falcão e Ortega nos lugares de Jefferson Renan e Luiz Otávio, respectivamente.

O Manaus FC/AM chegou ao empate, definitivo, aos 40 minutos. Daniel Cosa cobrou falta na área e Denilson marcou, de cabeça.

Mais duas alterações no Tombense/MG aos 43 minutos, com as entradas de Vitinho e Yago Rocha nos lugares de Everton Galdino e David. Eduarod Neto foi substituído por Igor aos 48 minutos.

Mas não deu tempo para qualquer reação e a partida entre os líderes do Grupo D terminou empatada em 2-2. Após o encerramento da partida o treinador Rafael Guanaes e o lateral-esquerdo Manoel levaram cartão amarelo, por reclamação.

Como o treinador continuou reclamando, dizendo ao árbitro "pode me dar o cartão que você quiser que eu não estou nem aí para você", acabou expulso em seguida, com cartão vermelho direto.

No outro jogo do Grupo D, o Novorizontino/SP derrotou o Ypiranga/RS por 1-0, jogando em casa, gol marcado por Pereira, de pênalti, aos 48 minutos do segundo tempo.

Após a 2ª Rodada, o Manaus FC/AM é o líder com 4 pontos e saldo de 5 gols, seguido pelo Tombense/MG com 4 pontos e saldo de 1 gol. O Novorizontino/SP está em terceiro lugar com 3 pontos. Com duas derrotas, o Ypiranga/RS é o lanterna, sem pontuar ainda.

Na terceira rodada o Manaus FC/AM voltará a jogar na Arena Vivaldo Lima, contra o Ypiranga/RS. A partida vai marcar a volta do público em jogos do Manaus em casa e será disputada no domingo (17/10), a partir das 15 horas (de Manaus/AM). O Tombense/MG voltará a jogar em casa, contra o Novorizontino/SP, na segunda-feira (18/10).

Ficha Técnica:
Tombense/MG 2-1 Manaus FC/AM
Sábado, 09 de Outubro de 2021, às 16 horas (de Manaus/AM)
Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos/MG
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C - 2021
2ª Rodada do Quadrangular Semifinal - Grupo D
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf/MS
Assistente 1: Eduardo Goncalves da Cruz/MS
Assistente 2: Marcos dos Santos Brito/MS
4º Árbitro: Marcos Mateus Pereira/MS
5º Árbitro: Marconi Helbert Vieira/MG
Analista de Campo: Renato Cardoso da Conceição/MG
Árbitro de Vídeo (VAR): Adriano Milczvski/PR
Árbitro Assistente de VAR: Luciano Roggenbaum/PR
Observador do VAR: Rodrigo Pereira Joia/CE
Gols: Gabriel Davis 7, Jean Lucas 19, Rubens 24 e Denilson 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ronaell 38 minutos do primeiro tempo. Raphael Lucas 1, Dudu Mandai 10 e Denílson 44 minutos do segundo tempo. Rafael Guanaes (treinador do Tombense/MG e Manoel, depois do jogo, ambos por reclamação.
Expulsão: Rafael Guanaes (treinador do Tombense/MG), com cartão vermelho direto, após o final do jogo, por insistir nas reclamações.
Tombense/MG: Felipe Garcia; David (Yago Rocha 43/2º), Moisés, Bruno Bispo e Manoel; Luis Otávio (Falcão 36/2º), Eduardo Neto (Igor 48/2º) e Jean Lucas; Jefferson Renan (Ortega 36/2º), Rubens e Everton Galdino (Vitinho 43/2º). Treinador: Rafael Guanaes.
Suplentes: Murillo, Matheus Buiate, Roger, Falcão, Capa, Ortega, Rodrigo, Igor, Rodrigo Carioca, Vitinho, Yago Rocha e Pablo.
Manaus FC/AM: Matheus Inácio: Igor Carvalho, Luis Fernando, Marcelo Augusto e Ronaell (Dudu Mandai, no intervalo); Gilson, Júlio Rusch (Guilherme Piracicaba 22/2º), Gabriel Davis (Douglas Lima 30/2º) e Anderson Paraíba (Derlan 22/2º); Denílson e Raphael Lucas (Daniel Costa 22/2º). Treinador: Evaristo Piza.
Suplentes: Gleibson, Edvan, Marcão, Dudu Mandai, Derlan, Guilherme Amorim, Daniel Costa, Douglas Lima, Diego Rosa, Vitinho e Guilherme Piracicaba.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários